domingo, 5 de abril de 2009

Treinar a mente para a verdade

A lição deste dia 5 de abril, a de número 95, logo no início diz que a ideia para prática de hoje, Eu sou um só Ser, unido ao meu Criador, "te descreve tal qual Deus te criou". Diz que "tu és único em ti mesmo e um com Ele". E que "é tua a unidade de toda a criação". E mais, que "tua unidade perfeita torna impossível a mudança em ti" [grifo meu]. Na continuação, lemos que a maioria de nós não aceita isso e deixa de perceber que isso tem de ser assim verdadeiramente. O fato de não aceitarmos isso se deve a acreditarmos que já mudamos a nós mesmos.

E, na verdade, não podemos realmente mudar. Melhor dizendo, o Ser que somos não muda. Foi, é e será para sempre. O que acontece no mundo da ilusão é que acreditamos nele. E acreditamos que é preciso mudar o mundo. E que precisamos mudar com ele. Joseph Campbell diz: "quando falamos em solucionar os problemas do mundo, estamos redondamente enganados. O mundo é perfeito. É uma baderna. Sempre foi uma baderna. Nós não vamos mudá-lo. Nossa tarefa consiste em endireitar nossas próprias vidas".

Para isso, o Curso, referindo-se a si mesmo, logo em seu primeiro capítulo diz que "este é um curso de treinamento da mente". É a mente que pode escolher a quem servir, à verdade ou às ilusões. Daí a necessidade do treinar a mente para ela reconhecer que "qualquer coisa que seja verdadeira é eterna e não pode mudar nem ser mudada", que "o espírito é ... inalterável porque já é perfeito". E que o que somos é isso, espírito perfeito e eterno.

Por isso a prática de hoje, que também deve ser feita nos primeiros cinco minutos de cada hora, visa a nos fazer entrar em contato frequente com a ideia que revela a verdade a respeito de nós mesmos: a de que somos um só Ser e que estamos unidos a nosso Criador.

2 comentários:

  1. UAU! CONSEGUI!!! ESTIVE COM ALGUMA INTERFERÊNCIA E NÃO CONSEGUIA ACESSAR O BLOG, MAS REGISTRE QUE ESTOU NA "LINHA". FAZENDO OS EXERCÍCIOS E "PERCEBENDO" A DIFERENÇA QUE FAZ. THANKS!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo. Não vamos esmorecer.
    Obrigado.

    ResponderExcluir