sexta-feira, 8 de maio de 2009

Liberdade para a mente

A lição 128, para este dia 8 de maio, informa que O mundo não tem nada que eu queira. Esta afirmação, por si só, é suficiente para nos fazer querer passar o dia inteiro imersos na reflexão. E não somente os dez minutos que o Curso nos pede para dedicar ao descanso da mente por três vezes hoje. Porque certamente o ego vai querer nos convencer de todo o valor que existe em tudo aquilo que buscamos ter, em tudo o que nos propomos a fazer, com vistas a alcançar mais coisas, melhores posições, mais conforto e tudo o que o mundo nos ensina a aspirar e a colocar como meta.

Vejamos o que o Curso diz: O mundo que vês não tem nada de que precises para te oferecer; nada que possas usar de nenhuma forma, nem absolutamente nada que sirva para te dar alegria. Acredita neste pensamento, e ficas livre de anos de miséira, de inúmeras frustrações e de esperanças que se tornam cinzas amargas de desespero. Ninguém pode deixar de aceitar este pensamento como verdadeiro, se quiser deixar o mundo para trás e se elevar acima de seu alcance insignificante e de suas mesquinharias.

Cada coisa que prezas aqui é apenas uma corrente que te prende ao mundo e que não servirá a nenhum outro fim que não este. Pois todas as coisas têm de atender ao propósito que dás a elas, até que vejas aí um propósito diferente. O único propósito digno de tua mente que este mundo contém é o de que passes por ele, sem te atrasares para perceber alguma esperança onde não há nenhuma. Não te deixes enganar mais. O mundo que vês não tem nada que queiras.

Não precisamos nem ir mais longe do que isto para pôr em xeque os valores que damos às coisas do mundo. Para questionar o quanto nossa vida está aprisionada ou limitada por desejos que, na maioria das vezes, uma vez alcançados, só vão nos levar na direção de outros desejos que ficaram fora do alcance. Um carro mais novo, um carro maior, um carro com mais conforto, com mais tecnologia... Um guarda-roupa novo...

Pensemos bastante, pensemos em tudo o que conseguimos até hoje em nossas vidas e sejamos honestos. Qual delas nos trouxe aquela paz que permite que vamos dormir "o sono dos justos"? Por mais que queiramos, acho, é impossível atribuir a qualquer coisa a sensação de paz que sentimos em quaisquer instantes em que a tenhamos descoberto em nós. Nunca é uma coisa. Nunca é nada que fazemos.

Por isso, o exercício de hoje nos pede que não deixemos que nada relacionado aos pensamentos do corpo detenha nosso avanço em direção à salvação, que não está em nada do mundo. Nossa prática neste dia é abandonar todos os pensamentos acerca do valor que damos às coisas do mundo. Vamos liberar o mundo dos propósitos que demos a ele, para erguer as correntes que obstruem a porta à [nossa] libertação do mundo, para irmos além de seus valores insignificantes e de suas metas menores.

Tudo o que precisamos fazer é aquietar nossa mente, dando-lhe liberdade para que voe com alegria em direção de sua meta santa, para se unir e descansar em seu Criador para ter sua sanidade devolvida, para receber de volta sua liberdade e seu amor.

2 comentários:

  1. Vou precisar literalmente ler mais umas dez vezes, já que me ausentei de mim mesmo, farei isso no fim de semana e lembre-se do quanto te sou grata! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Talvez pareça "piegas" o que vou dizer, mas é o que eu sinto, eu realmente concordo que o mundo não pode me dar nada que me dê paz, e olhando para tudo o que ele já me deu em nenhum momento ele me deu paz,a paz eu apenas encontrei depois de conhecer o curso, é lógico que às vezes me esqueço e não fico em paz, mas hoje já é muito mais fácil voltar para a paz e para o amor.
    Ainda é dificil como a lição de ontem nos ensina amar a todos sem distinção, porque às vezes as pessoas agem de forma que não nos agrada, estão distante do amor e do ensinamento, mas nós temos que ver de maneira diferente e sabemos que o nosso irmão está apenas na escuridão, precisando de amor, pode ser que ele não queira o nosso amor, cabe a nós fazermos a nossa parte, se ele irá aceitar, querer enxergar ou mudar já não cabe a nós!!!
    Fazemos a nossa parte e entregamos, o resto Deus e o Esp. Santo se encarrega!!!
    Bjs

    ResponderExcluir