segunda-feira, 11 de maio de 2009

Por que esperar pelo Ceú?

Uma pequena observação linguística introdutória à ideia que a lição 131, deste dia 11 de maio, nos traz. No original em Inglês, a ideia é a seguinte: No one can fail who seeks to reach the truth. Há no original uma inversão do que seria a ordem direta, que ficaria assim: No one who seeks to reach the truth can fail. A ideia traduzida diretamente do original seria a seguinte: Ninguém que busque alcançar a verdade pode fracassar. No texto do UCEM em Português, a ideia aparece como: Aquele que busca alcançar a verdade não pode falhar. A mim parece mais acertado utilizar a ideia: Ninguém que busque alcançar a verdade pode fracassar. Porque não limita a busca nem o alcançar da verdade àquele que escolha buscá-la, deixando entrever a possibilidade de que os que aparentemente não a buscam não podem encontrá-la. Porque nos garante que todos podemos ser bem-sucedidos na busca pela verdade. E porque, a rigor, me parece que todos nós estamos empenhados nesta busca, mesmo quando não temos consciência disso.

Em todo caso, peço-lhes que, para as práticas do dia, utilizem a ideia na forma que melhor lhes aprouver. As palavras que melhor lhes soarem, que melhor fizerem eco em seus corações. Pois é o que sentimos que deve nos orientar fundamentalmente e não as escolhas baseadas na forma. O importante é que, seguindo as instruções do Curso, dediquemos hoje três períodos de dez minutos à ideia, pedindo, em cada um deles, para ver "o despontar do mundo real para substituir as imagens tolas às quais damos valor, [trazendo consigo] ideias verdadeiras em lugar dos pensamentos que não fazem nenhum sentido, [não têm] nenhum efeito e nem [têm sua] fonte ou matéria-prima na verdade".

A lição começa chamando a atenção para o fato de que "o fracasso está em toda parte enquanto buscas metas que não podem ser alcançadas. Procuras estabilidade no impermanente, amor onde não há nenhum, segurança no meio do perigo, imortalidade dentro das trevas do sonho da morte". E pergunta: "Quem poderia sem bem-sucedido onde a contradição é o cenário de sua busca e o lugar ao qual vem para encontrar estabilidade?"

Diz que: "aqui [no mundo] a busca é inevitável. Vieste para isso e com certeza farás aquilo para que vieste". Importante, porém, é atentar para o fato de que "o mundo não pode ditar a meta que buscas [alcançar], a menos que lhe dês poder para fazê-lo". Convém saber que "tu ainda és livre para escolher uma meta que esteja além do mundo e de todo pensamento mundano e que chegue a ti a partir de uma ideia abandonada, mas da qual ainda lembras; antiga, embora nova; um eco de uma herança esquecida, mas que contém tudo o que queres verdadeiramente".

Alegra-te por teres de buscar. Alegra-te também por aprenderes que buscas o Céu e que tens de alcançar a meta que queres verdadeiramente. Ninguem pode deixar de querer esta meta e de alcançá-la no fim. O Filho de Deus não pode buscar em vão, mesmo que tente forçar o atraso, mesmo que engane a si mesmo e que pense que é o inferno que busca. (...) Ninguém permanece no inferno, porque ninguém pode abandonar seu Criador nem afetar Seu Amor, perfeito, intemporal e imutável. Tu encontrarás o Céu.

Por que esperar pelo Céu? Ele está aqui hoje. O tempo é a grande ilusão de que ele [o Céu] passou ou de que está no futuro. Isso, no entanto, não pode ser, se ele está aonde Deus quer que Seu Filho esteja. Como a Vontade de Deus poderia estar no passado ou ainda por acontecer? Aquilo que Ele quer é presente, sem um passado e absolutamente destituído de futuro. Está tão distante do tempo quanto uma pequenina vela de uma estrela longínqua, ou aquilo que escolheste daquilo que queres verdadeiramente.

Vamos iniciar cada período de prática, abandonando quaisquer pensamentos tolos e voltando nossa mente para ideias verdadeiras como a da lição. Ninguém que busque a verdade pode fracassar, e é a verdade que buscamos alcançar hoje. E vamos dizer assim:

Eu peço para ver um mundo diferente e para ter um tipo de pensamento diferente daqueles que tive. Eu não fiz sozinho o mundo que busco, os pensamentos que quero ter não são os meus próprios pensamentos.

Vamos ainda, cheios de alegria, nos lembrar com frequência de que chegou a hora da salvação. O próprio Céu escolheu o dia de hoje para ser um tempo de graça para ti e para o mundo. Se esqueceres este fato feliz, lembra a ti mesmo com o seguinte:

Hoje busco e encontro tudo o que quero.
Meu propósito singular o oferece a mim.
Ninguém que busque alcançar a verdade pode fracassar.

5 comentários:

  1. Lido. Registrado. Preciso pensar...Thanks! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dear Moisa,
    nao entendi o significado. "Eu nao fiz o mundo q busco, os pensamentos que quero ter nao sao meus proprios pensamentos."

    Sera q vc pode me explicar melhor?
    Obrigada.
    Abraco amigo

    ResponderExcluir
  3. Dani, dearest, o que entendo é que o texto se refere aqui ao mundo "real", ao mundo "verdadeiro", que é o que buscamos, mesmo quando não temos consciência disso. Porque é só a verdade, ou o mundo "verdadeiro" que pode nos dar a paz que aspiramos e nos devolver à alegria perfeita, que é a Vontade de Deus para nós.
    Quanto aos pensamentos, precisamos voltar, talvez, às lições iniciais para lembrar que os pensamentos que temos a partir do ego [de separação e julgamento] não são verdadeiros, isto é, são apenas parte da ilusão do mundo criado pelo ego. Os únicos pensamentos verdadeiros que podemos ter são aqueles que temos com Deus, isto é, na unidade. Eles "não são meus próprios pensamentos", quando são pensados a partir do ego. Os que quero ter são os que tenho quando estou ligado a Deus.
    Esclarece?
    Obrigado por perguntar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Moises, acho que a pergunta da Dani fica melhor explicada se lermos o bloco inteiro, sem desmembra-lo por frases. o pensamento que se refere na segunda frase, creio que esta ligado ao pensamento referente na primeira. Pelo menos entendi assim.
    Bom dia para vcs!
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Sim, sim... sem dúvida, Cris. Mas a dúvida da Dani é legítima também. E requer que estejamos atentos, pois o ego é um bicho danado e a qualquer descuido ele se manifesta tentando puxar a sardinha para seu assado.
    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir