terça-feira, 21 de abril de 2009

Parêntese, pedido, sugestão, pergunta

Caros, caras,

uma vez que muitos do vocês, acredito, não conseguem acessar este espaço no dia a dia, de sorte a acompanhar e fazer o comentário, ou comentários, relacionado a determinada lição na data atual do blogue, gostaria de lhes pedir, sugerir, perguntar o que vocês acham de a gente combinar que o comentário, qualquer que seja ele, seja feito sempre no dia do acesso, remetendo-o à lição a que se refere.

Por exemplo, se alguém acessar o blogue hoje, dia 21 de abril, e ler a lição de 02 de março, ou a de outra data qualquer, e julgar necessário fazer uma pergunta, um comentário ou uma sugestão ou esclarecer alguma dúvida acerca do que leu lá, minha sugestão é a de que isso seja feito no espaço destinado aos comentários relacionados à lição do dia 21 de abril, informando que sua pergunta, comentário, sugestão ou dúvida se refere àquilo que leu na data tal. Por quê? Porque não tenho como saber se alguém que entrou agora no espaço começou a ler e a comentar as primeiras lições, a menos que eu dedique meu tempo todo a procurar os comentários desde os primeiros dias do ano, voltando todos os dias a cada uma das lições. Assim, pode acontecer de alguém ter alguma dúvida relacionada a alguma lição anterior e eu não ficar sabendo, nem as pessoas que acompanham os exercícios diariamente, e que podem ter dúvidas semelhantes.

Que lhes parece? Consegui ser claro? Vocês entendem a que me refiro? É claro que o melhor seria que a pessoa que leu o texto e tem alguma dúvida comentasse imediatamente, no dia em que a dúvida se apresentou, mas, como disse, sei que nem sempre o acesso se dá desta maneira. E sei também que muitas vezes é interessante voltar a uma lição anterior. Por isso esta sugestão.

Aliás, durante este feriado prolongado, pensei por algum tempo no trabalho necessário para a feitura destes comentários dia a dia e fiquei imaginando se alguém ainda os lê, uma vez que há mais de uma semana não há nenhum comentário. Lembrem-se, por favor, "pelamordedeus", de que eu também tenho um ego, um egão, que, quando isso acontece, fica me dizendo: "pára com isso, cara. Ninguém está interessado nisso. Tu que és um chato, 'pegando no pé' das pessoas, querendo que elas tenham o mesmo interesse que tu nesta história de 'milagres'. Desiste, meu. Não percas o teu tempo. Vai fazer alguma coisa diferente". O que vocês têm a dizer a meu ego? As últimas lições foram muito claras e todos entenderam tudo e estão praticando exatamente da maneira que o livro sugere? Ou, de fato, ninguém está nem aí para os exercícios ou para os 'milagres'? Ou ninguém entendeu nada ainda e não tem coragem de comentar, por medo de se expor? Ou estou falando sozinho?

Alôôôôôôôô... tem alguém aí acompanhando os exercícios? Começamos nova rodada de revisão hoje.

Lembrem-se de que as revisões são sempre muito importantes. Trazem sempre consigo a oportunidade de a gente fixar o que não aprendeu ou de esclarecer dúvidas que ficaram para trás. Também trazem a possibilidade de novas leituras e da aplicação prática de aspectos que deixamos de perceber numa primeira passada de olhos.

6 comentários:

  1. Super oportuno este teu parêntese, pois fiz hoje alguns comentários lá nos dias 14, 15 e 17. Estivemos eu a a Duda lendo todos eles, aqui de casa, hoje,já que a minha internet voltou. Aí fomos ao mercado e agora ela foi para casa para comentar e eu vim aqui pra te contar que foi fantástica a experieência de estudarmos um pouquinho juntas os teus comentários e também a introdução a esta terceira revisão que achamos magnífica. Quanto ao teu ego, tenho a dizer que, por favor continue com o blog, tu não estás falando sozinho, apenas as pessoas não criaram ainda o hábito de comentar. Tenho certeza que vão em algum momento. Eu pretendo não ficar mais sem internet e caso fique, vou desenvolver o hábito de priorizar a leitura do blog, pois tenho percebido a diferença que faz no dia a dia, a prática das liçÕes e também como ele ajuda a clarear pontos que o ego não quer deixar. Para teres uma idéia, a Duda leu de manhã o blog, mas não comentou naquela hora e quando fui ler para ela a introdução ela me disse que nada é por acaso, pois ela já tinha lido tudo aquilo no teu comentário e se eu "DO NADA" fiz questão de ler para ela a introdução, o que não é um hábito, era pque o Esp.Sto. estava realmente querendo que ela prestasse atenção na maneira de fazer as lições, pois tinha deixado para ler a introdução depois e foi direto para o exercício de hoje.
    Não é incrível?
    Continue firme!
    É muito importante, acredite!
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Moises, eu leio todos os dias o seu blog, é que na maioria das vezes ele vai direto ao ponto e acho que não tenho nada a comentar, mas eu poderia pelo menos dizer que foi ótimo o que você escreveu.
    Você viu o que aconteceu hoje?Eu fiz a lição e depois li seu blog sem ler a introdução da lição, e a Nina me dizendo que eu tinha que ler a introdução, qual não foi a minha surpresa ao saber que quando eu li o blog na verdade estava lendo o que eu precisava ter lido no livro e não li, ou seja você é um instrumento importantissimo do Esp. Santo.
    Não deixe de escrever "peloamordeDeus".
    Prometo que vou comentar mesmo que seja apenas para dizer que está perfeita a sua colocação, lógico desde que eu ache que esteja perfeita, ou então comentarei o que não concordo ou minhas dúvidas.
    Muito obrigada pela sua dedicação sempre!!
    Quanto ao seu Ego como todos os nossos, só querem atrapalhar o andamento do aprendizado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. PS: Esqueci de contar que quando estava fazendo os comentários lá nos textos anteriores, a Duda me disse para esxcrever no dia, pois senão vc não saberia que eu tinha escrito, ou seja, estamos "na teia", graças a Deus! Que isto te sirva de sinal para NEM PENSAR em parar de escrever, se eu ficar sem internet, vou até um cyber, mas dou um jeito de continuar comentando, pque preciso muito da tua ajuda neste aprendizado. Thanks!

    ResponderExcluir
  4. Oi Moises,bom dia!
    Saiba q todos os dias pela manha antes de tomar meu cafe leio seu blog, ja esta virando um ritual praticamente.
    E acho otimo ter alguem me guiando com relacao ao UCEM, mesmo pq estudo sozinha aqui em Jakarta.
    Estou lendo tb a pte dos textos e confesso q nao entendo bem, o q vc recomenda?
    Sou grata pela sua dedicacao diga isso a seu egao quem sabe ele pare de te chatear.
    Vou procurar colocar minhas duvidas aqui, ok!
    Inte
    PAZ & LUZ
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Oi Moises, tudo bem??
    Posso dizer que andei relapsa desde a Pascoa em acessar esse blog, mas PELOAMORDEDEUS nao desista.... e muito legal acompanhar o trabalho que vc faz aqui e as vezes deixo meu comentario.. procurarei dizer um alo, pelo menos para vc nao sentir sozinho... sei que as vezes queremos fazer o bem para os outros, mas curta esse blog como seu projeto, pq sempre vai ter alguem acompanhando, nem que seja de longe! Estou lendo o UCEM e tudo e muito claro qdo leio, mas colocar em pratica e dificil... mas digo que o seu blog mais o UCEM me fizeram uma pessoa melhor, mais atenta com minhas atitudes!
    Um Grande Abraco desde Cingapura!
    Cris
    PS - Olha so aonde seu blog foi parar!! Nao e para qq um nao amigo!

    ResponderExcluir
  6. Nina, Duda, Dani e Cris, obrigado por sua generosidade para com meu "egão". Na verdade, não pensei em parar, não. É que, como já sabemos todos, às vezes é bom receber a confirmação de que aquilo que fazemos está sendo útil, está em sintonia com o que "outras" pessoas pensam e fazem. Porque o ego nos diz aquilo mesmo que falei, o tempo todo. Que não adianta nem tentar. Que estamos sozinhos e que nada que façamos vai resultar em nenhuma mudança significativa. Que ninguém está nem aí e assim por diante... Em todo o caso é muito bom saber alguém ainda acessa estas divagações minhas. Estas "viagens" que faço, às vezes, junto com os exercícios.
    Fiquem, por favor, à vontade para comentar sempre e para perguntar e/ou esclarecer quaisquer dúvidas que porventura surgirem. E é claro que também podem ficar à vontade para discordar ou questionar alguma coisa que lhes parecer em desacordo com o ensinamento.
    Dani, com relação aos textos,a única recomendação possível é a de que continue a lê-los, sabendo, porém, que são apenas os exercícios que vão trazer a luz para o nosso entendimento. Se você reparar bem, vai ver que as ideias que o texto traz são sempre as mesmas ideias básicas [aquelas dos capítulos iniciais, os cinco primeiros, eu diria], ditas de várias formas para alcançar os diferentes egos, as diversas percepções. Vai ver também que todas elas se apresentam de forma mais didática e assimilável nos exercícios. O objetivo do Curso, como um todo, é apenas nos ensinar a prestar atenção a tudo, e principalmente a nós mesmos, o tempo inteiro, para que nos lembremos sempre daquilo que somos. Daí a afirmação de que o Curso todo pode ser resumido no seguinte:

    "Nada real pode ser ameaçado.
    Nada irreal existe.
    Nisso está a paz de Deus."

    Quando tivermos aprendido isso, não precisaremos mais do Curso. Nem dos exercícios.
    Obrigado mais uma vez por seus comentários.

    ResponderExcluir