quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Todas as coisas cooperam para o bem!

Neste dia 27 de agosto, antes de passarmos à lição 239, gostaria de aproveitar o momento para agradecer pelos comentários postados ontem por Marilisa, Carmen, Nina, Duda e Dani, dois deles falando a respeito das percepções acerca do encontro de terça.

É claro que é o ego que cria toda a confusão e toda a discussão, e busca argumentos e alega se apoiar na lógica e na razão. E também é ele que gosta e se alegra com tais situações. Sempre! Isto, porém, não significa dizer que o que aconteceu é bom ou ruim. É neutro, como tudo o que existe neste mundo, apenas para situar as sensações resultantes do embate de ideias desencontradas a respeito do que é e do que não é o ego, do questionamento acerca da possibilidade de se viver ou não neste mundo sem ele. Significa somente que, de acordo com o ensinamento do UCEM, ainda não aprendemos que todas as coisas cooperam para o bem, que todas as situações por que passamos, mesmo as experimentadas a partir do ego, na ilusão, podem ser - e são - aproveitadas pelo Espírito Santo para nos mostrar o caminho que leva na direção do Ser. Para nos ajudar a lembrar, por assim dizer, daquilo que verdadeiramente somos.

Agradeço imensamente pela oportunidade de compartilhar com cada um de vocês meu modo de ver e entender o que o Curso tenta nos ensinar. Creio, pedindo licença para citá-lo, que nosso amigo, colega, estudante e também trabalhador/professor de UCEM, Roberto Gaensly, recém chegado a nosso grupo, é capaz de se referir ao ensinamento a partir de uma reflexão bastante profunda quanto à possibilidade de que as práticas a que o Curso nos convida sirvam como um instrumento para que, de verdade, abandonemos o ego. Pois, quem, de fato, acredita na mensagem e na fonte da qual ela veio até nós, tem de se lembrar que Jesus dizia que cada um de nós é capaz de fazer tudo o que ele fez da mesma forma que ele, ou mais e melhor. Isso não significará que, sim, podemos aprender a viver neste mundo "o sonho feliz", por saber que o que vivemos aqui, na forma, por meio dos sentidos, é um sonho?

Lembram-se da citação de que lhes falei duas semanas atrás?

"Quando ainda estás fragmentado,
e inseguro - que diferença
faz quais sejam as tuas decisões?" (Hakim Sarai)

Simplificando ao extremo, é mais ou menos isso, eu diria, que o Curso busca nos fazer ver. E mais, que, enquanto acreditarmos na separação, vamos ter medo da unidade e de tudo o que ela nos oferece.

Talvez possamos aproveitar a lição de hoje para aprofundar a reflexão a respeito de tudo quanto falamos. Vamos, então, a ela:

A glória de meu Pai é minha.

1. Não deixemos que a verdade sobre nós mesmos fique escondida hoje por uma humildade falsa. Sejamos gratos, em vez disso, pelas dádivas que nosso Pai nos deu. Podemos ver qualquer traço de culpa naqueles com quem Ele compartilha Sua glória? E é possível que não estejamos entre eles, se Ele ama Seu Filho para sempre com fidelidade perfeita, sabendo que ele é como Ele o criou?

2. Nós Te agradecemos, Pai, pela luz que brilha em nós para sempre. E nós a reverenciamos porque Tu a compartilhas conosco. Somos um só, unidos nessa luz e um Contigo, em paz com toda a criação e com nós mesmos.

2 comentários:

  1. Oi Moisés,
    Entendi tudo e concordo. De minha parte continuo praticando e tentando não fazer tantas análises ou ficar "elocubrando"(palavra difícil), sobre coisas que não sei e nunca saberei, pois não são da minha conta, Simplificando: Não quero ficar alucinando (como diz a neurolinguístíca)sobre este ou aquele ponto do entendimento de cada um. Mal dou conta da minha busca pessoal.
    Mas estou ok e muito grata a tudo e a todos e hoje passei e-mail para a Carmen dizendo que ela está proibida de parar de escrever no blog.
    Mouss, obrigada por tudo e fique com Deus!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Agradecer sempre...por tudo...pelo que recebemos agora...e tb o que receberemos amanhã. No agradecimento
    estaremos concretizando as dávidas de Deus em nós...e quanto mais agradecemos...mais acreditamos..e mais nos preenchemos. Nestes passos vamos crescendo e nos libertando da falta e da dúvida...obrigada...

    ResponderExcluir