sábado, 15 de agosto de 2009

Decidindo-nos pelo instante santo: o presente

Neste dia 15 de agosto, a lição 227 nos presenteia com a ideia de que ESTE é o instante para a nossa liberação. Isto é, nada do que fiz anteriormente conta. Também não posso contar com a liberação a partir de nada do que eu planeje fazer daqui para a frente. Dizendo de outra forma, a ideia que a lição de hoje nos apresenta nos coloca em contato com o único tempo que existe: o presente. E abre todas as possibilidades de uma vida de alegria perfeita na realização da Vontade de Deus para cada um de nós.

Enganamo-nos quando pensamos que há muito tempo para modificar nosso modo de perceber o mundo, se ele não nos satisfaz como é. Enganamo-nos quando adiamos o momento da decisão p0r uma vida melhor, se ela não nos parece tão boa quanto gostaríamos. A vida não pode ser nem melhor nem pior do que é a cada momento. Porque a vida, a cada momento, é resultado da decisão que tomamos agora, neste momento, a cada momento que se apresenta. E porque a vida simplesmente é. Não cabe acrescentar-lhe nenhum adjetivo. Se aquilo que experimentamos em determinado momento nos dá a sensação de que estamos separados da alegria, separados uns dos outros, separados de Deus, então, na verdade, ainda não decidimos viver a liberdade que a criação nos dá. E que pode ser experimentada todos os dias, mesmo nas maiores tribulações, mesmo nas maiores tempestades que se apresentarem.

Oxalá nossas práticas de hoje sirvam para nos abrir os olhos à verdade do que praticamos. E nos permitam agradecer a Deus por suas dádivas e, ao mesmo tempo, nos ajudem a abraçar a liberdade para viver o instante santo a cada momento de nossas vidas. Para tanto, praticamos assim:

Este é meu instante santo de liberação.

1. Pai, é hoje que fico livre, porque minha vontade é Tua. Pensei atender a outra vontade. Porém nada do que pensei separado de Ti existe. E sou livre porque estava equivocado e, com minhas ilusões, não afetei de nenhuma forma minha própria realidade. Agora desisto delas e as deponho diante dos pés da verdade, para serem retiradas de minha mente para sempre. Este é meu instante santo de liberação. Pai, sei que minha vontade é una com a Tua.

2. E assim, hoje, encontramos nossa volta alegre ao Céu, que, de fato, nunca deixamos. O Filho de Deus abandona seus sonhos neste dia. Neste dia, o Filho de Deus volta novamente para casa, liberado do passado e coberto de santidade, com sua mente certa, enfim, restituída a ele.

2 comentários:

  1. É verdade sempre achamos que a vida poderia ser melhor e esquecemos de aproveitar o presente que é a única coisa que existe, afinal, a vida é tão rara...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa esta lição...
    Não vou acrscentar nada, pois só o que é preciso é praticar...
    Então, mãos a obra!
    Thanks
    Bjs

    ResponderExcluir