quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pondo em xeque o mundo do ego

A ideia que nos traz a lição 126, neste dia 6 de maio, é suficiente para pôr de cabeça para baixo todo este mundo de ilusões criado pelo ego. Basta que acreditemos nela, ou que a usemos para colocar em xeque as orientações e instruções que nos dá o ego a respeito do que é necessário alguém fazer para "se dar bem" neste mundo. A ideia é a seguinte: Tudo o que dou é dado a mim mesmo.

Não preciso, acho, nem recorrer ao texto para dizer que este conceito, se não puder demolir para sempre todas as ilusões do ego, vai nos fazer pôr em dúvida tudo o que seu mundo nos ensina. Já que ele é absolutamente estranho para o sistema de pensamento do ego e para o mundo que construímos a partir de tal sistema. Não lhes parece?

De acordo com o que nos ensina o mundo, com base no sistema de pensamento do ego, sempre que damos alguma coisa, ficamos sem ela. O que nos parece perfeitamente lógico, não? Porém, é preciso que nos lembremos de que a lógica do ego está diretamente ligada à ilusão. Por isso, nem tudo o que é lógico para o ego é saudável para nosso modo de perceber o mundo. Isto é, nem sempre [aliás, quase nunca, se é que alguma vez é possível] podemos utilizar a lógica do sistema de pensamento do ego para entrar em contato com a verdade do que somos.

Mas, aprofundando um pouco a reflexão a respeito da ideia que a lição de hoje nos oferece, podemos pensar simplesmente na libertação que acreditar nela pode nos trazer. Uma vez que ela nos apresenta a resposta para nos livrarmos de todo e qualquer apego às coisas mundanas. E o melhor, dentro da lógica de um sistema de pensamento que só quer nos colocar em contato com a alegria e com a felicidade perfeitas, que são a expressão da Vontade de Deus para nós.

Acreditando nesta ideia podemos ficar absolutamente tranquilos com relação a tudo o que existe no mundo, o que existe de fato e o que é fruto de nossa projeção. O que existe, de fato, já é nosso, pois herdamos tudo de Deus. Os frutos de nossa projeção nos pertencem para fazer deles o que quisermos, sabendo que ao darmos qualquer coisa, nos a estamos dando apenas a nós mesmos. Independentemente de ela parecer estar, agora, longe ou separada de nós. É como se tudo o que damos não passasse apenas de ideias que, mesmo ofertadas, não deixam de estar sempre conosco. Pois como diz o ensinamento as ideias não podem deixar sua fonte. Se pensarmos em nós mesmos como ideias de Deus, a Fonte, experimentando o mundo das formas e sentidos, podemos ter certeza de que não podemos deixar nossa Fonte, da mesma maneira que Deus nunca nos abandona.

A ideia de hoje, Tudo o que dou é dado a mim mesmo, nos possibilita compreender o meio pelo qual a salvação vem até nós. O perdão completo, a clareza de objetivos e a direção certa não seriam nenhum problema se acreditássemos nesta declaração. Nem hesitaríamos um segundo sequer em usá-la já.

A orientação para a prática é a de que reservemos dois períodos de quinze minutos cada "à tentativa de compreender esta ideia", para perceber "a verdade segundo a qual doador e receptor são o mesmo". Compreendê-la vai fazer que o perdão tome lugar entre nossas prioridades, libertará nossa mente de todas as barreiras que colocamos ao significado do perdão e nos fará reconhecer seu valor para nós.

Para o exercício, buscamos o silêncio interior e pedimos a ajuda do Espírito Santo, colocando-nos à disposição para aprender, alegres por ouvir a Voz da verdade falar conosco. Sempre que pudermos vamos dizer a nós mesmos o seguinte:

Tudo o que dou é dado a mim mesmo. A Ajuda de que preciso para aprender que isso é verdadeiro está comigo agora. E confiarei n'Ele.

3 comentários:

  1. Tenho muito a comentar, só que não posso fazê-lo hoje, mas em breve!
    Fiquem todos com Deus! Thanks!

    ResponderExcluir
  2. PS: Esqueci de falar...Garotas queridíssimas aí do outro lado do mundo, vocês não avaliam como é importante para nós esta comunicação com vocês, de minha parte eu é que agradeço e MUITO!!!!
    Fiquem com Deus!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Moises, estou aqui com você!!!
    Ah, ontem eu ouvi a música do Lulu Santos várias vezes, não me lembrava dessa música, é tão antiga e tão atual ...rsrsr

    Bjs

    ResponderExcluir