segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Para auto-avaliar o aprendizado

Comecemos nossa semana, para auto-avaliar o aprendizado, perguntando a nós mesmos: o que aprendi até agora, a partir dos exercícios que o Curso me oferece? Para, voltando-nos para o interior de nós mesmos, descobrir que sensações as práticas nos oferecem. Para perceber em nós mesmos se o mundo, e tudo o que vemos nele, do modo como pensamos ver, nos informa apenas ou nos afeta. Será que já aprendi a exercitar um modo diferente de olhar para o mundo [o que significa, na prática, criar um mundo diferente para ver]? Já aprendi que são meus pensamentos que criam minha realidade? E que posso escolher pensamentos novos sempre que meus pensamentos me afastam da paz e da alegria completas? Já aprendi que sou responsável pela salvação do mundo, porque o mundo só pode ser salvo se eu salvar a mim mesmo?

Creio que estas perguntas, e suas respostas, são mais do que suficientes como ponto de partida para as práticas que a lição 327 nos oferece neste dia 23 de novembro. Práticas de uma ideia que certamente vai servir para nos ajudar a responder às perguntas que lhes ofereço acima para a reflexão. Uma ideia que precisamos aprender, porque ela nos dá o melhor instrumento de que podemos dispor para mudar nosso modo de ver, de pensar e de, por consequência, criar. Uma ideia que se apresenta assim:

Só preciso chamar e Tu me responderás.

1. Não me é pedido para aceitar a salvação com base em uma fé insustentável. Pois Deus garante que Ele ouvirá meu chamado e que Ele Mesmo me responderá. Deixa apenas que eu aprenda de minha experiência que isso é verdadeiro e a fé n'Ele tem de vir a mim com certeza. Essa é a fé que irá durar e que me levará ainda mais longe pela estrada que conduz a Ele. Pois, desse modo, terei certeza de que Ele não me abandona e de que ainda me ama, e de que apenas espera meu chamado para me dar toda a ajuda de que preciso para chegar até Ele.

2. Pai, eu Te agradeço porque Tuas promessas, se eu simplesmente testá-las, nunca falharão em minha experiência. Permite que eu, portanto, tente testá-las e que não as julgue. Teu Verbo é um só Contigo. Tu dás o meio a partir do qual a convicção vem e a certeza por meio da qual se ganha, enfim, Teu Amor duradouro.

2 comentários:

  1. Ola,
    Moises obrigada por comecar a licao 327 com essas perguntas, super validas para colocarmos em foco o nosso aprendizado, a nossa aceitacao.
    Como diz a expresaao " you have hit the nail in the head !!!"

    " So preciso chamar e Tu me responderas."
    Bjs. Luz
    Sania

    ResponderExcluir
  2. Moisés
    Auto avaliando o aprendizado, sem julgamento de valor sobre acertos ou equívocos, acho que tenho ido bem, graças a TUDO, ou seja a todas as experiências, aqui no mundo da dualidade ditas "boas ou ruíns". Acredito que um dos GRANDES fatores para isto é que num dia "bom" ou num "ruím", a lição me coloca no "foco" e o blog super, hiper reforça, por mais que o ego queira dominar. Portanto, acho que ao criar o hábito de ler o blog, consigo neutralizar mais a cada dia o poder maléfico do ego na minha vida e/ou no meu cotidiano, ou seja, consigo aceitar a expiação ( o desfazer do erro / o ME perdoar) quando ele desembesta e toma o controle. Me perdôo mais facilmente e sigo em frente!
    Por isso...
    UM TRILHÃO DE VEZES...O B R I G A D A !!!!!!!!

    ResponderExcluir