terça-feira, 21 de abril de 2009

Reforçando o aprendizado

Nesta terça-feira, dia 21 de abril, começamos nossa terceira revisão. Nas lições seguintes, a contar desta 111 até a 120, ou seja, por dez dias sucessivos, vamos revisar todos os dias duas das lições mais recentes, observando uma forma particular para as práticas, à qual se recomenda seguir de modo tão fiel quanto possível.

O Curso entende que talvez não nos seja possível ater-nos ao que ele sugere, e ressalta que não haverá prejuízos para o aprendizado quando perdermos, por não ser possível, um período de prática no tempo estabelecido. Ressalta ainda que não há necessidade de fazermos esforços excessivos no sentido de acompanhar as práticas em termos numéricos, uma vez que não é intenção do Curso inventar rituais.

A única condição que pode prejudicar o aprendizado, dificultando-o, é pularmos um período por relutância ou má vontade para dedicar e ele o tempo recomendado. Por isso, é necessário prestar toda a atenção de que somos capazes para não nos enganarmos a respeito disso, já que a má vontade pode se esconder cuidadosamente sob um disfarce de situações que não podemos controlar. Precisamos aprender a distinguir claramente as situações pouco favoráveis à prática daquelas que criamos, no ego, para sustentar uma camuflagem para nossa pouca disposição. Caso isso aconteça, a orientação é que voltemos à prática tão logo possível.

A forma para a revisão das ideias é a seguinte: "dedica cinco minutos duas vezes por dia, ou mais, se preferires, à reflexão acerca dos pensamentos indicados". A seguir, pensa a respeito deles, relacionando-os as tuas necessidades, a problemas aparentes e a preocupações que tenhas. Deixa que tua mente use as ideias que ofereces a ela. A orientação virá do Espírito Santo. O Curso entende que o melhor seria usarmos, para as duas práticas mais longas, os primeiros e os últimos cinco minutos de nosso dia de vigília.

Durante o dia, vamos usar uma das ideias na hora cheia e outra na metade da hora. A revisão deve terminar com uma reafirmação dos dois pensamentos utilizados para os exercícios. Ao fazê-lo, conforme a orientação do Curso, é preciso que tenhamos em mente quão pouco aprendemos, o quanto podemos aprender agora e a necessidade que Deus tem de cada um de nós enquanto revisamos "estes pensamentos que Ele nos deu".

Eis, então, as ideias para a revisão de hoje:

1. (91) Milagres são vistos na luz.

Um comentário para auxiliar na reflexão: Eu não posso ver na escuridão. Que a luz da santidade e da verdade ilumine minha mente e me permita ver a inocência interior.

2. (92) Milagres são vistos na luz, e luz e força são a mesma coisa.

Para ajudar a encaminhar a reflexão: Vejo por meio da força, a dádiva de Deus para mim. Minha fraqueza é a escuridão que a dádiva de Deus dissipa, ao me dar Sua força para tomar o lugar dela.

3 comentários:

  1. Moisés
    Vou passar a comentar, então somente no dia , ok?
    Mas leia comentários dos dias 14. 15 e 17 e também no parêntese de hoje. ok?
    Thanks

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Moises.
    Estou indo na meditacao agora e vou usar as ideias 91, 92, enquanto medito e durante todo o dia sempre anoto as ideias num papelzinho e coloco grudado no meu cel. p/nao esquecer.
    Nao sei como fica meu comentario na sequencia por causa do fuso horario aqui agora e quarta de manha e ai e terca anoite.
    Thanks anyway.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Nina.
    Obrigado, Dani. Seu agora, aí, está adiantado, em relação ao nosso, no Brasil, em quantas horas?
    No momento em que faço esta comentário é meio-dia aqui. E aí? Seu comentário apareceu aqui como postado às 22:45h de ontem, quando você disse que já era quarta.
    De qualquer forma acho que você pode acompanhar os exercícios utilizando o fuso horário brasileiro sem problemas, não?

    ResponderExcluir