domingo, 1 de novembro de 2009

Para alcançar a paz que só Cristo dá

Neste dia 1º de novembro, as práticas com a ideia da lição 305 querem nos lembrar de uma paz de que nos esquecemos há muito tempo. Uma paz que está escondida em nós mesmos, mas que não podemos perceber ou experimentar, enquanto dermos ouvidos às ilusões com que o ego busca manter seu mundo e nos manter presos a ele. É essa paz que buscamos. É a paz que herdamos do Pai, e que poderemos alcançar sempre que abandonarmos a visão de mundo que o ego nos oferece e a substitirmos pela visão do Cristo.

Hoje praticamos buscar contato com essa paz, por meio da lição que se apresente assim:

Há uma paz que Cristo nos dá.

1. Aquele que utiliza apenas a visão de Cristo encontra uma paz tão profunda e serena, tão imperturbável e tão totalmente imutável, para a qual o mundo não tem nenhum equivalente. As comparações se calam diante dessa paz. E o mundo inteiro se afasta em silêncio quando essa paz o envolve e o traz suavemente à verdade, para não ser mais a morada do medo. Pois o amor chegou e curou o mundo ao lhe dar a paz de Cristo.

2. Pai, a paz de Cristo nos é dada porque é Tua Vontade que sejamos salvos. Ajuda-nos hoje a aceitar apenas Tua dádiva e a não julgá-la. Pois ela veio para nos salvar de nosso julgamento de nós mesmos.

4 comentários:

  1. ….
    Oi meus amados...
    Para vocês...

    Mais um trecho traduzido do livro " O Cristo Vivo ".
    Desta vez, traduzido por Cláudia Martinez,
    e enviado por Sergio Condé.

    Paul Ferrini –- The Living Christ - pgs. 94-100

    NO MUNDO, MAS NÃO DO MUNDO

    Paul: É possível viver sem tanto envolvimento em nossos próprios dramas ou nos dramas dos outros?

    Jesus: Sim, mas obviamente isso exige uma certa disciplina. Foi o que eu quis dizer quando falei que você precisava estar “ mundo”, mas não ser “do mundo”.

    Estar “no mundo” significa participar completamente da vida. Não ser “do mundo” significa não precisar tentar mudar nada que seja externo para encontrar sua paz, porque você sabe que sua paz está lá dentro. A paz é encontrada no coração, não no mundo.

    A sua paz não depende do que acontece com você. Depende de quem você é.

    Você pode lutar pelas coisas nas quais acredita, mas não se apegue a nenhum resultado em particular. Se o seu partido ganhar, fique agradecido, mas não comemore às custas do outro. Se o seu partido perder, fique triste, mas lembre-se que você é mais importante do que aquilo em que acredita, assim como também o são as pessoas do outro partido

    Conseguir que as coisas sejam do seu jeito não faz com que seja feliz. Se fizer, então a sua felicidade é uma coisa precária.

    Paul: Será que você pode falar um pouco mais sobre isso?

    Jesus: Todos nós pensamos que vamos ficar felizes assim que conseguirmos XYZ. XYZ pode ser um emprego, um relacionamento, dinheiro, prestígio, o que for. Mas daí, quando conseguimos o ZYX, descobrimos que não estamos felizes.
    Isso acontece porque a felicidade é um estado incondicional da consciência. Não depende de ter mais alguma coisa.
    Se você for uma pessoa feliz, o fato de não ter um emprego, não ter dinheiro, não ter um relacionamento não o deprimirá. Por outro lado, se você for uma pessoa infeliz pode ter todas
    essas coisas e se sentir machucado e deprimido.

    Paul: Parece que queremos o que não temos.

    Jesus: Bom, veja bem, querer e não ter são sinônimos. Se você tem, não quer nada. Se você é feliz, não vai lutar para ser feliz.

    Se comeu uma refeição farta, não está mais faminto. Não vai precisar sair por aí procurando por comida.

    Paul: Por acaso você está dizendo que o jantar está servido e que nós não queremos comer?

    Jesus: Sim. O que você precisa está bem na frente dos seus olhos. Se você acha defeito naquilo que tem, nunca será suficiente. Não terá como encontrar a sua beleza. Não terá como ser feliz, nem satisfeito.

    FAZENDO SEU PEDIDO ATRAVÉS DO CARDÁPIO

    Paul: Imagino que exista uma grande diferença entre o que queremos ou pensamos que queremos e o que precisamos.

    Jesus: Sim, existe. Por exemplo, se precisar de proteína e eu lhe der um peixe, isso certamente vai preencher a sua necessidade. Mas se não gostar de peixe, não será o que você quer. O que você precisa e o que quer não são
    smpre as mesmas coisas.

    Paul: Nem sempre gostamos do cardápio que a vida nos oferece, não é verdade?

    Jesus: Nem sempre, com certeza. E mesmo quando gosta, não há garantia de que a comida será feita de acordo com o seu gosto, nem servida de maneira que lhe agrade.

    Paul: Então, os nossos desejos são a causa de nosso sofrimento?

    Jesus: Não é que você não deva querer o que deseja, mas precisa perceber que nem sempre vai conseguir o que quer. Uma hora só tem peixe no cardápio, outra hora você pede frango mas ele chega queimado. Você vai ficar ofendido
    ou vai ser cordial? Quando a piada for em cima de você, vai rir ou sacar o revolver e atirar no garçom?
    .
    Continua...

    ResponderExcluir
  2. .
    Continuando...

    Paul: Essa é um escolha bem interessante.

    Jesus: Às vezes você precisa entender que “hoje não é o dia em que vou conseguir o que quero.” Então, quando o jantar queimar, o seu carro não pegar, quando perder uma reunião importante ou quando o bêbado da esquina rir de você, talvez você devesse rir também. Tem dias que não importa dar o melhor de si ou trabalhar o máximo que puder, não vai conseguir o que quer.

    Vai achar que é algo pessoal? Vai por a culpa em alguém? Ou vai perceber que as estrelas não estão favoráveis hoje e que não é um reflexo de você, nem de ninguém mais?

    Paul: Sim, você está certo. Tem pessoas que morrem de doenças raras e não é porque sejam más.

    Jesus: Não, elas não são más pessoas e nem você é mau porque seu frango chegou queimado. Você tem que lidar com a sua vida do jeito que ela é. Só porque quer que ela seja diferente, não significa que será.

    Paul: Existe alguma benção no sofrimento?

    Jesus: Existe benção em aceitar e lidar com a vida de maneira positiva, mesmo quando não for fácil. Existe benção em submeter-se às lições da vida.
    Mas eu não diria que existe benção no sofrimento, a menos que com sofrimento você esteja querendo dizer “permitir” que a vida siga seu curso.

    Paul: Foi isso que Jó fez?

    Jesus: Sim, Jó permitiu que a vida se revelasse. Ele ficou com ela, mesmo quando foi extremamente desagradável.
    Ele poderia ter culpado a Deus e se afastado dEle, poderia ter culpado a outros por seus problemas. Mas não fez
    isso. Ele se submeteu à vida e, no processo, sua fé foi grandemente testada.
    A história dele é a sua história também. De um jeito ou de outro, a vida raramente se apresenta do jeito que você quer. E a questão é: “como vivê-la?”

    Paul: Você quer dizer: “atiramos no garçom?”

    Jesus: Sim. Ou você percebe que o garçom está só fazendo seu trabalho e que não é culpa dele, tanto quanto não é sua?

    Paul: Bom, mas e o cozinheiro? Não é culpa dele que o frango queimou?

    Jesus: Bom, então vá até a cozinha e peça para converser com o cozinheiro. Não existem muitos cozinheiros que vão lhe dar uma resposta. A maioria deles
    vai apontar para outra pessoa e dizer: “foi culpa dele e não minha, foi ele que deixou a chama tão alta.” O máximo que isso vai produzir é um bode expiatório.

    O esforço e a energia que são necessários para conseguir estabelecer um culpado não valem à pena. Então, para quê? Melhor permitir que não seja um crime. Melhor rir, perdoar, dar o frango queimado para o cachorro. Felizmente ele não distingue se está queimado ou não, simplesmente come.

    Então, qual o tamanho da culpa do cozinheiro se ele acaba de alimentar o seu cachorro?

    Paul: Com certeza você tem talento para mostrar a melhor face frente à situação.

    Jesus: Bom, vou lhe mostrar duas faces. Uma é raivosa, histérica, vingativa.
    A outra é alegre, pacífica, amorosa. Qual você prefere?

    Paul (brincando): Prefiro a vingativa!

    Jesus: Muito engraçado.

    Paul: Bom, é que você faz tudo parecer tão simples e fácil. Mas não é fácil.

    Jesus: Quando você percebe a situação em sua verdadeira luz, é fácil escolher a paz. O duro é perceber corretamente.
    .
    Continua...

    ResponderExcluir
  3. .
    Continuando...

    A VERDADE É TRANSFORMACIONAL

    Paul: Você tem alguma sugestão de como perceber as coisas mais precisamente?

    Jesus: Primeiro você precisa ver o que quer ou o que espera que a situação seja. Veja o seu próprio investimento nela. Depois, deixe que seja o que for. Não se castigue por querer que seja diferente. Simplesmente veja qual é
    a sua expectativa e deixe que seja como é.

    Paul: Então, você aceita a situação e aceita que tinha expectativas que não se realizaram?

    Jesus: Sim. Você aceita a situação externa do que jeito que ela parecer ser. E aceita a situação interna com qualquer sentimento que aparecer: insatisfação, resistência ou frustração.

    Paul: Você olha com objetividade para fora e com honestidade para dentro.

    Jesus: Sim, a honestidade é essencial. Você vê que queria coisas diferentes e elas não são diferentes.

    Paul: O que é transformacional a respeito disso?

    Jesus: A verdade é sempre transformacional. Às vezes, quando você é honesto consigo mesmo, as situações externas mudam. Às vezes as situações externas
    continuam as mesmas, mas acontece uma mudança interna que lhe faz capaz de percebê-las diferentemente.

    Paul: Então, o objetivo primário é a honestidade: ver a situação do jeito
    que é?

    Jesus: A honestidade é o começo. Primeiro você vê as coisas como são e depois se abre para quaisquer verdades mais profundas que estejam presentes.
    Por exemplo, alguém sofre um acidente de carro. Primeiro, ele precisa encarar o que aconteceu, precisa de tratamento médico, massagem, fisioterapia. Depois, conforme for tomando conta de si mesmo, ele começa a ver que aquele acidente o fez capaz de diminuir de ritmo e entrar em maior
    sintonia consigo mesmo. Por aceitar e trabalhar com a situação do jeito que é, ele se sintoniza com seu significado interior. Ele percebe que não deve mais voltar ao seu antigo e estressado estilo de vida.

    Paul: Sempre existe esse significado interior por trás de todo evento ou circunstância em nossa vida?

    Jesus: Sim, o significado interior está sempre presente, mas isso não significa que você esteja pronto para reconhecê-lo. Abrir-se para a verdade a respeito de si mesmo e de sua experiência é um processo. Quanto mais você estiver disposto a aprender, mais a sua experiência se abrirá para você.

    Fiquem na Paz !
    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. Olá cheguei ontem a noite de Ilhabela, mas deixei para comentar hoje após ler as lições e comentários dos últimos dias, pois não acessei a internet lá na Ilha. Levei comigo as xerox das lições como faço diariamente, mas senti falta do blog.
    Vi que tem gente nova, que maravilha!! E li todos os textos e comentários. Maravilhosos, Obrigada, Moisés, Carmen e aos demais...
    Entrarei mais tarde para reler via blog a lição de hoje.
    Vou daqui há pouco ao cinema ver o Michael Jackson.
    Bjs

    ResponderExcluir