sábado, 18 de julho de 2009

A chave para liberdade plena

Pode-se dizer, neste dia 18 de julho, que a ideia que a lição 199 oferece traz consigo a chave para a libertação completa, para a liberdade plena. O "segredo" que dá a mais absoluta e total condição para a transformação e salvação do mundo. Ela define minha liberdade - e a de cada um de nós - a partir daquilo que sou, de fato. Ou, melhor dizendo, a partir da definição daquilo que não sou, o que me pode livrar - e a todos e a cada um de nós - da identificação com um corpo, que deve ser - e é - apenas um instrumento, e servir somente como um veículo de comunicação, a partir do qual me relaciono com o mundo que crio e construo sendo o que sou. A ideia é: Eu não sou um corpo. Eu sou livre.

O ensinamento, em sua orientação para a prática de hoje, diz que "é essencial para teu progresso neste curso que aceites a ideia de hoje e que lhe dês muito valor", sem te preocupares que ela pareça ser "bem insana para o ego", pois "o ego preza o corpo porque mora nele e vive unido à casa que construiu". O corpo, para o ego, "é uma parte da ilusão que o protege de considerar a si mesmo ilusório".

Praticar e aceitar a ideia de hoje equivale a deixar o corpo a cargo do Espírito Santo, para vê-lo apenas como "uma forma útil para aquilo que a mente tem de fazer", permitindo que o corpo venha a ser "um veículo que ajuda o perdão a ser estendido à meta todo-abrangente que ele precisa alcançar, de acordo com o plano de Deus".

Mais, o Curso convida cada um de nós a nutrir e a praticar esta ideia hoje e todos os dias, tornando-a uma parte de todos os períodos de prática que vamos empreender de agora em diante. Isso vai nos ajudar a compreender claramente, de uma vez por todas, a verdadeira finalidade do corpo, tornando-o o instrumento perfeito para "servir a uma meta não-dividida".

Com a lição de hoje aprendemos a praticar a liberdade e a estendê-la a todos os que vivem no mundo conosco e "o Próprio Deus vai estender Seu Amor e felicidade" cada vez que dissermos:

Eu não sou um corpo. Eu sou livre. Ouço a Voz que Deus me deu e é apenas a isso que minha mente obedece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário