segunda-feira, 27 de abril de 2009

A escolha do relacionamento curado

Estendendo um comentário feito às observações e perguntas de Welwitschia a partir da lição do dia 25, que gerou mais dúvidas e questões, quero observar apenas que entendo que a frase de Leo Buscaglia que citei, à luz do que o Curso nos ensina, não se limita a buscar definir um compromisso amoroso apenas naquelas relações a que nos referimos como o "amor romântico" deste mundo. O ensinamento do UCEM se refere a apenas dois tipos de relacionamentos, dos quais somente um é verdadeiro. O outro é tão somente parte da ilusão criada pelas crenças do sistema de pensamento do ego.

Os relacionamentos nos quais vivemos, ou buscamos viver, o dito "amor romântico", em geral, fazem parte daquilo a que o Curso chama de relacionamentos especiais. Estes abrangem praticamente todos os relacionamentos que temos, pois estão embasados nas crenças que desenvolvemos a partir do sistema de pensamento do ego. O outro tipo de relacionamento, a que o Curso se refere como o "relacionamento santo", é o que o Curso também trata como o relacionamento curado, porque é visto à luz do perdão. Isto é, é o relacionamento em que o amor está presente.

O "relacionamento santo" não se limita às relações entre um homem e uma mulher, no sentido de se estabelecer um vínculo que se destina à procriação, à perpetuação da espécie, e a todos os outros tipos de jogos e interesses envolvidos em relacionamentos deste tipo. Ele abarca todos os relacionamentos nos quais o julgamento do ego não está presente. Assim, também entendo a frase de Buscaglia como não limitada aos relacionamentos "românticos". E, respondendo a outra de suas pergunta, em meu modo de entender, um relacionamento amoroso, conforme o Curso o entende, é sempre para toda a vida, o que não significa que as pessoas envolvidas nele tenham de permanecer juntas fisicamente para sempre. E muda da mesma forma que mudam as pessoas envolvidas nele. O amor, porém, não muda.

Quanto à ideia de "aceitar tudo o que temos como parte do plano de Deus", isso não significa de modo algum resignar-se. Afinal, sempre podemos escolher de forma diferente. A aceitação implica apenas entender que aquilo que se apresenta a nós num determinado momento, seja ele qual for, é apenas a manifestação de uma escolha que fizemos em algum ponto de nossa trajetória. Uma escolha que é sempre pessoal e pela qual temos de assumir toda a responsabilidade. De nada adianta rejeitar o resultado de nossa escolha. Nunca. O melhor a fazer, sempre, quando aquilo que se apresenta a nós "aparentemente" não é aquilo que escolhemos, e não nos coloca em contato com a alegria, ou com a felicidade que é nossa herança, é agradecer de todo coração e escolher novamente.

Uma das ideias mais interessantes e inovadoras para o modo de pensar do ego que o Curso oferece é exatamente esta, a de que não é necessário levarmos adiante uma experiência que não nos faz felizes. Sem culpa. Sem mágoa. Sem ressentimento. Agradecidos pela oportunidade de aprender o que ela nos ofereceu. Agradecidos à pessoa [ou pessoas] que serviu de instrumento para nosso aprendizado, e que pode ou não ter aprendido conosco. Assim, quando uma relação com quem quer que seja está a nos sufocar, podemos escolher tranquilamente olhar para ela [para a relação e para a pessoa, ou pessoas] de modo diferente. Para entender o que é preciso aprender daquela relação, daquela pessoa, ou pessoas. Mas é preciso que eu tenha bem claro que o que é preciso aprender diz respeito apenas a mim mesmo. A pessoa, em particular, e as pessoas todas, em geral, se apresentam em minha vida apenas e tão somente para que eu aprenda mais a meu próprio respeito. Sempre. O tempo inteiro. Ou seja, tudo o que vejo, como já disse anteriormente, de acordo com o que o Curso ensina, é apenas projeção daquilo que trago interiormente.

Por fim, Welwitschia, apenas para não me estender demais neste comentário, gostaria apenas de te dizer que muito mais dúvidas, muito mais perguntas vão surgir ao longo do caminho da descoberta de si a que o Curso pode e quer nos conduzir. É preciso não ter medo de perguntar. É preciso apenas um pouquinho de boa vontade e disposição para entregar todas as nossas dúvidas e todas as nossas perguntas ao Espírito Santo. Ele nos guiará. Com certeza, posso dizer que ainda é muito cedo para ti, que começas agora a trilhar este caminho. Os exercícios são o melhor instrumento para nos orientar na jornada. As respostas virão aos poucos. Basta querer caminhar.

De qualquer forma temos todos de te agradecer por manifestares tuas dúvidas e questões. Quem sabe elas simbolizam as perguntas de muitos. Oxalá este esboço de resposta sirva para trazer um pouco de luz. E, por favor, não hesitem em me corrigir caso este comentário não esteja de acordo com o que o Curso ensina.

5 comentários:

  1. Olá Moises,ficou perfeitamente claro, a Marianne diz extamente isso sobre os relacioanmento romanticos.
    Ainda bem que podemos há qualquer momento mudarmos nossas escolhas e começarmos de novo.
    Sempre podemos mudar quando algo, alguém, ou uma situação não nos traz felicidade, sempre é possível, é o que você falou, basta apenas um pouco de boa vontade e perguntar ao Esp. Santo, ele sabe o que é melhor para nós.
    Bjs
    Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal
    Me intrometendo num assunto que não me pertence,mas com o intuito de contribuir, se possível, gostaria de dizer a você, Moisés que achei corretíssimo o teu comentário lembrando que até se conseguir trazer isto para a prática diária, requer algum tempo praticando os exercícios e à Welwitschia gostaria de dizer, por experiêcia própria, que quando iniciamos um movimento em direção a algo tão absurdamente MAIOR do que possamos sequer imaginar, a ebulição interna que isto nos causa é tão intensa, que corremos o risco de tomar decisões precipitadas como querer romper com determinadas relações que "no calor do momento", parecem não nos satisfazer mais, ou não vir de encontro ao que queremos nos tornar a partir de determinado aprendizado, já que este ou aquele, não fala mais a nossa língua, etc...Como falei sobre situações que já vivi, não acho que devemos tomar QUALQUER decisão sem estar muito DENTRO do ensinamento, pois o que ele faz o tempo TODO é nos lembrar que TUDO está DENTRO de nós e não FORA e se praticarmos cada vez mais a nos lembrar disso, perceberemos que não tem ninguém que precisamos excluir de nossa vida e que "NA PAZ" podemos encontrar uma maneira de escolher diferente a maneira de conduzir ou reinventar o relacionamento, sem perder de vista o foco no perdão, na compreensão e no "se ver no outro".
    Fácil? Ah, Ah...Não é mesmo... e esquecemos e escorregamos o tempo todo, mas se já conhecemos o caminho podemos voltar e voltar e voltar utilizando a expiação para entender que ninguém aqui vai ficar santinho, até pque isso seria muito chato, mas apenas vamos treinando para sair do pesadelo para um sonho mais feliz e assim seguir em frente!
    Muito boa sorte!
    Adoro ler os comentários de quem está tão longe, e ao mesmo tempo tão perto de nós.
    Fiquem com Deus!
    Bj
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meus queridos e obrigada querido Moisés, eu sei que a chave está empre em nós, por vezes os outros não acompanham a nossa caminhada e aí, sem os ensinamentos do Curso é dificil. É dificil, começar a trilhar um caminho de descoberta e ver que realmente o que nos interessa é o amor curado, agora sei que tem sido esse que tenho buscado ao longo da minha vida. À sociedade é dificil aceitar isso, e eu ainda estou a dar os primeiros passos um pouco trémulos( não vacilantes). Obrigada por se empenharem em ajudar.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Duda, Nina, Welwitchia, eu é que agradeço. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Por favor, leia e entre em contato com o Dr. Sunny se precisar de um forte feitiço de amor para resolver seu relacionamento rompido.
    Quando estava grávida de seis meses do meu segundo filho, divorciei-me do meu marido. Desde que nosso primeiro filho foi concebido, estávamos discutindo e discutindo sem parar, ela não amava mais nenhum amor ou confiança dele, então ele se divorciou de mim. E durante todo esse tempo, tentei todos os meios diferentes para trazê-lo de volta, também tentei algumas rodas mágicas diferentes em meu país de residência, mas nenhuma delas conseguiu trazer Tom de volta para mim. Foi apenas a Dra. Sunny que garantiu um feitiço urgente de 48 horas, e me garantiu que meu marido estaria comigo novamente. Estou escrevendo para agradecer e agradecer por manter suas promessas e por usar sua grande e talentosa força para trazê-lo de volta para casa. Fiquei animado em saber que você é especialista em fundir os Amantes. Obrigado, senhor, por me ajudar nos piores momentos da minha vida em que fui um grande mago da magia e que ele me deu a magia do amor que me trouxe tanta alegria no meu casamento. Meu marido está de volta e prometo nunca mais me deixar. Se você duvida da habilidade dele, acredite em mim. Você deve ter uma chance. É recompensado de maneiras que você nem poderia imaginar. Se você está mais forte agora e precisa de um feitiço de amor forte e urgente para trazer de volta seu contato gentil com o Dr. Sunny, agora é a única resposta para restaurar seu relacionamento ou casamento rompido. drsunnydsolution1@gmail.com ou Whatsapp para ele em +2348082943805. Obrigado.

    ResponderExcluir