quinta-feira, 9 de julho de 2009

Para fazer a única escolha possível

A ideia da lição 190, deste dia 9 de julho, nos convida a fazer a única escolha que podemos fazer na verdade, em consonância com o que somos. Ela diz: Escolho a alegria de Deus em vez da dor. E nos oferece a verdadeira perspectiva a partir da qual olhar para nós mesmos, para todos os nossos irmãos e para o mundo inteiro.

A ideia de hoje diz que "este é o dia em que te é dado perceber claramente a lição que contém todo o poder da salvação. É esta: a dor é ilusão; a alegria, realidade. A dor é apenas sono; a alegria é despertar. A dor é engano; só a alegria é verdade".

É importante ainda, para a prática da ideia da lição de hoje, compreender que "são apenas teus pensamentos que te causam dor", que "nada fora de tua mente pode te ferir de qualquer modo". Pois o mundo que vemos não pode fazer nada. Ele não pode ter efeitos, porque ele é apenas uma representação/projeção de nossos próprios pensamentos. O que significa dizer que ele vai mudar completamente sempre que decidirmos mudar nossa maneira de pensar, escolhendo apenas a alegria de Deus como aquilo que de fato queremos.

2 comentários:

  1. Acredito em absoluto. Não há dor para além da que eu penso. Eu afasto a dor do meu pensamento, ela desaparece. Fácil? Não é, mas possivel é sim!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar, Welwitschia. Na verdade, não sei se a ação necessária para fazer a dor desaparecer é afastá-la do pensamento. O que, de fato, não é fácil, apesar de possível. Para o ensinamento do Curso, no entanto, pelo que entendo dele, o movimento que nos cabe sempre é o de inclusão que possibilita o entendimento. Então, se alguma dor se manifesta em minha vida, nalgum momento, o que posso fazer é abraçá-la, permitindo que ela se expresse e me convide a entender que ponto ou pontos preciso verificar e corrigir de acordo com a visão que me oferece o Espírito Santo em minha experiência. Até por entender que a Vontade de Deus para mim é sempre a alegria perfeita.

    ResponderExcluir