sábado, 11 de julho de 2009

Aceitando a função de perdoar o mundo

A ideia da lição 192, Tenho uma função que Deus quer que eu cumpra, deste dia 11 de julho, vem nos relembrar de algumas das lições que praticamos no início do ano e põe seu foco mais uma vez no ponto central do ensinamento de Jesus no mundo. O ponto central do ensinamento deste Curso também. O perdão.

É apenas por meio do perdão que posso ver o mundo de modo diferente. É apenas a partir do perdão que posso criar e construir um mundo curado. Um mundo livre. É apenas por intermédio do perdão que posso libertar o mundo, libertar meus irmãos todos e me libertar com eles.

O mundo só pode ser aprisionado pelo meu julgamento. Do mesmo modo, só meu julgamento me aprisiona e me prende ao mundo. Pois, conforme diz a lição de hoje, "o carcereiro não é livre, pois está preso juntamente com seu prisioneiro. Ele precisa garantir que o outro não escape e, assim, passa seu tempo a vigiá-lo. As barras que limitam o prisioneiro vêm a ser o mundo em que vive seu carcereiro junto com ele. E o caminho da liberdade para ambos depende da liberdade dele".

Isso só pode significar que apenas eu posso libertar o mundo, escolhendo não manter ninguém prisioneiro. Um escolha simples, que nem sempre é fácil de fazer, acostumado que estou a julgar tudo o que vejo, rotulando pessoas e coisas no mundo, de acordo com meu modo ego-equivocado de ver.

Nossa prática hoje pede que sejamos misericordiosos, pois o Filho de Deus merece nossa misericórdia. E é ele que nos pede que aceitemos agora o caminho para a liberdade, aceitando que nossa única função aqui na terra é perdoá-lo, para o aceitarmos de volta como a nossa própria Identidade. Pois ele é como Deus o criou. E nós somos também o que ele é.

Um comentário:

  1. Li no sábado logo cedo esta lição e fiquei embasbacada de tanto que ela é incrivelmente esclarecedora sobre o equívoco que (via EGO) cometemos ao não nos lembrarmos do perdão. Queria ter escrito logo, mas me atrapalhei e fiz questão de registrar aqui, mesmo atrasado.
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir