segunda-feira, 20 de julho de 2009

Revisando para aprender

Neste dia 20 de julho, vamos começar a última revisão deste ano, a sexta, que encerra também a primeira parte do Livro de Exercícios. Este período se estenderá por vinte dias e vai voltar a cada uma das últimas 20 ideias que praticamos. Pede-se que dediquemos, todos os dias, a cada ideia que revisamos, quinze minutos pela manhã e quinze minutos à noite, além de que a utilizemos de hora em hora, praticando-a com a maior frequência possível.

O Curso afirma que "cada uma destas ideias, por si só, seria suficiente para a salvação, se fosse verdadeiramente aprendida. Cada uma seria suficiente para dar liberdade a ti e ao mundo de todas as formas de escravidão e para convidar a memória de Deus a vir outra vez". Pois cada uma delas, compreendida, praticada, aceita e aplicada a todos os acontecimentos aparentes ao longo de todo o dia, contém todo o currículo.

Da mesma forma que a revisão anterior, as sessões de prática desta se concentram em torno de um tema central com o qual vamos começar e terminar cada lição. O tema é:

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

Nosso dia vai começar e terminar com isto. Também vamos repetir o tema a cada hora quando praticarmos a ideia para o dia. Nossa tentativa vai ser a de ir além das palavras e das formas específicas de prática, por meio de uma renúncia sincera a tudo o que nos passar pela mente querendo deixá-la "surda à razão, à sanidade e à simples verdade". Se nos defrontarmos com alguma forma de tentação, vamos constestar o pensamento que aparecer declarando nossa liberdade ao dizer:

Eu não quero este pensamento. Em seu lugar escolho _________.
Repetindo, em seguida, a ideia para o dia e deixando que ela tome o lugar daquilo que pensamos.

Assim, a lição de hoje, a de número 201 é a seguinte:

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (181) Confio em meus irmãos, que são um comigo.

Não há ninguem que não seja meu irmão. Sou abençoado com unidade com o universo e com Deus, meu Pai, o único Criador do todo que é meu Ser, para sempre Um comigo.
Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário