quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aprender a "sacrificar" o medo, a ilusão

Neste dia 19 de novembro, a lição 323 vai nos ensinar que "sacrifício" temos de fazer, para ter de volta a lembrança de Deus, para viver a alegria e a paz completas, que são a Vontade d'Ele para cada um de nós, seus filhos amados. Vamos, pois, aprender com alegria a desistir de todos os sofrimentos, de todas as sensações de perda e de tristeza. E abandonar para sempre quaisquer dúvidas, medos, partes apenas da ilusão, abraçando a certeza de que o Espírito Santo de Deus, e apenas Ele, sabe o que é melhor para nós mesmos.

Para tanto, praticamos assim:

Faço o "sacrifício" do medo com alegria.

1. Eis aqui o único "sacrifício" que Tu pedes a Teu Filho amado: pedes que ele desista de todo o sofrimento, de toda a sensação de perda e de tristeza, de toda ansiedade e dúvida e permita que Teu Amor venha se derramar livremente em sua consciência, curando-o da dor e lhe dando Tua Própria alegria eterna. É este o "sacrifício" que Tu me pedes e ele é um que faço com prazer; o único "custo" do reconhecimento de Tua memória em mim, para a salvação do mundo.

2. E, quando pagamos a dívida que temos para com a verdade - uma dívida que é apenas o abandonar dos auto-enganos e das imagens que adorávamos falsamente -, a verdade volta para nós em completude e na alegria. Não somos mais enganados. O amor volta a nossa consciência agora. E estamos em paz mais uma vez, pois o medo se foi e só o amor permanece.

4 comentários:

  1. Ola, a todos
    Nina, linda... eh isso mesmo,quando leio uma licao, uma parte do testo, os comentarios, outros ensinamentos, que ME tocam, fico neste estado " de nao palavras", e acredito que eh isso, eh o Espirito Santo, a nossa conexcao com a Consciencia, o Divino em nos, eh algo tao forte que se usarmos palavras; ou melhor nao ha necessidade de descrevermos o que sentimos, o importante eh sentir. ( o nosso vocabulario nao tem palavras para descrever a magnitude do nosso aprendizado, do nosso acordar)
    Imagino que somos como frascos de perfume, cada frasco com sua forma, tamanho, qualidades,marcas diferentes que guardam a "essencia", estamos separados pela "forma", pelos vidros, se retirarmos essa ilusao do corpo fisico ( se abandonamos o auto-enganos) podemos apreciar, sentir, ver a essencia. A essencia se "funde".
    Osho, faz essa pergunta.
    O Oceano; e uma gota d'agua cai no oceano, essa gota d'gua continua sendo uma gota d'gua ou ela passa a ser o oceano?
    E se retirarnos essa gota d'agua do oceano? Ela muda a sua essencia ou so toma a forma que lhe for condicionada?
    ...
    "Your inner soul, my friend, is surrounded with solitude and seclusion. Were it not for this solitude and this seclusion you would not be you and I would not be I. If were not for this solitude and seclusion, I would, if I hear your voice, think myself to be speaking; yet, if I saw your face, I would imagine that I were looking into a mirror." Kahlil Gibran
    ( desculpas nao fiz traducao, porque sei que, eu nao faria justica ao testo)
    Eh com prazer que faco esse " sacrificio". a cada passo me desfaco destas " camadas" de ilusoes que " crieie". Procurando ter a visao de Cristo em todos os momentos desta caminhada.
    " Faco o " sacrificio" do medo com alegria."
    Bjs. luz.
    Sania

    ResponderExcluir
  2. *
    Olá meus queridos, deste continente e de outros, já que aqui, essas dimensões deixam de existir, nos deixando mais próximos da nossa verdadeira condicão de Uma única Mente. Nos conectando num só propósito.O lado bom da internet...

    Essa licao, assim como a anterior, parece concentrar várias licões de todo o livro, que é nada mais, nada menos, que abandonar o medo, mas creio que, o nosso ''apego'' a ele, parece ser seu grande aliado.

    Pode parecer um tanto absurdo dizer que não "queremos" nos livrar dele, mas parece-me ser a pricipal dificuldade que encontramos ao buscarmos a nossa salvacão, pela troca do medo pelo amor.

    Esse medo, parece ter se tornado nossa maior referëncia de se estar "vivo". E perde-lo, pode parecer ter que perder essa referëncia que temos da suposta vida.

    Não nos damos conta de como esse apego ao medo está entranhado em nós. Sofremos por tantas causas aparentes, mas a causa de todo e qualquer sofrimento, é apenas um, esse medo, do qual nos enganamos nos dizendo de que queremos nos livrar, mas que no fundo, ainda é ele que nos
    "sustenta" em nossa ilusão de vida.

    Por isso creio, que aprender a entrega-lo, pode parecer meio dificil, ou meio incompreensível, porque não conhecemos outra referëncia de vida, a não ser essa cheia de medos, que mesmo nos maltratando, parece-me que nos deixa um "medo" de perde-lo.
    Sim, Medo de perder o medo.
    Continua...

    ResponderExcluir
  3. Continuando...

    Sei que pode parecer contraditório, e claro que o é, já que o medo por si só já é contraditório em sua própria insanidade, e que nela tenta de tudo para se protejer,mas ainda, mesmo incoscientemente é ele que nos move por aqui.

    Ao contrário do amor, que conhecemos ou experimentamos tão pouco, e que toda a referëncia que temos dele, também é na maioria das situacões, ilusória. O amor das trocas, eu me dou a vocë, e vocë se dá a mim, ou quando não, o amor das histórias de milagres maravilhosos,
    baseados em expressões desse amor divino, mas que parecem acontecer só com os "outros", mas nunca comigo !!!

    Por isso nos parece um "sacrifíco" danado, nos livrarmos do medo. Embora Jesus tenha usado esse termo, sacrifício, que não tem nada a ver com essa interpretacão que normalmente damos a ele, mas que acaba se tornando em nossas mentes egóicas, esse, o sacrifío do pesar.

    Por isso a necessidade de entregarmos ao ES. a causa de todo esse medo, primeiro porque só Ele, realmente conhece essa causa e como dissipa-la, e segundo, porque é exatamente o contrário do que imaginamos, ao que Jesus nos pede, que seja um sacrifício, mas cheio de alegria e sem nenhum peso.
    Aliás, em todo o curso nos é sugerido sempre, que não precisamos fazer nenhum esforco.

    Não sei se me fiz entender, mas em virtude de já ter "ouvido" de alguns irmãos que precisam fazer um sacrifío danado, para se livrarem de seus medos, achei que essa colocacão talvez pudesse vir a ser de alguma ajuda.

    Muitas bencãos a todos...
    Carmen

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal
    Finalmente consegui parar hoje, véspera de feriado (em São Paulo) para escrever no blog.
    Moisés,quero te contar que passei um dia exatamente neste estado que descreves no teu comentário antes da lição, ou seja, aprendendo com alegria a desistir do sofrimento. Foi tão bom !!! Obrigada !
    Cássio, meu querido amigo, obrigada por ser tão amoroso comigo. Sou muito grata a Deus, por ter conhecido você e a nossa linda e maravilhosa Vanice!
    Sania, querida, querida, querida !!! Lindo tudo o que você falou. Realmente na maioria das vezes as palavras não conseguem descrever o sentimento. E até que enfim Dona Carmen, a senhora resolveu voltar a escrever...Demorou...rs...mas é isto tudo mesmo.
    Preciso e quero dizer que AMO MUITO todos vocês e agradecê-los (principalmente ao Moisés) por este canal tão importante na troca e ajuda mútua para a prática desta busca em ficarmos atentos ao imenso poder que ELE nos dá, para escolhermos a paz, a alegria ao invés da dor, o amor ao invés do medo.
    Esta troca através dos comentários é sempre muito esclarecedora.
    Fiquem com Deus !!!
    Muita luz a todos !!!
    Bjs

    ResponderExcluir