domingo, 26 de abril de 2009

Para escolher a felicidade perfeita

A lição de número 116, para este dia 26 de abril, nos convida a revisar as ideias abaixo:


1. (101) A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.


Para estimular a reflexão, o Curso nos oferece o seguinte comentário: A Vontade de Deus é a felicidade perfeita para mim. E eu só posso sofrer a partir da crença de que existe outra vontade separada da d'Ele.


Refletir com cuidado e atenção acerca desta impossibilidade, a de que exista alguma vontade separada da Deus, pode, acho, ser suficiente para nos dar tranquilidade e paz para o resto de nossos dias, bem como a certeza de que a partir do momento em que escolhermos viver a felicidade em todos os momentos de nossas vidas, estamos escolhendo em definitivo aceitar a Vontade de Deus para nós. Não lhes parece isso?


2. (102) Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.


Para esta ideia, o comentário que o Curso propõe para dar início ao processo de reflexão é o seguinte: Eu compartilho a Vontade de meu Pai para mim, Seu Filho. O que Ele me dá é tudo o que quero. O que Ele me dá e tudo o que existe.

Aqui podemos aproveitar para questionar a nós mesmos a respeito do tipo de felicidade com o qual estamos comprometidos. Isto é, será que estamos, de fato, atentos para a felicidade que o ego diz querer nos proporcionar a partir de todos os conceitos que seu sistema de pensamento nos convida a incorporar em nossa vida, que incluem a dor, o sofrimento, a morte, o julgamento, a perda, a escassez e assim por diante. Ou seja, uma felicidade que o ego quer nos convencer de que podemos conseguir a partir das ilusões do mundo e que está fadada a desaparecer de um momento para outro.

Lembremo-nos pois das instruções para as práticas destas revisões.

2 comentários:

  1. Só um alô para te dizer que estamos na prática dos exercícios. A Duda está querendo decorar o livro da Marianne Willianson, praticamente, rs...Ah! e vai voltar a assistir hoje o Matrix.
    (Criastes o monstro, rs...) Agora aguenta!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar, Nina.

    ResponderExcluir