sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O "estado natural de todo Filho de Deus"

Comecemos agradecendo a volta da Duda aos comentários. Obrigado, Duda. É sempre um prazer saber que o objetivo do blogue, que é facilitar o acesso de todos às lições do UCEM, está sendo alcançado. Também há que agradecer a Nina por sua presença constante, por sua força, apoio e incentivo a que mais se manifestem, a que todos se manifestem cada vez mais para, juntos, chegarmos ao entendimento de que todos somos um só: o Filho de Deus, muito amado.

Neste dia 13 de novembro, sexta-feira, a lição de número 317 nos convida a praticar a ideia de que seguimos pelo caminho indicado por Deus. E, mais importante do que qualquer coisa, eu diria, é cada um de nós aprender e aceitar de coração que qualquer que seja o caminho que trilhamos, se encontramos nele a alegria de viver, a paz, a tranquilidade e a certeza de que nada nos pode ameaçar, estamos no caminho que Deus designou para nós. Caso não nos sintamos em casa, em paz, no caminho em que nos encontramos, podemos escolher novamente, pois, como diz o Curso, "a graça é o estado natural de todo Filho de Deus. Quando ele não está em estado de graça, está fora de seu ambiente natural e não funciona bem. (...) Um Filho de Deus só é feliz quando sabe que está em Deus".

É isso, então, que vamos praticar com a lição de hoje. Da seguinte forma:

Sigo pelo caminho que me foi designado.

1. Tenho um lugar específico a ocupar; um papel só para mim. A salvação espera até eu aceitar este papel como aquilo que escolho fazer. Até eu fazer esta escolha, sou escravo do tempo e do destino humano. Mas, quando eu, com boa vontade e alegria, seguir pelo caminho que o plano de meu Pai designou para eu seguir, então, reconhecerei que a salvação já está aqui, já foi dada a todos os meus irmãos e já é minha também.

2. Pai, é Teu caminho que escolho hoje. Escolho ir aonde ele me levar; escolho fazer aquilo que ele quer que eu faça. Teu caminho é inevitável e o fim é certo. A lembrança de Ti me espera lá. E todas as minhas tristezas terminam no Teu abraço, no abraço que Tu prometeste a Teu Filho, que pensou equivocadamente ter se perdido da proteção segura de Teus Braços amorosos.

3 comentários:

  1. Caros parceiros nesta empreitada da busca do novo conhecimento, muito interessante a licao de hoje.

    Possibilita uma grande reflexao.

    Cada um tem seu papel bem definido e esta definicao é uma escolha que fazemos o tempo todo.
    Idelizamos uma vida que nem sempre compreendemos e agora frente a este novo conhecimento ( que o curso nos da ), podemos perceber que somos de fato os protagonistas de nossa historia.

    Nao adianta imaginar que o outro é o causador de nossos dissabores, frustacoes e fracassos.
    Isso fizemos ate aqui, e de certa forma nos confortamos com a ideia de que o erro é do outro, mas ao mesmo tempo na medida que percebemos nossos equivocos, fica tambem mais eloquente nosso entendimento e assim a correcao da rota.

    O papel como diz o texto é só meu e assim nada acontece sem o meu consentimento.

    Temos ainda que considerar que nao existe erro, o que existe é o conceito de certo e errado que trazemos dentro de nossos pré-conceitos.

    Cabe a nos neste momento mudarmos a otica, facilitando o novo entendimento, o entendimento de que tudo que faco esta de fato de acordo com meu desejo e se acertar ou errar, vai contribuir para minha maior ou menor aproximacao com Deus.

    Entao me afasto de Deus? ele me determina como devo fazer? Nao, simplesmente nao me aproximo, mas nao me afasto. Neste momento estou paralisado, nao vou pra frente, nem pra tras.

    Se por outro lado estou na uniao com Deus, aceitando e entregando ao Espirito Santo minha duvidas e dificuldades.... o resultado vai ser surpreendente.

    A constatacao de que o entendimento de que se nao consigo, se tenho duvidas, devo entregar ao Espirito Santo, tera que ser um exercicio diario.

    Temos muita dificuldade em admitir que nao conseguiremos resolver determinada situacao, entao vamos na loucura de nossa onipotencia, sentenciando nossos passos, que nem sempre sao os que melhor nos beneficiaria.

    Se entregamos temos a oportunidade de exercitar a humildade de que o resultado nem sempre sera o que inicialmente imaginamos.

    Porem na medida que exercitamos esta experiencia de entrega podemos ser magicamente surpreendidos por resultados que nos aproximam mais de Deus, o que nem sempre teria sido nossa escolha.

    O caminho de Deus, tem seus misterios, exatamente porque Deus se revela em nos mesmos o que nem sempre conseguimos perceber, pois facilmente estamos na separacao.

    A entrega pressupoe que nao estejamos em separacao. Precisamos acreditar mais no poder que Deus nos deu, afinal de contas, filhos de Deus, que somos, e somos todos um unico filho de Deus, custa-nos crer que sejamos merecedores de tamanha generosidade.

    Deus é generoso nao porque é bonzinho e tem dó de nós, mas porque ele se realiza em nós, e nós nao percebemos.

    Cabe por isso a grande reflexao, se estou em Deus, estou feliz e esta felicidade transborda na medida que Deus é alegria, amor e a plena felicidade.

    Afinal de contas, buscamos o amor e no amor a felicidade.
    Deus é felicidade, Deus é a plenitude do amor, e se somos filhos de Deus, herdeiros desta felicidade, porque titubeamos tanto na entrega?

    A reflexao continua.

    Um grande abraco, depois de uma semana com apagao e tudo, que o fim de semana seja iluminado no coracao de cada um de nós e vai ser.... depende de cada um.... facil nao?

    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir
  2. Moisés. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa !!!
    Agora ao Cássio...
    Querido, querido, querido, queridíssimo...Só falo deste jeito porque SEI que a sua (nossa) amada Vanice entende.
    Benditos sejam vocês (casal maravilhoso) que a cada dia mais gosto de conviver (não posso falar das piadas do dia do apagão, rs...)
    Enfim, Cássio...
    VOCÊ SE SUPEROU, hein ???
    Lindo, lindo, lindo tudo o que você escreveu...É exatamente assim que me sinto e que me "parece"...todos sentimos de modo geral...
    Obrigadíssima e não demore tanto para comentar, ok?
    Bjs
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Querida Nina,
    Afora as piadas da noite do apagao, de restante tudo podemos comentar...rsrsrs!

    Nao enalteca meu ego, ela ja esta todo inflado com seus elogios, preciso fazer penitencia de 3 dias pra reparar...rsrsrs.....!
    E
    nfim que maravilha ter gostado...., somos responsaveis pelo que produzimos e nao é superacao, mas inspiracao do Espirito Santo....acreditamos ou nao, eis a questao.

    Portanto mais uma vez ele se manifestou em meu instante santo, somos eleitos para reproduzir seu sopro de sabedoria.

    Cabe a cada um de nos, prestar atencao, a luz vem e vai, cabe a nós sabermos percebe-la, senao...tudo se transforma num grande apagao e aí nao tem explicacao plausível que de conta...né nao?

    Como diz o Moisés.....facil assim!...beijos e obrigado por voce estar sempre presente aqui,sem falar do Moises,....estou me tornando fan.
    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir