terça-feira, 14 de julho de 2009

Acelerando o aprendizado da salvação

Antes de começar, ontem à noite, a leitura para o grupo de estudos do UCEM das segundas-feiras, fiz questão de comentar que as últimas lições que o Curso tem nos oferecido para a prática, desde o final da última revisão, são os melhores instrumentos de que podemos dispor para acelerar o aprendizado da salvação, tanto a nossa, individual, quanto a do mundo inteiro. Pelo menos é nisso que acredito de uma ideia que diz "todas as coisas são lições que Deus quer que eu aprenda" ou "entrego o futuro nas Mãos de Deus".

Existe uma forma melhor de abandonar todo e qualquer julgamento ou comparação do que acreditar que "todas as coisas são lições que Deus quer que eu aprenda"? Sabendo disso, só posso ver todas as situações que se apresentarem como resultados de escolhas que fiz, consciente ou inconscientemente, para facilitar meu próprio aprendizado. E toda e qualquer pessoa que fizer parte de uma dessas situaçõe é apenas um de meus mestres, um facilitador que quer me ajudar a entender mais uma lição.

Ou, ainda, existe melhor maneira de se viver o presente, minuto a minuto, instante a instante, do que entregar "o futuro nas Mãos de Deus"? Já pensaram na liberdade, no alívio, na tranquilidade e na paz que isso pode trazer? Isso, além de tudo, libera e perdoa de uma vez por todas tudo o que vivemos no passado, que não existe. E, cientes de que o passado, nalgum momento, foi um futuro que entregamos nas Mãos de Deus, seremos capazes de julgá-lo, de condená-lo, de não perdoá-lo?

E mais, já pensaram que a ideia "eu sou o Próprio Filho santo de Deus", a de uma das lições anteriores, dá a cada um de nós a mais absoluta e plena liberdade para que cada um de nós seja exatamente aquilo que é? E que viva no mundo apenas a experiência que escolher viver, com a mais completa alegria por se saber amado, por se entender extensão de um amor infinito, que pode compartilhar com tudo e com todos? E por entender que, ao fazê-lo, apenas estende o amor?

Acho que é disso que se trata a lição 195, para este dia 14 de julho. Entendendo a profundidade daquilo que estamos praticando, só podemos ser gratos por seguir no caminho do amor. E é esta a ideia para a prática de hoje: O amor é o caminho que sigo com gratidão. Porque, apenas para citar uma das ideias que fundamentam a lição de hoje, "a gratidão anda de mãos dadas com o amor e onde um estiver tem de se encontrar o outro... a gratidão é apenas um aspecto do Amor, que é a Fonte de toda a criação".

Pratiquemos pois com alegria a gratidão hoje. Por mais esta lição, pelas que já escolhemos aprender e por todas que hão de vir para nos devolver à alegria, que é a Vontade de Deus para todos e cada um de nós e que tem de ser nosso estado natural de filhos muito amados.

2 comentários:

  1. Moisés, só para registrar que o encontro do grupo hoje, foi magnífico outra vez. Estou escrevendo enquanto a minha vizinha do apto de cima (como contei hoje lá no grupo), continua caminhando de tamancos como uma doida, parece estar pisando na minha cabeça, mas como estou impregnada pela energia do grupo, não estou dando importância neste momento ao que não tem valor, como aconselha uma das liçÕes do curso e estou entregando ao Esp.Sto., este assunto, para que ELE me mostre uma maneira de resolver isto de forma não agressiva ou de desamor.
    Espero de todo coração conseguir não deixar que o meu EGO assuma o controle e coloque tudo a perder. Super hiper valeu por hoje! Bj e Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar e compartilhar, Nina. Espero, de coração, que aprendas a lição que esta circunstância está a oferecer. Quem sabe um daqueles aparelhinhos anti-ruídos nos ouvidos, rsrsrs... Brincadeirinha! Mas lembras que às vezes já comentaste que o Espírito Santo fala, grita, só falta dizer o nome daquele com quem está falando e continuamos surdos? Ou escolhemos não ouvir? Resta-nos aprofundar a análise de nossas escolhas para descobrir em que momento as fizemos, quando o que se apresenta não é aquilo que nos deixa em paz ou que nos põe em contato com a alegria. Feito isso, escolhemos de novo... mas isso tu já sabes, não é mesmo?
    Obrigado mais uma vez por participar.

    ResponderExcluir