quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aprender a vigiar os pensamentos

A lição 210, deste dia 29 de julho, nos orienta a revisar a ideia da lição 190, que diz: Escolho a alegria de Deus em lugar da dor. E é interessante notar que esta escolha, conforme vimos na leitura do texto Causa e efeito, [o VII, do Capítulo 2: A SEPARAÇÃO E A EXPIAÇÃO, da página 33 do livro texto], ontem à noite, é mais uma das formas que o Curso nos oferece para exercermos a vigilância sobre nossos pensamentos. Pois a dor, de acordo com a leitura de ontem, e também com o que nos diz a lição de hoje, é um efeito de nossa criação equivocada. E o medo é o responsável por nossa criação equivocada, pois ele nos faz ver de forma equivocada a criação. Se aprendermos a vigiar nossos pensamentos poderemos, com o treinamento que o Curso nos oferece, aprender a escolher a alegria. Melhor, poderemos aprender como nos decidir a escolher - e viver - apenas a alegria, que é a Vontade de Deus para Seu Filho. A alegria que permite e facilita o milagre e nos ensina a rejeitar o medo e a abandonar a dor, que, assim como o medo, não existe, a não ser como ideias equivocadas a respeito de nós mesmos, da criação, do Filho de Deus e do Próprio Deus.

Continuamos a obedecer às orientações dadas no início desta revisão para as práticas. Assim, a lição de hoje se apresenta da seguinte forma:

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (190) Escolho a alegria de Deus em lugar da dor.

A dor é uma ideia minha. Não é um Pensamento de Deus, mas um pensamento que tive separado d'Ele e de Sua Vontade. A Vontade d'Ele é alegria e apenas alegria para Seu Fiho. E é isso que escolho em lugar do que fiz.

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

4 comentários:

  1. Oi,
    Escolher a alegria sempre é o melhor remédio para a cura.
    O curso ontem foi maravilhoso!!!
    Muito obrigada!
    Fique com Deus!!
    BJs

    ResponderExcluir
  2. Hoje foi fácil vigiar os pensamentos sob o efeito do encontro de ontem...Amanhã redobrando a vigilência, rs...
    Thanks! Bj

    ResponderExcluir
  3. Ola Moisa,

    da vontade de estar ai nos encontros que voces fazem, aqui somos tres nos encontramos todas as sextas de manha.
    Como e bom saber que somos livres e apenas escolhermos a alegria de Deus em vez da dor.
    Muito Obrigada,
    Dani

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha! Que maravilha!
    Bom poder contar com seus comentários.
    Obrigado, Duda. Obrigado, Nina. Obrigado, Dani.
    Vocês viram que temos mais uma pessoa conosco? Pensei que não passaríamos do número 30. Que se apresente o (a) recém-chegado(a). Se quiser é claro, pois já não consigo identificar quem está acompanhando.
    Lembrem-se sempre, por favor, todos os comentários são bem-vindos. Eles trazem consigo invariavelmente a oportunidade de aprendermos mais sobre nós mesmos. De aprendermos e de confirmarmos a unidade.
    Obrigado.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir