sexta-feira, 10 de abril de 2009

Para entender minha função aqui

Cem dias! Atingimos hoje, dia 10 de abril, a marca de cem dias de prática dos exercícios. E chegamos à lição de número 100, Minha parte é essencial ao plano de Deus para a salvação, uma ideia que me convida, e a cada um de nós, a entrar e a me manter em contato com a verdade a meu próprio respeito. A verdade que afirma que meu papel, e o de cada um de nós, no plano de Deus para a salvação é um papel essencial, ou seja, não há como este papel ser cumprido por ninguém que não eu mesmo.

Enganamo-nos a maior parte do tempo, influenciados pelo ego, quando minimizamos a importância que nos damos, fingindo uma humildade que não tem nada de verdadeira. Na verdade, parece-me, buscamos nos furtar à responsabilidade por tudo o que criamos de forma equivocada na ilusão, que sabemos não ser verdadeira.

É essencial, pois, que estejamos dispostos a assumir a importância de nosso papel e, para isso, a prática de hoje pede que abandonemos a tristeza, que a deixemos de lado. Porque não podemos entrar em contato com o papel que nos cabe no plano de Deus, se ficarmos tristes. Pois "a tristeza é o sinal de que [queremos] desempenhar outro papel, em lugar daquele que [nos] foi designado por Deus". Pois, tristes, deixamos de mostrar ao mundo a enorme felicidade que Ele deseja para nós.

Lembram-se da lição 66, Minha felicidade e minha função são a mesma coisa? Como posso ser feliz se estou triste? É meio óbvio, não?, que minha felicidade depende da, ou está diretamente ligada à, alegria. É isso que a prática de hoje quer que entendamos. Que a alegria é nossa função aqui. A isso dedicamos, conforme as últimas orientações, os primeiros cinco minutos de cada hora, sempre que possível, lembrando-nos também de usar a ideia o maior número de vezes durante o dia, nos intervalos entre uma prática e outra.

5 comentários:

  1. Penso que a nossa felicidade é estarmos aqui. A forma como estamos não interessa, o que é importante é cá estarmos e, podermos partilhar essa alegria. Ainda que estejamos agarrados a um corpo deficiente, estamos aqui, foi esse o papel que nos coube, devemos ser alegres por isso. Trabalho com gente deficiente e mesmo assim é muito feliz. Isso é o plano de Deus. Penso eu. Estarei certa?

    ResponderExcluir
  2. É claro que estás certa, Welvitichia. Toda a aparente deficiência está apenas na mente que acredita ser possível estar, de algum modo, separada de Deus. Ou que acha que poderia ser outra pessoa, que gostaria de ser outra pessoa e estar em um lugar diferente daquele em que se encontra em determinados momentos. Isso é negar-se o direito à alegria perfeita, à sabedoria que existe em agradecer a todo instante por se estar aqui e agora, aonde quer que seja este aqui e este agora. Nenhum de nós pode ser diferente do que é, ou viver alguma experiência diferente daquela que escolheu viver, mesmo quando não tem consciência de que todas as experiências são suas próprias escolhas.
    Um corpo deficiente, muitas vezes, se não a maioria delas, me dá a exata dimensão do Ser que sou, e que não depende do corpo. Assim como minha alegria também não depende dele, nem de resto de qualquer coisa do mundo.
    Obrigado por compartilhar.
    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. O PRESENTE é o nosso tempo para ser feliz.
    O Espirito Santo utiliza o tempo presente para nos ensinar que só o Agora está aqui e só agora temos as oportunidades de Encontros Santos e felizes.

    FELIZ PÁSCOA, FELIZ PRESENTE!

    Isolda

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por compartilhar, Isolda.
    É isso aí, exatamente. E a Páscoa é uma oportunidade para o nosso renascer. Para a tomada da decisão de se aceitar a Vontade de Deus de felicidade perfeita. Uma decisão que só podemos tomar, é óbvio, no presente.

    ResponderExcluir
  5. Como disse o speddy resolveu sair do ar, mas estive firme na lição.

    ResponderExcluir