quinta-feira, 21 de maio de 2009

O que, de verdade, minha mente contém?

Neste dia 21 de maio, com a lição de número 141, começamos mais uma de nossas revisões, a quarta das seis que faremos antes de concluir a primeira parte do Livro de Exercícios, que busca desfazer em nossa mente o aprendizado equivocado que o mundo nos ensinou e continua a ensinar. Espera-se a esta altura que já estejamos, de certo modo, "cientes de que estamos nos preparando para a segunda parte do aprendizado [da lição 221 até as lições finais], que trata do modo como a verdade pode ser aplicada". Esta revisão e as lições que se seguirão a ela até a 220 visam a facilitar o estado de prontidão que precisamos alcançar para o que nos reserva a segunda parte.

Assim, nos próximos dez dias, em que revisamos as lições recentes, vamos praticar um tema central que "unifica cada passo" da revisão declarando um fato que nos põe em contato direto com a verdade do que somos. A ideia com a qual vamos trabalhar nos próximos dez dias, junto com as duas ideias que vamos revisar a cada dia, é a seguinte:

Minha mente contém só o que eu penso com Deus.

As instruções iniciais para este primeiro dia de revisão, que vale para todos os outros, é a que segue:

Vamos dedicar cinco minutos para o pensamento central pela manhã, "para estabelecer o dia de acordo com as linhas que Deus designou e para deixar a Mente d'Ele encarregada de todos os pensamentos que [vamos receber] naquele dia". Depois desta preparação, vamos apenas ler cada uma das ideias para a revisão do dia, fechar os olhos e repeti-las para nós mesmos lentamente, deixando que "cada palavra brilhe com o significado que Deus lhe deu, tal como ela [nos] foi dada por Sua Voz". Vamos permitir que cada ideia que revisamos naquele dia nos dê "a dádiva que Ele depositou nela" para nós. Além disso, a cada hora vamos trazer à mente o pensamento com o qual começamos o dia, repetindo em seguida as duas ideias da prática.

Encerraremos cada dia igualmente repetindo o pensamento central "que fez daquele dia uma ocasião especial de bênção e felicidade para nós", e que, por nossa fé, "devolveu o mundo da escuridão à luz, da aflição à alegria, da dor à paz, do pecado à santidade".

A lição 141, então:

Minha mente contém só o que eu penso com Deus.

(121) O perdão é a chave da felicidade.

(122) O perdão oferece tudo o que quero.

3 comentários:

  1. É muito importante a revisão para que a lição fixe na nossa mente,é uma oportunidade para relembrar a lição e treinar a mente!!
    O perdão realmente é a chave da felicidade,é muito impotante que fique claro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Duda.
    E é muito importante lembrar também que "o perdão oferece tudo o que quero". Pois às vezes ficamos nos negando a perdoar, com a ideia de que negamos alguma coisa a alguém que não merece, por quaisquer razões que nosso ego nos aconselhe. Esquecemos de que só perdoamos a nós mesmos. Sempre.
    Também é importante se acostumar à verdade que nos oferece a ideia central para todo este período de revisão, a de que "minha mente contém apenas aquilo que eu penso com Deus". Não pode ser de outra forma. Tudo o que penso que penso separado de Deus cria apenas a ilusão e não me satisfaz. Não me traz nem paz nem alegria. Por isso precisamos nos ensinar constantemente, e especialmente nestes próximos dez dias, esta verdade.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto de hoje, e melhor ainda por nos dar oportunidade de refletir sobre sobre a felicidade da oportunidade do viver.
    Pouco dedicamos a lembrar do milagre que cada um de nós vive todos os dias, o milagre do sentir do se beneficiar com a possibilidade de experimentar a identidade divina.
    Não podemos perder mais tempo.
    Cássio

    ResponderExcluir