quinta-feira, 30 de julho de 2009

Afirmar e aceitar que sou de filho de Deus

Neste dia 30 de julho chegamos à lição de número 211, que nos pede para lembrar, hoje, em nossas práticas, a ideia vista na lição 191: Eu sou o Próprio Filho santo de Deus. Conforme chamei a atenção antes, a ideia original da lição 191 também poderia ser traduzida como Eu sou o Filho santo do Próprio Deus, o que, na prática, não mudaria muita coisa, embora haja uma leve diferença entre eu me considerar "o Próprio Filho santo de Deus" e "o Filho santo do Próprio Deus". Importante é trazer à consciência, e manter o mais possível em mente, a ideia da filiação, que nos devolve à verdade do que somos.

Para tanto, nesta revisão, podemos contar com a estrutura que unifica as práticas de todas as lições do período em torno das ideias que são os únicos pensamentos verdadeiros a respeito de nós mesmos em que podemos acreditar. As únicas ideias verdadeiras que podem nos fazer ver a ilusão que construímos e aumentamos dia a dia, quando atendemos aos desejos do ego, e que, ao mesmo tempo, nos dão o poder para ver o mundo de modo diferente, para curá-lo, para salvá-lo, quando aceitamos com humildade verdadeira a condição de filhos de Deus.

Assim, vamos à lição:

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (191) Eu sou o Próprio Filho santo de Deus. [Eu sou o Filho santo do Próprio Deus.]

Em silêncio e em verdadeira humildade eu busco a glória de Deus, para vê-la no Filho Que Ele criou como o meu Ser.

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

Pensando ainda na vigilância que precisamos aprender a exercer sobre nossos pensamentos, essencial para aprendermos a ver o mundo de modo diferente, vital para assumirmos nosso papel de salvadores do mundo, porque salvadores de nós mesmos, vamos buscar pôr toda nossa atenção, durante nossas práticas hoje, na verdade que há por trás de cada uma das ideias que praticamos. Vamos procurar, ao repetir cada uma das ideias, fazer uma breve pausa, um instante de reflexão, em que buscamos ouvir e fixar em nosso interior a Voz por Deus, que nos permite afirmar e aceitar em definitivo com cada uma delas nossa condição de filhos.

3 comentários:

  1. Oi Moisés, hoje demorei pque fui lá nos milagres da Tania.(M A R A V I L H O S A!!!) A lição que caiu lá para leitura foi a de número 70. Não vou dizer qual é para deixar curiosos quem acompanha o blog, pois vale muito a pena ler e reler e reler e reler um milhão de vezes para ver se entra e passamos a nos sabotar menos.
    Esta de hoje e o teu comentário, como sempre, magníficos!
    Obrigada!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Moises,
    Eu tb fui na Tania, essa lição é maravilhosa mesmo!!
    Ah vc continua sendo meu queridinho, aliás todos vocês que nos ajuda a esclarecer o UCEM!
    Adoro todos!!!
    Bjs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Duda. Olá, Nina. Obrigado por seus comentários. E obrigado por sua generosidade para com os meus.

    Lembram de uma música do Ivan Lins, que a Xuxa utilizou em seu programa infantil nas manhãs da Globo por muitos anos, e até a gravou, se não me engano?

    Começa assim... "Depende de nós, quem já foi ou ainda é criança, que acredita ou tem esperança, quem faz tudo pra um mundo melhor...", e termina dizendo: "Depende de nós, se este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá".

    É claro que, pelo que nos diz o UCEM, no que acredito, a vida vai sobreviver sempre, independente do que façamos, mas, neste mundo, é importante atentar para o "depende de nós". Pois, de fato, tudo depende de nós.

    Se acreditamos na ilusão que criamos o tempo todo, e com certeza acreditamos a maior parte do tempo, precisamos transformar o aparente pesadelo que vivemos no "sonho feliz", de que fala o Curso. E isso, sim, "depede de nós". De cada um, é claro.

    Obrigado mais uma vez por compartilharem.

    ResponderExcluir