segunda-feira, 13 de julho de 2009

Exercendo o direito de ser o que somos

Clarice Lispector, numa crônica a respeito da qual já fiz várias referências, diz a certa altura: "se eu fosse eu daria tudo o que é meu, e confiaria o futuro ao futuro". O que ela quer dizer, e diz, entre outras coisas, é que no dia a dia, por falta de atenção e cuidado, não somos quem somos. Ou por distração, ou por medo do que os outros podem dizer ou pensar a nosso respeito. Ou, pior ainda, por medo daquilo que nós seríamos capazes de fazer se nos déssemos o direito de ser nós mesmos. Aliás, nossa grande preocupação a maior parte do tempo é a de só fazer o que pode ser visto e aceito pelo outro, ou outros. Como que negando-nos o direito de ser. Como que negando a nós mesmo, para entregar ao outro, ou outros, todo o poder de filhos, que herdamos do Próprio Deus.

Outra leitura da crônica de Clarice pode nos mostrar o que seria viver pela fé. Ou seja, se, de fato, tivéssemos fé e acreditássemos que "a vida tende a dar certo", basta que a deixemos seguir seu curso natural, seríamos capazes mesmo de dar tudo o que temos e confiar o futuro a Deus, pois com fé e com Ele só o presente importa. E é só no presente que podemos ser quem somos.

Assim, a lição 194, deste dia 13 de julho, nos convida a entregar o curso de nossa vida a Deus, confiando que, com Ele, não há nada a temer, não há nada que nos possa faltar e nada que nos possa ameaçar, quer no presente, quer no futuro. Por isso nossa prática deve ser a de confiar a Deus nosso futuro, certos de que Ele reserva para nós todo o amor, toda a alegria e toda a felicidade que um pai extremamente amoroso pode reservar a seu filho amado. E é esta a ideia que exercitamos hoje: Entrego o futuro nas Mãos de Deus.

3 comentários:

  1. Oi,
    Engraçado a Nina estava lendo agora um texto para mim que fala justamente sobre as máscaras que usamos para disfarçamos e agirmos conforme a "situação" é isso mesmo que fazemos o tempo todo!!
    Ótima a lição de hoje, o mais sensato é entregar o futuro nas mãos de Deus!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, o UCEM, as lições, o teu comentário no blog, o debate no encontro continuam a "conversa" que estamos tendo.
    É maravilhoso!
    PS: Não consegui escrever no sábado e no domingo, mas comentei hoje lá nas datas, ok?
    Thanks!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Duda e Nina, por se manterem atentas às lições e por seus comentários de incentivo e apoio.
    É sempre bom saber que alguém aqui também nos ouve, mesmo com a certeza de que o Espírito Santo está sempre à disposição, e responde toda vez que precisamos de ajuda e reforço amoroso.
    Obrigado por compartilharem.

    ResponderExcluir