terça-feira, 7 de julho de 2009

Aproximando-nos da luz interior

A lição 188, para este dia 7 de julho, diz: A paz de Deus brilha em mim agora. E ela começa com a pergunta: "Por que esperar pelo Céu?" Em seguida, chama a atenção para o fato de que "aqueles que buscam a luz estão apenas cobrindo seus olhos". Pois, conforme já aprendemos do Curso, a luz está em todos nós. Agora. Do mesmo modo que sempre esteve e sempre estará. Mais, a lição de hoje, afirma que "a iluminação é apenas um reconhecimento, não uma mudança em absoluto".

Se bem me lembro já disse aqui que não existe nenhum estado diferente daquele que temos ao qual possamos aspirar. Lembrando o que diz Ken Wilber, em um capítulo intitulado AQUILO QUE É SEMPRE JÁ, em seu livro O Espectro da Consciência, escrito aos 23 anos, "nosso estado de consciência presente, seja ele qual for, triste, feliz, deprimido, extático, agitado, calmo, preocupado ou amedrontado - exatamente isso, exatamente como é - é o Nível da Mente [o nível da iluminação, o nível que compartilhamos com Deus]. [Deus] não é uma experiência particular, nível de consciência ou estado de alma - [Ele] é, antes, precisamente, o nível que temos agora, seja ele qual for, e a compreensão disso nos confere um profundo centro de paz, que se situa por debaixo das piores depressões, ansiedades e medos e que persiste enquanto [as crises] durarem".

Ou seja, como diz o Curso, "a luz [do que somos] não é do mundo, porém tu que podes carregar a luz em ti também és um estranho aqui. A luz veio contigo de teu lar de origem e ficou contigo porque é tua. Ela é a única coisa que trazes contigo Daquele Que é tua Fonte. Ela brilha em ti porque ilumina teu lar e te conduz de volta para o lugar de onde ela veio e aonde estás em casa". Aqui e em qualquer lugar aonde estejas.

Por isso, "esta luz não pode ser perdida". Da mesma forma que "a paz de Deus não pode ser contida". E, quando a reconhecemos em nós, é preciso que a doemos. Lembram da lição de ontem? Assim, nossa prática hoje, é apenas aquietar-nos para saber que a luz dentro de nós é suficiente para nos devolver a visão. Basta que a deixemos guiar todos os nossos pensamentos para a paz interior, para mais perto de nossa luz interior, a que compartilhamos com todos nossos irmãos e com Deus.

Mais uma vez vamos perdoar o mundo inteiro e abençoá-lo, e a nós mesmos, dizendo:

A paz de Deus brilha em mim agora.
Que todas as coisas brilhem sobre mim nesta paz,
e que eu as abençoe com a luz em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário