terça-feira, 18 de agosto de 2009

O perdão é tudo o que precisamos aprender

Neste dia 18 de agosto, com a lição de número 230, encerramos a série de dez exercícios iniciais desta segunda parte do Livro de Exercícios, que tiveram por tema central o perdão. Aliás, pode-se dizer que, da mesma forma que a mensagem central de toda a vida de Jesus, no tempo e no corpo, neste mundo, foi ensinar o perdão - como forma de trazer de volta à consciência nossa unidade com Deus, que é só amor, que é também o que somos -, o ensinamento do Curso também tem seu foco principal no perdão. O perdão que é tudo o que precisamos aprender para lembrar o que somos e de onde viemos.

"O perdão", diz o Curso, "é tranquilo e, de modo sereno, não faz nada. Ele não transgride nenhum aspecto da realidade, nem busca alterá-la para formas que lhe agradem. Ele olha simplesmente e espera, e não julga". Diz mais que "aquele que quer se perdoar tem de aprender a receber a verdade exatamente como ela é". Por isso é que, diz ainda, "não é preciso que faças nada, mas que apenas deixes que o perdão te mostre o que fazer, por intermédio d'Aquele Que é teu Guia, teu Guia, teu Salvador e Protetor", Aquele Que tem certeza de "teu êxito final".

Assim, fechamos esta série com as práticas de hoje fundadas na seguinte ideia:

Agora quero buscar e achar a paz de Deus.

1. Fui criado na paz. E permaneço na paz. Não me é dado mudar meu Ser. Quão misericordioso é Deus, meu Pai, Que, ao me criar, me deu paz para sempre. Agora peço apenas para ser o que sou. E isso, que é eternamente verdadeiro, me pode ser negado?

2. Pai, busco a paz que Tu me deste na minha criação. O que foi dado então tem de estar aqui agora, pois minha criação se deu independentemente do tempo, e ainda permanece além de qualquer mudança. A paz na qual Teu Filho nasceu em Tua Mente brilha aí inalterada. Eu sou como Tu me criaste. Só preciso chamar por Ti para achar a paz que Tu deste. Tua Vontade é que a deu a Teu Filho.

Um comentário:

  1. De volta do maravilhoso encontro do grupo de hoje, me sinto bem melhor. Estava com um certo desconforto que já amenizou. Muito obrigada pela tua resposta de ontem ao meu comentário. Eu realmente pensei muito em tudo aquilo e acho que só tem este jeito se quisermos realmente viver melhor. É praticando mais e mais a nos lembrar de quem somos de fato.
    Este texto sobre o perdão vou reler várias vezes...
    Obrigada!
    Fique com Deus!
    Bj

    ResponderExcluir