sexta-feira, 31 de julho de 2009

Buscando reconhecer minha função

Neste dia 31, último dia deste mês de julho [já?], nossa lição é a de número 212. Revisamos com ela a ideia da lição 192, que nos diz: Tenho uma função que Deus quer que eu cumpra. E precisamos ficar atentos a tudo o que fazemos, a partir de nossos pensamentos, para que tudo se torne expressão de nosso amor à vida, expressão de nosso entendimento de nós mesmos como instrumentos do Amor de Deus, que nos cabe estender, para cumprir nossa própria função e semear a alegria perfeita, que é a Vontade de Deus para todos e cada um de nós.

Vamos, pois, nos valer da estrutura que o Curso oferece para este período de revisão a fim de tornar nossa prática mais eficaz, mais transformadora, mais capaz de nos colocar em contato com aquilo que somos de fato: filhos muito amados de Deus. Assim, praticamos:

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (192) Tenho uma função que Deus quer que eu cumpra.

Busco a função que me libertará de todas as vãs ilusões do mundo. Só a função que Deus me dá pode oferecer liberdade. É apenas isso que busco, e só aceitarei isso como meu.

Eu não sou um corpo. Eu sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

Parece-me, quer queiramos, quer não, que apenas a descoberta da função que nos cabe neste mundo vai ser capaz de nos pôr em contato a alegria perfeita, com a Vontade de Deus para nós. Tenhamos consciência disso ou não, não estamos, não conseguimos ficar em paz e nem a conseguiremos obter enquanto não nos rendermos à Vontade de Deus para nós. Isto é, enquanto não reconhecermos que a Vontade d'Ele e a nossa própria vontade - quando a buscamos lá nos mais íntimo de nós mesmos - são a mesma. Reconhecer esta vontade já é começar a cumprí-la. Já é começar a se libertar "de todas as vãs ilusões do mundo".

É a possibilidade disso que nossas práticas oferecem. Se nossa vigilância de nossos pensamentos nos der a capacidade de mudá-los para nos curarmos e, por consequência, ao mundo, estaremos salvos. E o mundo também. E teremos cumprido nossa função. E atendido à Vontade de Deus. Lembram-se da afirmação: "quando um for todos irão", ou: basta que um se salve para que todos sejam salvos? Isso não significa que já estamos todos salvos, conforme nos diz o livro? Ou acreditamos nisso, e passamos a agir, de fato, de acordo com aquilo em que acreditamos, ou estamos gastando nosso tempo, alimentando o sistema de pensamento do ego.

Um comentário:

  1. Mouss
    Hoje fiz a lição intensamente, fiquei bem leve e o dia foi surpreendentemente bom com muita paz. Realmente, tudo está dentro de nós!
    Te repassei um e-mail de uma amadíssima colega lá dos milagres (a Malu) que como diz o Rubem Alves, "aqueceu meu coração"
    Bj - Fique com Deus e obrigada!

    ResponderExcluir