quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Lembremo-nos de ser normais!

Ora, ora, vivas... Quanta gente se manifestando... Obrigado a todos. Continuem, por favor. Acho que esta é a ideia. Quanto mais buscarmos manifestar nosso entendimento, nossa aceitação da mensagem e do ensinamento do Curso, tanto mais colaboraremos para a construção de um mundo no qual seja possível viver "o sonho feliz". Abandonado de uma vez por todas o aparente pesadelo que o sistema de pensamento do ego nos convida a construir, a partir da crença na separação.

Da leitura feita em grupo no encontro de ontem, O "herói" sonho [T-27.VIII] - obrigado, Roberto -, vem mais uma vez a questão da necessidade do ego, de sua existência. Como tratá-lo? Ele é real? Ele não existe? Como tratar das coisas deste "mundo" em que aparentemente vivemos? Como lidar com o sistema de pensamento do ego, responsável, de acordo com o Curso, por todas as ilusões, por todos os auto-enganos?

Talvez, espero, nos seja de ajuda ouvir o que nos dizem Kenneth Wapnick e Richard Smoley, ambos conhecedores do Curso desde sua publicação, no texto do livro de D. Patrick Miller acerca do UCEM e de sua história.

Kenneth Wapnick diz que "uma das principais percepções equivocadas a surgir entre os estudantes do Curso é o 'conceito de que ouvir o Espírito Santo seja a coisa mais fácil do mundo - que uma breve meditação seja todo o necessário para conseguir que o Espírito Santo nos diga o que fazer. Mas a razão da existência do Curso, como um todo, é ajudar-nos a remover a interferência que bloqueia o Espírito Santo. Essa interferência é grande, e livrar-se dela não é tão simples. O ego não vai se dissolver imediatamente só porque você começa a pensar que quer que ele se dissolva'".

Para Richard Smoley, "as lições do Livro de Exercícios, como a [de] número 97, 'Eu sou espírito', e a [de] número 199, 'Eu não sou um corpo. Eu sou livre.', podem estimular os estudantes do Curso à perda de 'Uma firme ancoragem no físico... Frequentemente sentimos nos estudantes do Curso a falta de um alicerce firme, uma qualidade etérea ou sonhadora que talvez seja agradável ao convívio, mas [que] também pode representar um beco sem saída, espiritualmente falando'".

A essa qualidade, a que se refere Smoley, Wapnick diz identificar "como uma tendência entre os principiantes", dizendo ser "verdade que muitos dos estudantes recém-chegados ao Curso costumam ser sonhadores e visionários. Um amigo meu os chama de 'malucos-beleza'.".. E, continua, "Frequentemente constato que é preciso recomendar às pessoas: Não se esqueçam de ser normais. Os estudantes [novos, inexperientes e ingênuos] podem acabar achando que não precisam trancar a porta à noite, pois o Curso lhes diz que confiem; podem cancelar o seguro, porque o Curso diz que não planejem o futuro; e podem se sentir culpados quando espirram, porque o Curso diz que 'a doença é uma defesa contra a verdade'. Daí eu precisar lembrá-los de serem normais. Naturalmente, que sejam solidários com alguém que está doente. Que não comecem a fazer sermão sobre o fato de a doença ser uma defesa".

Kenneth diz mais: "O que as pessoas costumam fazer é negar o ponto em que se encontram, ou procuram reinterpretar seu comportamento atual dentro das linhas intelectuais do Curso, em vez de se modificarem segundo a orientação interna. O Curso não nos pede que neguemos nossos sentimentos e experiências - de fato, ele faz exatamente o contrário. Ele diz que devemos olhar claramente para nossos sentimentos, a fim de 'trazê-los à verdade'. Não se pode fazer isto sem fazer aquilo, sem se estar plenamente consciente do que sentimos".

Patrick Miller continua: "Sem dúvida, a tendência a negar os próprios defeitos e contradições e a fugir às verdades incômodas é uma expressão universal da condição humana" e não é exclusiva dos estudantes do Curso, "mas é claro que alguns estudantes exploram como novos mecanismos de negação as ideias do Curso acerca do perdão e da natureza ilusória do mundo". Entretanto, de acordo com o que ele diz, recorrer à negação e à fuga é fugir a algumas das "diretrizes explícitas do Curso", tais como:

A honestidade não se aplica apenas ao que dizes. O termo, na verdade, significa coerência. Não há nada que digas que contradiga o que pensas ou fazes; nenhum pensamento contraria qualquer outro pensamento; nenhum ato trai tua palavra; e nenhuma palavra deixa de estar de acordo com outra. Esses são os verdadeiramente honestos. Eles não estão em conflito consigo mesmos em nenhum nível. Por isso é impossível para eles entrar em conflito com alguém ou com alguma coisa... O conflito é o resultado inevitável do auto-engano, e auto- engano é desonestidade. [M-4.II.1:4-9...2:4]

Cada pensamento que queres manter oculto corta a comunicação, porque queres que seja assim. É impossível reconhecer a comunicação perfeita enquanto cortar a comunicação tiver valor para ti. Pergunta a ti mesmo com honestidade: "Eu quero ter comunicação perfeita e estou totalmente disposto a abandonar para sempre tudo o que a atrapalha?" Se a resposta for não, então, a boa vontade do Espírito Santo para dá-la a ti não é suficiente para fazê-la tua, pois não estás pronto para compartilhá-la com Ele.
... Não serás capaz de aceitar a comunicação perfeita enquanto quiseres escondê-la de ti mesmo. Porque aquilo que queres esconder permanece escondido de ti. [T-15.IV.8:1-4...9:6-7]

Dito isto, juntamente com um pedido de desculpas por uma introdução tão longa - apesar de necessária -, vamos à lição 329, para este dia 25 de novembro. Uma lição que deve servir, tomara sirva, para nos ajudar a reconhecer que só há uma escolha a ser feita, se quisermos, de verdade, ser felizes. Praticamos, pois, assim:

Eu já escolhi aquilo que Tu queres.

1. Pai, pensei que me desviava de Tua Vontade, que a desafiava, que quebrava suas leis e interpunha uma segunda vontade mais poderosa do que a Tua. Todavia, o que sou, na verdade, é apenas a Tua Vontade, estendida e se estendendo. Sou isto e isto nunca vai mudar. Da mesma forma que Tu és Um, eu também sou um Contigo. E isto eu escolhi na minha criação, quando minha vontade se tornou uma só com a Tua para sempre. Essa escolha foi feita para toda a eternidade. Ela não pode mudar para ficar em oposição a si mesma. Pai, minha vontade é a Tua. E eu estou seguro, tranquilo e sereno, em alegria infinita, porque é Tua Vontade que seja assim.

2. Hoje aceitaremos nossa união uns com os outros e com nossa Fonte. Não temos nenhuma vontade separada da d'Ele e somos todos um porque todos nós compartilhamos a Vontade d'Ele. A partir dela reconhecemos que somos um só. A partir dela encontramos, enfim, nosso caminho para Deus.

4 comentários:

  1. Moisés
    Esta introdução não tem nada de longa e é absolutamente fundamental que TODOS leiam. É o que, ao meu ver, mais esclarece sobre todas as discussões nos grupos de estudo do UCEM.
    Como ninguém se manifestou ainda, vou falar com vários colegas amanhã e caso não tenham lido vou copiar e colar e enviar por e-mail para eles.
    M A R A V I L H O S O !!! Acho que precisamos todos ler e reler um trilhão de vezes se necessário for, pois acho que acaba com um montão de questionamentos que em nada contribuem e só servem como justificas que damos para continuar no auto engano e mantermos a tendência de QUERER continuar vivendo sob o jugo do ego.
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quis dizer "justificativas"...

    ResponderExcluir
  3. Parabens Moises, pois este comentario de hoje vai entrar nos anais deste blog. Faco votos que todos imprimam e releiam muitas vezes, ate entenderem perfeitamente o que significa entrar nesta aventura que e o Curso em Milagres.... eu ja imprimi.
    ( Lembrar que Nina ja tinha sugerido, com muita propriedade )

    Muito oportuno todo o esclarecimento, pois como somos normais, ou procuramos ser, quando nos aventuramos num processo tao viceral, tao complexo e reconstrutivo. temos a imediata sensacao de que ja compreendemos tudo e sendo assim, frente aos nossos pregressos conhecimentos, imeditamente, sem os devidos creditos do novo conhecimento, nos aventuramos a palpitar, a elucidar o desconhecido.

    Logico que patinamos, escorregamos e ficamos putos da vida com a indignacao que nos assola por nao conseguirmos compreender o novo, que imaginamos a principio nao damos a devida importancia de que sem o treino, sem a dedicacao e determinacao, o conhecimento deste novo novo, nao se estabelece de imediato.

    Bem disse a Nina, nao nos iludamos que antes de dois anos de estudo persistente, poucos mudancas de fato conseguiremos na compreensao do sentido do novo.

    Isso nao quer dizer que todo entendimento que conseguirmos,nao vai fazer uma tremenda diferenca.

    De minha parte posso garantir que a escolha do Curso em Milagres, embora tenha se dado por acaso, ( normalmente todos temos nossa historia de acaso) , como nao existe o acaso, entao tenho de acreditar que foi o inicio do meu milagre, foi um acaso que me deu muito conhecimento e consequente mudanca de atitude frente a tudo que julgava saber: sobre a vida, a psicologia, sobre as pessoas e naturalmente sobre Deus.

    Nao podemos deixar de ser o que somos, pois so assim nos reconhecemos, portanto os cuidados, as preocupacoes, os sentimentos de desejo, tanto de amor quanto de raiva continarao aparecendo, e cabe a cada um procurar fazer a releitura do que o tal do ego, produz em nossa vida.

    Brigamos com este ego, mas o adulamos, e por isso fica tao dificil abandonar a direcao que o ego nos mostra.

    Por outro lado na medida que vamos nos alicercando no novo conhecimento e na medida que conseguirmos viver como o amor faria, tudo fica mais facil e assim podemos conseguir domar este ego safado e impertinente, possibilitando uma vida mais feliz em Deus, que e o amor.

    Para quem queria fazer um pequeno comentario antes de dormir, acho que muito me alonguei, porem o entusiasmo de escrever e de contribuir para a compreensao do novo ensinamento, me entusiasma e encanta, as ideias fluem em profusao.

    Muito bom poder ter este espaco e muito bom poder contribuir para que o conhecimento e o aprendizado seja constante.

    Assim, como um estudante do curso primario, toda contribuicao sempre e bem vinda, por isso estou aqui.

    Principiante do Curso em Milagres que com os ajustes poderei tambem chegar ao pleno conhecimento e felicidade, que e o que enfim todos buscamos.

    A certeza de que na uniao, seremos felizes, na separacao, continuaremos a nadar em circulo e nao chegaremos nunca a lugar nenhum.

    Privilegiados somos por podermos aqui neste porto seguro, encontrar a ancora que nos aporta e da seguranca.

    A seguranca de que estamos no caminho certo.

    Nos, em Deus, somos alegres e felizes em seu amor.

    Um abraco a todos

    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir
  4. Oi Moisa
    muito esclarecedor o texto q vc postol aqui.
    Me fez lembrar de uma frase da Anna Sharp que diz:

    "Estou disposta a dar-me atencao, fazer esforco e assumir responsabilidade sobre mim mesma."

    Enfim, acho q e isso nao esconder as coisas mas sim supera-las, perdoa-las...para assim ter a sensacao de bem resolvida e livre para receber o Espirito santo, embora ele esteja sempre la mas creio q precisamos realmente assumir nossa vida com amor e responsabilidade.
    E um desafio constante talvez leve muito tempo mas o bom disso tudo e q temos todo tempo do mundo pq somos imortais.
    Concluindo, me abraco a mim e minhas memorias, meu passado e tudo mais com amor para perdoar a mim mesma e me livrar da culpa da ilusao e assim expandir minha alegria de viver na realidade sabendo q Espirito Santo sempre esta conosco.

    Meio vago o comentario espero q tenha passado a vcs o meu entendimento.

    bjo grande
    Dani

    ResponderExcluir