sábado, 18 de abril de 2009

Para obter a verdadeira visão

Na verdade, dar e receber são uma só e mesma coisa. A visão, se, de fato, quisermos obtê-la, depende de se entender e aceitar esta ideia, que traz em si a luz, porque harmoniza todos os aparentes opostos. Isso está na introdução da lição 108, para este dia 18 de abril: Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Conforme já falamos anteriormente, a ideia de hoje é o oposto do que o mundo ensina, uma vez que para o mundo quem dá fica sem e quem recebe lucra em cima de quem deu. Na verdade, no entanto, conforme o ensinamento do Curso, só dou a mim mesmo. Tudo. Sempre. Então, mesmo para o ego, pode parecer lógico o pensamento que precisamos praticar neste dia. Se é que queremos aprender a ver de verdade.

A lição de hoje nos ensina que a luz que permite a verdadeira visão não é nada mais do que a solução, nascida da paz, de todos os meus conflitos e o esclarecimento de todos os meus pensamentos equivocados por um único conceito que é integralmente verdadeiro. Um conceito que também vai desaparecer, porque em vez dele, aparecerá o Pensamento subjacente a ele para tomar seu lugar.

Ensina também que a luz verdadeira, a que torna possível a verdadeira visão, não é a luz que os olhos do corpo veem. É um estado de espírito que torna tudo tão unificado que não deixa as trevas serem percebidas de forma alguma. E permite que o que é igual seja visto como único e mantém imperceptível qualquer forma de desigualdade. Esta é a luz que cura a visão e lhe dá o poder de curar, porque traz a paz de espírito a outras mentes e as convida a compartilharem a paz com alegria por serem unas umas com as outras e consigo mesmas e com nós todos.

Tanto dar quanto receber são apenas aspectos diferentes de um só Pensamento cuja verdade não depende de qual é visto primeiro nem de qual parece vir em segundo. Nele se compreende que ambos acontecem simultaneamente, que o Pensamento continua a ser único. E que a base sobre a qual todos os opostos são harmonizados está nesta compreensão, porque com ela os opostos são percebidos a partir do mesmo código de referência, aquele que dá unidade a este Pensamento.

A lição de hoje vai ser muito útil ao nosso aprendizado, pois é muito fácil testar a ideia de que dar e receber são a mesma coisa e comprovar sua veracidade. As práticas de hoje são a aplicação da ideia ao óbvio, o que vai nos dar resultados que não podemos deixar de perceber. Para tanto devemos iniciar os períodos de prática dizendo: Dar e receber são a mesma coisa na verdade. Vou receber o que dou agora. De olhos fechados, em seguida, vamos dedicar os cinco minutos da prática de cada hora pensando naquilo que gostaríamos de oferecer, ou estender, a todos ou a alguma pessoa em particular. O exercício sugere alguns exemplos: Ofereço tranquilidade a todos. Ofereço paz de espírito a todos. Ofereço serenidade a todos.

Será inevitável descobrir que recebemos também de volta também toda e qualquer coisa que tenhamos oferecido a alguém tão logo o façamos. E compreenderemos muito melhor a ideia de causa e efeito a partir desta lição. E podemos ficar certos de que avançaremos mais rápido em nosso aprendizado a partir dos exercícios de hoje, se feitos de acordo com honestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário