sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Nome que elimina todas as ilusões

Neste dia 3 de julho, com a lição de número 184, vamos, de certa forma, repetir a lição de ontem, que nos lembrava do que somos verdadeiramente pela invocação de nosso próprio nome, que é o mesmo nome de Deus. A ideia de hoje, O Nome de Deus é minha herança, nos traz à consciência o fato de que, neste mundo, vivemos de símbolos. Isto é, inventamos nomes para tudo o que vemos, transformando cada coisa que vemos em uma entidade separada, que identificamos apenas com seu próprio nome. Com isto nós as separamos, e separamos a nós mesmos, da unidade.

Isso não é, de fato, o que existe. Não é o que a verdade é. Isso é apenas a essência do ensinamento do mundo, que se baseia apenas na ilusão. Mas pode servir de ponto de partida para outro tipo de aprendizado. Um que dê "intervalos diários nos quais o aprendizado do mundo se torne uma fase transitória; uma prisão da qual sais para a luz do sol e esqueces a escuridão". Um aprendizado que permita compreender "o Verbo, o Nome que Deus te deu; a única Identidade que todas as coisas compartilham; o único reconhecimento daquilo que é verdadeiro".

Aprendemos, assim, que "Deus não tem nenhum nome", mas que, apesar disso, "o Nome d'Ele vem a ser a lição final, segundo a qual todas as coisas são uma só". Uma lição na qual "todo o aprendizado termina, todos os nomes são unificados; todo o espaço é preenchido com o reflexo da verdade. Toda brecha é fechada e a separação curada". Aprendemos que "o Nome de Deus é a herança que Ele deu àqueles que escolheram o ensinamento do mundo para substituir o Céu". Por isso nossa pratica objetiva "permitir que nossas mentes [e todas as mentes, com elas] aceitem o que Deus [nos] deu".

Deste modo, apesar de utilizarmos "um nome diferente para cada percepção de um aspecto do Filho de Deus, entendemos que eles têm só um Nome". O que Ele lhes deu. E é este Nome que vamos usar para a prática. Para que, por Seu uso, todas as separações desapareçam. Para tanto nos valemos da seguinte prece:

Pai, nosso Nome é o Teu. N'Ele estamos unidos a todas as coisas vivas e a Ti Que és seu único Criador. Aquilo que fizemos e que chamamos com muitos nomes diferentes é apenas uma sombra que tentamos lançar sobre Tua Própria realidade. E estamos felizes e gratos porque estávamos errados. Damos a Ti todos os nossos erros, para que possamos ser absolvidos de todos os efeitos que nossos erros pareciam ter. E aceitamos a verdade que Tu dás, em lugar de cada um deles. Teu Nome é nossa salvação e saída para o que fizemos. Teu Nome nos reúne na unidade que é nossa herança e paz. Amém.

3 comentários:

  1. Oi,
    Passei por aqui para ler a lição e te deixar um beijo...
    Fique com Deus e um ótimo final de semana!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mouss Tbém fiz a lição e o blog ajudou a clareá-la, como sempre! Obrigadíssima!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Duda, Nina, obrigado por compartilharem, marcando sua presença constantemente.

    ResponderExcluir