terça-feira, 11 de agosto de 2009

O perdão vê que o pecado não existe

Neste dia 11 de agosto, nossa lição é a de número 223. O tema central continua a ser "O Que É o Perdão?" É importante reforçar a ideia de que falei ontem que aparece logo na primeira frase do texto deste tema central. Vamos lá então mais uma vez. Ela diz que "o perdão reconhece que aquilo que pensaste que teu irmão fez a ti não aconteceu". E esta ideia define de forma prática o que o ensinamento do Curso entende por "perdão". Isto é, como vem a seguir, [o perdão] "não perdoa os pecados tornando-os reais. Ele vê [percebe] que não há pecado". Isto significa dizer que o perdão não faz nada a não ser facilitar uma mudança em nosso modo de pensar, o que, por consequência, nos oferece outro modo de ver, de perceber. Pois, se o pecado não existe, tudo o que o outro pode fazer é neutro. Só eu lhe posso atribuir quaisquer julgamentos. Portanto, quaisquer equívocos só podem partir de mim mesmo.

Voltando um pouco mais, à Introdução do Curso para esta segunda parte do Livro de Exercícios, caso alguém não a tenha lido ou para relembrar apenas, é importante lembrar algumas coisas que ela diz. Por exemplo, ela diz que a partir de agora "procuramos deixar que o exercício seja apenas um começo", no qual nos pomos "em serena expectativa pelo nosso Deus e Pai". Diz mais, que "continuaremos a passar algum tempo com Ele de manhã e à noite, tanto quanto nos fizer felizes", pois já aprendemos a não considerar "o tempo uma questão de duração". Portanto, vamos usar "o tempo de que precisarmos para [alcançar] o resultado que desejamos". Também vamos lembrar "de pensar n'Ele a cada hora do dia", chamando-O sempre que precisarmos d'Ele "nos momentos em que nos sentirmos tentados a esquecer nossa meta".

Tendo isso em mente, nossa lição de hoje se apresenta da seguinte forma:

Deus é minha vida. Não tenho nenhuma vida a não ser a d'Ele.

1. Eu estava enganado quando acreditei viver separado de Deus, [quando pensei ser] um ente separado que se movia no isolamento, independente, e alojado em um corpo. Sei agora que minha vida é de Deus, que não tenho nenhum outro lar, e que não existo separado d'Ele. Ele não tem nenhum Pensamento que não seja parte de mim, e eu não tenho nenhum a não ser aqueles que são d'Ele.

2. Pai nosso, deixa-nos ver a face de Cristo em lugar de nossos erros. Pois nós, que somos Teu Filho santo, somos inocentes. Queremos olhar para nossa inocência, porque a culpa afirma que não somos Teu Filho. E não queremos esquecer de Ti por mais tempo. Sentimo-nos solitários aqui e ansiamos pelo Céu, onde nos sentimos em casa. Queremos voltar hoje. Nosso Nome é o Teue reconhecemos que somos Teu Filho.

4 comentários:

  1. Oi,
    Acabei de chegar da aula e dei mais uma passada por aqui, na verdade eu já tinha lido de manhã, agora estou lendo novamente!!!
    Bjs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Chegando do encontro dos milagres de hoje (11/09) e com as baterias recarregadas, sigo em frente muito grata pelos infititos milagres que consigo me dar conta que acontecem comigo e a minha volta o tempo todo, quando me deixo conduzir pelo esp.Sto. e acalmar o ego.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço, Duda e Nina.
    Obrigado por compartilharem.

    ResponderExcluir
  4. Moises como falamos algumas vezes as Lições são melhor compreendidas quando estamos preparados para ela. Ontem quando voce pontuou o tema do Perdão senti que a mensagem era para mim. Ao ler o Blog hoje fiquei mais fascinado. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    Abraços.

    ResponderExcluir