sexta-feira, 1 de maio de 2009

Aprendendo a perdoar

A ideia para a lição 121, deste dia 1º de maio, é: O perdão é a chave da felicidade.

Interessante notar que ela parece contradizer aquilo de que falamos no comentário postado ontem com a mensagem do Neale. Não é bem assim, no entanto. Porque, uma vez neste mundo, aprendemos com seu criador, o ego, a desenvolver uma mente implacável, para a qual "não existe nenhum erro, mas apenas pecados". Uma mente que olha para o mundo com olhos incapazes de ver e que guincha "quando vê suas próprias projeções se erguendo para atacar sua paródia miserável de vida". A mente implacável, diz-nos o Curso, "quer perdão, mas não vê nenhuma esperança. Quer uma saída, mas não pode conceber nenhuma porque vê o pecador em todos os lugares".

Por isso, a lição de hoje nos ensina que "o perdão é adquirido", não é algo inato da mente, que não pode pecar, mas, "uma vez que o pecado é uma ideia que ensinaste a ti mesmo, o perdão também tem de ser aprendido por ti, mas de um Professor diferente de ti mesmo, Que representa o outro Ser em ti. Por meio d'Ele tu aprendes a perdoar o ser que pensas ter criado e o deixas desaparecer. Deste modo, devolves tua mente unificada a Ele, Que é teu Ser, e Que não pode pecar jamais".

As instruções do Curso são para que, além de uma prática a cada hora do dia, dediquemos dez minutos inteiros pela manhã e à noite à prática da ideia de hoje, para aprendermos a oferecer nosso perdão. Ao mundo e, principalmente, a nós mesmos, que o criamos da forma pela qual o vemos.

2 comentários:

  1. Fiquei feliz por encontrar um blog em português sobre Um Curso Em Milagres.

    Um grande abraço terno de luz e amor.

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    muito obrigado por comentar. Você é a Angela Vieira a quem demos as boas vindas? Espero que você sempre encontre aqui alguma inspiração para iluminar seus dias.
    Fique à vontade, por favor, para trazer sua contribuição de luz e amor.

    ResponderExcluir