terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aceitar a verdade a nosso próprio respeito

Caros, caras, vocês já repararam como todas as ideias que o Curso oferece estão intimamente ligadas umas às outras para formar um sistema de pensamento perfeitamente orientado pelo Espírito Santo, o único capaz de permitir a correção dos equívocos a que nos induz o sistema de pensamento do ego?

Se não, vejamos. Não lhes parece ficar bem claro que a lição de ontem foi apenas uma preparação para a de hoje, uma vez que a lição 237, deste dia 25 de agosto, para nossa alegria e salvação, convida a sermos agora como Deus nos criou? E deixa claro também que, para "eu ser como Deus me criou", preciso aprender a dominar e a dirigir minha mente, conforme ensinava a ideia de nossas práticas de ontem?

Nossa salvação, a de cada um de nós e a do mundo inteiro, tema central desta série de exercícios, objeto de nossas práticas atuais, está diretamente relacionada à aceitação da verdade a respeito de nós mesmos. Só aceitando que "ainda sou como Deus me criou", uma ideia que já vimos várias vezes, posso permitir que a luz da alegria perfeita e da perfeita inocência em mim se mostre, e venha iluminar o mundo, oferecendo-lhe a paz e o amor que Deus estende a tudo e a todos, por meu intermédio e por intermédio de todos e de cada um de nós, uma vez aceita a Expiação.

Nossas práticas de hoje, obedecendo às instruções dadas anteriormente para elas, se fazem, então, do seguinte modo:

Agora quero ser como Deus me criou.

1. Aceitarei a verdade acerca de mim mesmo hoje. E me elevarei em glória e permitirei que a luz em mim brilhe sobre o mundo ao longo de todo o dia. Trago ao mundo as boas novas da salvação que ouço quando Deus, meu Pai, fala comigo. E vejo o mundo que Cristo quer que eu veja, ciente de que ele põe fim ao sonho amargo de morte, ciente de que ele é o Chamado de meu Pai para mim.

2. Cristo é os meus olhos hoje, e Ele é os ouvidos que escutam a Voz por Deus hoje. Pai, venho a Ti por intermédio d'Aquele Que é Teu Filho e também meu Ser verdadeiro. Amém.

Post Scriptum:
Acho que sempre vale a pena e aconselho a leitura dos comentários de nossos colegas, alunos e mestres, estudantes e professores de milagres, quando eles aparecem após uma postagem. Muitas vezes eles se referem a dúvidas e/ou certezas comuns a nós todos e podem servir também, noutras, para revelar aspectos de nós mesmos que não conhecíamos, ou dos quais não tínhamos consciência, entre outras coisas.

Para os que não as conhecem, Dani (bobdaniela) e Cristiane (cristianemadsen) - vejam os comentários da lição de ontem - são duas amigas brasileiras, que moram na Indonésia e em Cingapura, respectivamente, e que nos oferecem o privilégio de sua amizade e compartilham conosco seu interesse pelo UCEM. Mais interessante ainda foi descobrir há alguns dias que a família da Dani é minha vizinha no bairro onde moro. Ela já disse que em uma das vindas ao Brasil vai tentar participar de um encontro em um de nossos grupos de estudo.

4 comentários:

  1. Conhecer a verdade sobre mim mesma,
    se dar conta do que sou....Brilhar
    no mundo...junto com todos do mundo.
    Elevar a consciência para ver o
    mundo com os olhos de Deus.
    As lições diárias...colaboram com o nosso aprendizado...obrigada...

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que maravilha! Dei uma piscada e um montão de gente escreveu!
    Fico tão feliz! Quero muito poder compatilhar e aprender através dos comentários de todos.
    Muita vezes o olhar do outro nos faz ver algo que por mais que esteja aqui bem na nossa frente, não vemos.
    Moisés, obrigada por textos tão lindos que me ajudam a seguir firme no aprendizado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Moisa, hj falei com minha mae e ela anda muito angustiada pq meu irmao esta tendo uns problemas e nao se abre, e eu li a licao de ontem para ela, e disse exatamente o que a licao de hj propoe: aceita ele como ele e, e somente esteja a seu lado para dar um apoio, um conforto, nao a solucao para os problemas. Creio que Deus sempre nos coloca obstaculos na vida para que nos crescamos e que tomemos o caminho que nos parecer melhor. Obrigado pela mencao aqui no blog, mas e meu prazer fazer parte deste grupo (apesar da distancia). Obrigado ao UCEM tb, pelos ensinamentos e melhor, pela luz que tem colocado em nossas vidas.
    Toda a paz para vcs!
    Carinhos, Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris, obrigado por seus comentários. E seu prazer é nosso prazer também, é claro. Para sua mãe, segue aí mais uma do Neale, eu a recebi no últim dia 21. É bem recente portanto. Diz o seguinte:

    Neste dia de tua vida, caro(a) amigo(a), acredito que Deus quer que saibas...

    ...que os obstáculos não te constrariam, eles simplesmente redefinem tua rota.

    É importante não perceberes aquilo que fica em teu caminho como teu "inimigo". Muitas vezes ele pode ser teu melhor amigo, levando-te a um desvio que te faz contornar aquilo que "poderia" ter sido teu maior obstáculo.

    Envia, pois, uma palavra de gratidão a qualquer coisa que pareça estar te "contrariando" agora. Todas as coisas na vida acontecem para o bem. Confia em Deus em relação a isso.

    Com amor, teu amigo...

    Neale [Donald Walsch]

    ResponderExcluir