quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Só podemos sacrificar ilusões

A lição 322, deste dia 18 de novembro, lida com o tema do sacrifício. E nos convida a refletir a respeito das coisas a que nos apegamos e que temos dificuldade de liberar. Ainda em razão da crença equivocada do ego que nos diz que perdemos aquilo que damos. Fundamentado apenas no sistema de pensamento do ego, este mundo ilusório em que aparentemente vivemos, quer nos tornar prisioneiros, impedindo-nos de ver a verdade, impedindo-nos de reconhecer a verdade a nosso próprio respeito.

Na verdade, de acordo com uma lição anterior, já aprendemos - ao menos intelectualmente - que tudo o que damos é a nós mesmos que damos. Da mesma forma, tudo o que recebemos nos pertence exatamente porque pertence a todos. Todos os dons que recebemos de Deus só fazem sentido se compartilhados. Por isso não existe motivo algum para se acreditar na possibilidade do sacrifício, sob qualquer forma. Tudo o que podemos sacrificar são as ilusões, que não servem para nada, a não ser para tentar esconder de nós a verdade.

Por isso, praticamos hoje do seguinte modo:

Só posso desistir do que nunca foi real.

1. Eu sacrifico ilusões; nada mais. E, à medida que as ilusões se vão, descubro as dádivas que elas tentavam esconder, esperando por mim em acolhida luminosa e prontas para me dar antigas mensagens de Deus. A lembrança de Deus habita em cada dádiva que eu recebo d'Ele. E cada sonho serve apenas para esconder o Ser que é o único Filho de Deus, à semelhança d'Ele Mesmo, O Santo Que ainda habita n'Ele para sempre, do mesmo modo que Ele ainda habita em mim.

2. Pai, todo sacrifício continua a ser eternamente inconcebível para Ti. E, por isso, eu não posso sacrificar nada exceto em sonhos. Uma vez que Tu me criaste, eu não posso desistir de nada do que Tu me deste. Aquilo que Tu não me deste não tem nenhuma realidade. Que perda posso prever exceto a perda do medo e a volta do amor a minha mente?

2 comentários:

  1. Queridíssimos
    S O C O R R O !!! Que linda lição esta de hoje, não? Ou será só a minha percepção naturalmente equivocada que vê assim?
    As meninas MARAVILHOSAS lá do outro lado do mundo nos mostram um quadro TÃO CLARO, me parece, que Deus está em nós e nos trovões que elas ouvem lá tão longe e que tão perto estamos todos de tudo. UAU! Parece que as palavras não vão conseguir traduzir o que sinto. Só quero mandar um grande abraço à Sania e à Cris. Vocês não fazem idéia do quanto é importante saber como se sentem aí do outro lado do mundo "dos sentidos" e com isto, estarmos juntos, "bem juntos" de vocês.
    Super obrigada pelo privilégio de nos permitir compartilhar um pouquinho da experiência de estar com vocês que estão tão longe e ao mesmo tempo tão perto de nós, que se não estou "alucinando", como fala o pessoal da neurolinguística, é o que mais se aproxima do meu entendimento de que "somos todos um".
    Viajei???
    Hein, Carmen?
    Hein, Cássio?
    Hein, Moisés?
    Hein, outros "mudinhos"?? rs...rs...

    ResponderExcluir
  2. oi Nina, se voce viajou nao, sei mas que foi bonito foi.....bom saber que conseguimos canalizar a atencao de tanta gente que aproveita a grande oportunidade que estamos tendo de procurar entender melhor o sentido das coisas.
    Pessoal do outro lado do mundo, que aqui fica tao proximo, bom saber que estao o tempo todo atentos e que o milagre de fato acontece quando estamos neste instante santo de felicidade.
    Nina, a viajem foi boa, continue assim.
    beijinhos querida.
    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir