quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Voltar à Identidade de Filhos de Deus

Eba, eba... mais gente comentando. Obrigado, Nina. Obrigado, Cassio [vanicer]. Obrigadíssimo, Dani. Espero que todos tenham aproveitado também a postagem de ontem e, principalmente, dado sua atenção à lição, juntamente com todo aquele texto introdutório. Que bom que vocês que vocês o acharam útil, que gostaram.

Ao começar a postagem de ontem, agradecendo a todos pelas manifestações. chamei a atenção para o entendimento da mensagem do Curso e para a aceitação do ensinamento, como formas de ver e construir um mundo melhor. Esqueci de reforçar a ideia de que a proposta do blogue, ao oferecer a possibilidade de fazermos os exercícios em conjunto, também é a de buscar esclarecer as dúvidas que eventualmente possamos ter a respeito de determinadas afirmações do Curso. Por isso, mais uma vez, muito obrigado a todos que se manifestam, com seus comentários, elogios, contribuições. E, ao mesmo tempo, meu pedido de que todos fiquem à vontade para questionar, perguntar e buscar esclarecer suas dúvidas a respeito de qualquer tópico relacionado ao ensinamento, cujo entendimento apresente dificuldades.

É claro que o melhor professor é e será sempre o Espírito Santo, mas enquanto ainda não conseguimos entrar em contato com Ele de forma natural, o blogue e o blogueiro - e, óbvio, espero, todos os seguidores - podem servir de alternativa. Aliás, lá bem no início de meu contato com o Curso, brinquei, num dos encontros, com a ideia de criar um site: o http://www.pergunteaoespiritosanto.edu.br/. E vejam só que, apesar de ele não existir, o computador o destaca como se ele fosse um site existente. A ideia era que o site pudesse resolver aquelas questões menores e mais práticas às quais o texto não se refere. E, claro, todas as questões que não somos capazes de resolver sozinhos. Mas a ideia não foi adiante. Ou foi?

Bem, enquanto o dito site não aparece, fiquemos, neste dia 26 de novembro, com a ideia da lição 320. A lição que põe fim a esta nossa décima-primeira série, nesta segunda parte do Livro de Exercícios. Lembram qual é tema que dá unidade a ela? O que é a criação? Tinham esquecido, não? Pois bem, a ideia para nossas práticas de hoje fecha de modo magistral a série, estendendo e complementando as ideias que praticamos nos últimos dias, guiando-nos luminosamente em direção à "percepção verdadeira", aquela que nos dá a paz e a alegria completas, na liberdade do reconhecimento de que somos Filhos de Deus. Aquela que é, como sabemos, o objetivo desta segunda parte do Livro de Exercícios.

Ela se apresenta assim:

Eu não me ferirei novamente hoje.

1. Vamos aceitar o perdão como nossa única função neste dia. Por que deveríamos atacar nossas mentes e lhes oferecer imagens de dor? Por que deveríamos ensinar a elas que são impotentes, se Deus lhes oferece Seu poder e Seu Amor e as convida a aceitarem o que já é delas? A mente que se tornou disposta a aceitar as dádivas de Deus é devolvida ao espírito, e estende sua liberdade e sua alegria, uma vez que a Vontade de Deus está unida a sua própria vontade. O Ser que Deus criou não pode pecar e, por isso, não pode sofrer. Vamos escolher que Ele seja nossa Identidade hoje e, dessa forma, escapar para sempre de todas as coisas que o sonho de medo parece nos oferecer.

2. Pai, Teu Filho não pode ser ferido. E, se pensamos sofrer, apenas deixamos de conhecer nossa Identidade una que compartilhamos Contigo. Queremos voltar a Ela hoje, para nos tornarmos livres de todos os nossos erros e para sermos salvos daquilo que pensávamos ser.

3 comentários:

  1. Gostei da ideia do site, quem sabe nao o ternemos uma realidade.

    Quanto ainda ao comentario do texto de ontem e o grande prefacio, nao resta duvida que serviu e serve para que todos, e principalmente os principiantes, sintam-se mais acolhidos e perdidos em seus devaneios, nao se sintam tao desprotegidos.

    É normal nos sentirmos um tanto perdido, o que nao impede de brigando com o ego, tentar desvendar os novos misterios com toda a carga que ate entao parecia tao obvia que nos tornamos meio irritadicos com as contradicoes de nossas conviccoes.

    Sendo assim, o Espirito Santo deve ser lembrado, como aquela instancia que nos acolhe e mostra o caminho, so precisamos saber ver.

    Um bom dia a todos, parabens Moises por estar sendo tao didatico, isso tambem é o resultado do Milagre.

    Um abraco.

    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir
  2. Moisés,
    Ontem não pude entrar no seu blog, mas hoje ao ler, fiquei muito feliz das extraordinárias lições.
    Compartilho a opinião de que todos devemos ler.
    obrigado Moisés e saiba que seus comentários "longos" são muito bem vindos.

    ResponderExcluir
  3. Moisés
    Queria ficar horas comentando, mas estou sem previsão de acabar um trabalho que deveria ter entregue ontem. Só que por conta de tudo que foi falado na terça, as tuas postagens dos últimos dias e a prática das lições, estou bem tranquila, na certeza de que entregarei no momento certo. Quero dizer ainda que o Cássio me emociona muito com seus comentários, a Carmen, a Sania e hoje também, o Heitor que ainda não tive o prazer de conhecer.
    Quero dizer que agradeço a todos, muito e sempre!!! Concordo com o Cássio e a Vanice que REALMENTE somos muito privilegiados, por termos este "tesouro" (UCEM) à nossa disposição Queria ter enviado um e-mail ao Roberto agradecendo pela terça, já que ele não tem conseguido acessar o blog e também dizer que estou com muita saudade do Salvador, Cilene, Beth e da Marcinha, Malu e de todos os outros nossos queridos colegas que não tenho tido contato ultimamente.
    PS: MUITO IMPORTANTE: Precisamos encontrar um jeito de fazer contato com nossos "queridos" lá da Clínica do Robert, a amadíssima Nalva e também nos preparar para um agradecimento especial ao pessoal lá do "Martins". (Digo agora, porque depois sabe-se lá se vou conseguir lembrar em tempo)
    Fiquem todos com Deus!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir