segunda-feira, 6 de julho de 2009

Para aprender a abençoar o mundo

Neste dia 6 de julho, a lição 187 vem me lembrar de que quando me vejo como um ser abençoado não é apenas a mim mesmo que abençoo. Ela diz: Abençoo o mundo pois abençoo a mim mesmo. E isso deve me lembrar também de que sou eu que crio e construo o mundo a todo instante com meus pensamentos, palavras, atos e omissões. Isto é, nada do que faço tem efeito apenas sobre mim mesmo. Afeta o mundo inteiro. Sempre. Não há nenhuma exceção a esta regra.

Do mesmo modo, não exceção para a ideia que diz que ensino o tempo todo pois aprendo o tempo todo. A lição de hoje também serve para me lembrar de que "ninguém pode dar a menos que tenha", e de que "dar" é, de fato, "a prova de ter". E isso é algo aparentemente difícil de acreditar. Não que já não se saiba que é preciso que eu tenha o que quero dar, mas, no mundo, não parece ser verdade que dar é a prova de que se tem. Porque depois que dou alguma coisa eu a perdi, de acordo com a forma de pensar do mundo. Não é mesmo?

Se eu pensar, porém, que tudo o que existe é apenas uma projeção de meus pensamentos que se materializa conforme minha vontade, é possível acreditar que nada se perde. Isto é, é possível pensar que dar não determina necessariamente uma perda. Ao contrário, dar afirma que tenho. O que acontece é algo como postula a Lei de Lavoisier? Uma transformação? Uma mudança de estado? E mais... se eu pensar que tudo o que existe, na verdade, é a unidade, então não há forma de eu perder nada. Nunca. Pois, como diz o Curso em outra de suas lições, "tudo o que dou dou a mim mesmo". E, na unidade, dou apenas a outra forma de mim mesmo.

Então, a única forma de proteger aquilo que mais prezo é doando. Se quero amor, tenho de dar amor primeiro. Se quero carinho, tenho de oferecer carinho primeiro. Se quero abundância, tenho de doar com abundância tudo o que tenho. Se quero alegria, tenho de ter alegria para doar e doá-la. Se quero a paz, tenho de dar a paz. Tenho de ensiná-la, para aprendê-la. Se quero viver a plenitude do que sou, tenho de ser o que sou, doando-me e doando minha plenitude para vivê-la e para que o mundo também viva, minha plenitude e a sua.

Abençoemo-nos a nós mesmos o tempo todo, abençoando-nos também uns aos outros para que o mundo seja abençoado conosco. É isso que precisamos praticar neste dia.

4 comentários:

  1. Olá Mouss
    Não escrevi, mas continuo firme nas lições. Os teus comentários sobre elas ajudam muito quando o EGO quer se intrometer e atrapalhar e/ou confundir o ensinamento. Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii...
    Ja virou uma rotina, todos os dias entro no blog para ler as lições e os seu comentários, coloquei o blog no meu favorito.

    Bjs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Tenho por hábito começar o dia com um agradecimento por tudo o que recebo, e que tenho para dar. Desde que o faço, cada vez recebo mais consequentemente, mais tenho para dar.

    ResponderExcluir
  4. Jorge Drexler, cantor e compositor, uruguaio diz o seguinte em uma das letras de suas músicas: "Cada uno da lo que recibe, luego recibe lo que da. Nada es mas simples, no hay otra norma, nada se pierde, todo se transforma".
    É isso aí, não é mesmo, Nina, Duda e Welwitschia?
    Obrigado por compartilharem.

    ResponderExcluir