quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mais um passo em direção à liberdade

Uau... achei que hoje, dia 16 de julho, não conseguiria falar da lição 197, o que seria verdadeiramente uma grande pena, pois ela é o segundo grande passo que nos ajuda a nos libertarmos da crença em um força externa preparada para lutar contra nós. A ideia para nossa prática de hoje diz: Só posso ganhar a minha gratidão.

E, se pensarmos bem em todas as lições que praticamos até agora, seremos capazes de entender a verdade que esta ideia traz consigo. E a liberdade que ela oferece. Pois, se o mundo que vemos é apenas um reflexo, uma projeção de tudo aquilo que trazemos em nós, só nos mesmo o podemos libertar. Só nós o podemos crucificar, ao nos crucificarmos. E, da mesma forma, tudo aquilo de que precisamos, e que só o perdão pode nos dar, libertando-nos e ao mundo inteiro, é apenas nossa própria gratidão.

Não há nada fora. E apenas para ilustrar e reforçar a força e a veracidade da ideia da lição de hoje, cito algo que li hoje e que diz que "a qualidade de nossas vidas é determinada pelo modo como interpretamos nossas experiências", e não pelas próprias experiências, em si mesmas. Isto quer dizer que "a tranquilidade interna advém da sabedoria de que não são as coisas que nos perturbam, e sim a nossa interpretação das coisas".

O mundo, e todas as coisas dele e nele, é neutro. Nós é que atribuímos qualidades e valores às coisas todas, de acordo com a experiência que queremos viver. Assim como não há ninguém que possa nos dizer o que é melhor para nós, algo que nem nós mesmos sabemos, também não temos como dizer o que é melhor para o mundo ou para qualquer coisa ou pessoa com quem nos relacionamos no mundo. Dependemos apenas de nossa própria gratidão para encontrar a paz interior. Sabendo disso, podemos dar os passos necessários para encontrá-la e oferecê-la a todos que cruzarem os caminhos de nossa vida.

2 comentários:

  1. Moisa,
    obrigada estava aguardando a sua interpretacao pq nao tinha entendido a licao.
    Um abraco

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dani,

    E ajudou? Esclareceu? Facilitou? Obrigado por participar.

    ResponderExcluir