sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O ego e seu sistema de pensamento

Ora, ora... parece-me que temos um caminho bastante promissor pela frente, pelo teor e qualidade dos comentários que as postagens têm recebido. Agradeço muito a todos pela "força", pelo incentivo e pela participação. Já estou pensando em como facilitar as práticas do próximo ano, esperando que possamos todos nós, e todos os que quiserem começar conosco, a partir do dia 1º de janeiro de 2010, dar início a um ano inteiro de mudança. Pela mudança individual e diária, que certamente vai marcar para sempre nossas vidas e as vidas de todos aqueles com quem convivemos. Que não sejamos apenas 50, mas muitos, muitos, e muitos mais, mesmo sabendo que basta um. Mesmo sabendo que somos todos um. Esperando, sim, que possamos exercitar esta unidade. Na prática.

Neste dia 27 de novembro, vamos começar a 12ª série de lições [da 331 até a 340]. Como não poderia deixar de ser, como sempre, em um momento bastante apropriado, em função das discussões e dúvidas que o assunto "ego" sempre provoca, o tema central, que dá unidade a esta série é: O que é o ego? Espero que nos próximos dez dias, antes das práticas, a leitura diária da introdução a estas dez novas lições possa servir de chave para nosso entendimento de como funcionam o ego e seu sistema de pensamento. Para compreendermos, tomara, qual é o propósito dele e aonde, de fato, ele quer nos levar. Para isso a série se apresenta de seguinte forma:

12. O que é o ego?

1. O ego é idolatria; o sinal do ser limitado e separado, nascido em um corpo, condenado a sofrer e a terminar sua vida na morte. Ele é a "vontade" que percebe a Vontade de Deus como inimiga e toma uma forma na qual ela [a Vontade de Deus] é negada. O ego é a "prova" de que a força é fraca e de que o amor é amedrontador, de que a vida é, na verdade, morte e de que só aquilo que contraria Deus é verdadeiro.

2. O ego é louco. Com medo, ele se põe além de Todos os lugares, separado do Todo, separado do Infinito. Em sua loucura, ele pensa ter se tornado um vitorioso sobre o Próprio Deus. E, em sua autonomia insuportável, ele "percebe" que a Vontade de Deus foi destruída. Ele sonha com castigo e treme diante das imagens em seus sonhos; seus inimigos, que buscam assassiná-lo antes de ele poder garantir sua segurança atacando-os.

3. O Filho de Deus não tem ego. O que ele pode saber da loucura e da morte de Deus, se habita n'Ele? O que pode saber da tristeza e do sofrimente, se vive na alegria eterna? O que ele pode saber do medo e do castigo, do pecado e da culpa, do ódio e do ataque, se tudo o que existe a sua volta é a paz perene, sem conflitos e imperturbada para sempre, no silêncio e na tranquilidade mais profundos?

4. Conhecer a realidade é não ver o ego e seus pensamentos, seus esforços, seus atos, suas leis e crenças, seus sonhos, suas esperanças, seus planos para a própria salvação e o custo que a crença nele cobra. O preço pela fé no ego, em termos de sofrimento, é tão imenso que a crucificação do Filho de Deus é oferecida diariamente em seu santuário sombrio, e o sangue tem de jorrar diante do altar em que seus seguidores doentios se preparam para morrer.

5. Porém, um único lírio de perdão transformará as trevas em luz; o altar às ilusões no santuário à Própria Vida. E a paz será devolvida para sempre às mentes santas que Deus criou como Seu Filho, Sua morada, Sua alegria, Seu amor, pertencendo inteiramente a Ele, um só com Ele totalmente.

*

Depois de nos familiarizarmos com o que o ensinamento diz a respeito do ego, estamos prontos para dar início às práticas desta série. Começamos com a lição 331, que nos oferece a continuação de nossa jornada rumo à "percepção verdadeira", aquela que nos dá o olhar do Espírito Santo. Ela começa assim:

Não há nenhum conflito, pois minha vontade é Tua.

1. Quão tolo, Pai, acreditar que Teu Filho pode causar sofrimento a si mesmo! Ele poderia fazer um plano para sua própria salvação e ser deixado sem uma forma segura de liberação? Tu me amas, Pai. Tu nunca poderias me deixar abandonado, para morrer em um mundo de dor e crueldade. Como pude pensar que o Amor abandonou a Si Mesmo? Não há nenhuma vontade exceto a Vontade do Amor. O medo é um sonho, e não existe nenhuma vontade que possa entrar em conflito com a Tua. O conflito é sono e a paz despertar. A morte é ilusão; a vida, verdade eterna. Não existe nenhuma oposição a Tua Vontade. Não existe nenhum conflito, pois minha vontade é Tua.

2. O perdão nos mostra que a Vontade de Deus é Uma Só e que nós a compartilhamos. Vamos olhar para as visões santas que o perdão nos mostra hoje, a fim de podermos encontrar a paz de Deus. Amém.

Um comentário:

  1. É impressionante o quanto depois de tantos anos lendo o mesmo texto, ainda assim relendo hoje "aqui no blog" esta explicação do que é o ego, me parece nunca ter lido antes e eu SEI que já li. Tomara Deus, que nossos colegas tão amados tenham lido e relido e prestado muita atenção, apesar de entender que o momento de compreensão de cada minúscula parte do UCEM é pessoal e intransferível, torço para que este dia de lição e do blog, traga a paz que é tão acessível quando deixamos de lutar contra o ensinamento.
    PS: Deixando claro que não é um estágio permanente, mas que facilita muito a vida, aqui, no mundo dos sentidos.
    Bjs a todos e obrigada!

    ResponderExcluir