terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aprender a entender e a perdoar a criação

Começamos hoje, com a lição 321, a 11ª série de exercícios desta segunda parte do Livro de Exercícios, que vamos finalizar com a lição 330. O tema central para esta série é a criação, que vamos aprender a entender e a perdoar. Vamos ao longo destes próximos dez dias aprender, para ter em mente a cada nova lição, o significado da criação para o ensinamento do UCEM. Assim, antes de cada uma das lições vamos dar uma passada de olhos e acrescentar a nossas práticas as ideias que esta introdução nos apresenta. Do seguinte modo:

11. O que é a criação?

1. A criação é o resultado de todos os Pensamentos de Deus, em número infinito e em todos os lugares sem qualquer limite. Só o amor cria, e só como a si mesmo. Não houve nenhum momento em que tudo o que ele criou não existisse. Tampouco haverá um momento em que qualquer coisa que ele criou sofra qualquer perda. Os Pensamentos de Deus são para todo o sempre exatamente como eram e da forma que são, imutáveis ao longo do tempo e depois que o tempo acabar.

2. Os Pensamentos de Deus recebem todo o poder que seu próprio Criador tem. Pois Ele quer acrescentar ao amor por meio de sua extensão. Desse modo, Seu Filho compartilha da criação e tem, por isso, de compartilhar do poder de criar. Aquilo que Deus quer que seja Um para sempre ainda será Um quando o tempo acabar; e não vai mudar ao longo de todo o tempo, continuando a ser como era antes que a ideia do tempo começasse.

3. A criação é o contrário de todas as ilusões, pois a criação é a verdade. A criação é o Filho santo de Deus, pois, na criação, a Vontade d'Ele está completa em todos os aspectos tornando cada parte continente do todo. Assegura-se que sua unicidade é íntegra para sempre; mantida eternamente em Sua Vontade santa, além de toda possibilidade de dano, de separação, imperfeição e de qualquer mancha em sua inocência.

4. Nós somos a criação; nós, os Filhos de Deus. Parecemos estar separados e não saber de nossa unidade eterna com Ele. Porém, por detrás de todas as nossas dúvidas, além de todos os nossos medos, ainda existe a certeza. Pois o amor permanece com todos os seus Pensamentos, sendo deles sua certeza. A memória de Deus está em nossas mentes santas, que conhecem sua unicidade e sua unidade com seu Criador. Que nossa função seja apenas a de permitir que essa memória volte, apenas para deixar que a Vontade de Deus seja feita na terra, apenas para sermos devolvidos à sanidade, e para sermos tão somente como Deus nos criou.

5. Nosso Pai nos chama. Ouvimos Sua Voz e perdoamos a criação em Nome de seu Criador, a Santidade em Si Mesma, Santidade Que Sua Própria criação compartilha; Santidade Que ainda é uma parte de nós.

*

Depois desta introdução, que unifica as próximas dez lições, a lição deste dia 17 de novembro, estendendo as ideias que praticamos nos últimos dias, se apresenta assim:

Pai, só em Ti está minha liberdade.

1. Não entendi o que me fez livre, nem o que minha liberdade é, nem onde procurar para encontrá-la. Pai, eu procurei em vão até que ouvi Tua Voz a me guiar. Agora não quero mais guiar a mim mesmo. Pois nem fiz nem entendi o modo de achar minha liberdade. Mas confio em Ti. Tu, Que me dotaste de minha liberdade como Teu Filho santo, não permanecerás perdido para mim. Tua Voz me guia e, finalmente, o caminho para Ti está aberto e livre para mim. Pai, só em Ti está minha liberdade. Pai, é minha vontade voltar.

2. Hoje respondemos pelo mundo, que será libertado conosco. Quão alegres ficamos por achar nossa liberdade pelo caminho inevitável estabelecido por nosso Pai. E quão certa é a salvação do mundo inteiro, quando aprendemos que nossa liberdade só pode ser encontrada em Deus.

3 comentários:

  1. Olá...
    Estive afastada por estes dias do blog, porque tive novamente aquela alergia que me suga completamente a energia e fiquei sem forças até para ligar o computador.
    Só consegui sair da cama e vir para o trabalho hoje ao meio dia.
    Li as postagens desde sábado e ri muito do comentário do Cássio sobre o meu. Eu adoro ler os comentários dos colegas. Pena que ninguém se manifestou por estes dias.
    Mas as lições e os teus comentários sobre elas, Moisés estão como sempre sensacionais e muito esclarecedoras. Quero relê-las novamente para fixá-las melhor no meu inconciente. Quem sabe com isto acabo descobrindo o que esta alergia que volta de tempos em tempos está querendo me mostrar que não tenho conseguido enxergar? Só sei que penso que QUERO DE VERDADE que ela SUMA para sempre, mas...como não sabemos de nada...
    Até mais tarde...
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola a todos,
    Andei sem internete por mais de uma semana, e sem condicoes de ir a cafes/lugares com" wireless", entao passei esse tempo sem ver o blog, mas aqui estou.
    Estamos na estacao das chuvas.Geralmente a tarde sempre temos "trovoadas", relampagos, e sempre fico estarrecida de felicidade, pois gosto muito de ouir o som vibrante dos trovoes, e ver toda aquela energia que sai do encontro "chocante" das nuvens, e outro dia assistindo esse " display" lindo da naturesa pensei ( ca com os meus botoes... agora ando sempre atenta ao que digo aos meus botoes), Sou como essa energia, esse relampago, forte, radianate, " que se espalha pela natureza, sou como essa energia, e so tomo verdadeira conscencia deste fato quando ha o encontro chocante das nuvens, pois eh nesse encontro aonde a contribuicao para a minha existencia se faz, e nese encontro chocante das nuvens aonde estam o meu aprendizado. As trovoadas se fazem necessarias para que eu Acorde Verdadeiramente para quem Sou.
    "Pai, so em Ti esta a minha liberdade"
    Bjs. Luz.
    Sania

    ResponderExcluir
  3. Oi gente, nao tenho tido muito tempo de me dedicar ao blog e as vezes a refletir sobre o texto que o Moisa coloca, mas sempre sigo no meu livro as licoes. Isso que a Sania coloca acima e a mai pura verdade, temos que ter trovoadas em nossa vida, para sabermos que nossa liberdade esta em Deus, pois se nele cremos temos forcas para tudo. Agradeco sempre ao UCEM por trazer a luz para minha vida e ensinar refletir nao com base no Ego, mas sim no sentimento divino, tendo sempre a paz e amor em meu coracao.
    Amor e paz para todos, Cris

    ResponderExcluir