quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aceitar meu papel é cumprir minha função

Este dia 9 de abril, quinta-feira, é o dia de nossa lição de número 99. Não parece, não, que chegamos tão longe? Noventa e nove dias de caminhada, considerando-se, é claro, o salto inicial do blogue. A ideia da lição de hoje é: A salvação é minha única função aqui. E continuamos com a orientação de reservar os primeiros cinco minutos de cada hora para a prática.

Entre os pontos a se destacar nesta lição está a afirmação do Curso, segundo a qual "salvação e perdão são a mesma coisa". Porque tanto uma quanto a outra pressupõem que alguma coisa errada aconteceu. Existe alguma coisa da qual precisamos ser salvos, perdoados. "Algo errado que necessita de uma mudança corretiva; algo separado ou diferente da Vontade de Deus". Assim, tanto salvação quanto perdão "pressupõem uma coisa impossível mas que ainda assim aconteceu" e trouxe como resultado a percepção de um "estado de conflito entre o que existe e que nunca poderia existir".

Isso faz que tanto a verdade quanto as ilusões sejam igualadas, "pois ambas aconteceram". E "o impossível se torna a coisa para a qual necessitas de perdão", a coisa de que precisas ser salvo. A partir deste momento, o momento em que a coisa impossível acontece, a salvação passa a ser o espaço intermediário entre a verdade e a ilusão.

Será que pode haver um ponto de encontro no qual se possa "conciliar terra e Céu dentro de uma mente em que ambos existem"? O Curso afirma que "a mente que percebe ilusões pensa que elas são verdadeiras... [que] elas têm existência no sentido de que são pensamentos", mas diz mais, que as ilusões "não são verdadeiras porque a mente que tem esses pensamentos está separada de Deus" [o que é uma impossibilidade absoluta].

Para isso o exercício nos convida a refletir sobre o fato de que "apenas um Pensamento de Deus" poderia conceber um plano para "manter a verdade inviolada e, ainda assim, reconhecer a necessidade que as ilusões trazem, e oferecer os meios pelos quais elas são desfeitas sem ataque e sem nenhum toque de dor". E quem mantém este plano é o Espírito Santo, que pode nos colocar em contato com o único "Pensamento que traz as ilusões à verdade e as vê como aparências por trás das quais está o imutável e o certo. Este é o Pensamento que salva e perdoa, porque não deposita nenhuma fé naquilo que não foi criado pela única Fonte que ele conhece. Este é o Pensamento cuja função é salvar" e ele a cumpre tornando tua a própria função que ele tem.

Para tanto é necessário, sem dúvida, que tenhamos cumprido o que nos pedia a lição de ontem. Isto é, é preciso que tenhamos tomado a decisão, acima de qualquer dúvida, de aceitar o papel que nos cabe no plano de Deus para a salvação.

Um comentário:

  1. Olá atrasado, mas o speedy não tem ajudado. O de casa resolveu sair do ar de vez, por isso mesmo atrasado resolvi registrar algum comentário aqui do escritório.
    Sobre esta lição 99, praticamos bastante aqui e tivemos um dia bem agitado, mas ficamos em paz! Foi muito bom!
    Thanks!

    ResponderExcluir