sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Para seguir no caminho para Deus

A lição 324, cuja ideia praticamos neste dia 20 de novembro, nos traz de volta à condição verdadeira de Filhos de Deus, que seguem a orientação de seu Pai. Conforme já disse em uma das lições anteriores, citando o livro Graça e Coragem, de Ken Wilber, "o principal ato de vontade não é o esforço, mas o consentimento". Isto é, precisamos aprender a não dar ouvidos ao orgulho que o ego nos aconselha e a ouvir a Voz por Deus, aprendendo com isso a seguir apenas na direção que certamente vai nos levar de volta para casa, ao nos devolver àquilo que somos verdadeiramente.

Não precisamos conduzir, pois não sabemos, de fato, o caminho. Assim, a lição de hoje nos convida a praticar a ideia de seguir. Da seguinte maneira:

Eu sigo apenas, pois não quero conduzir.

1. Pai, Tu és Aquele Que me deu o plano para minha salvação. Tu estabeleceste o caminho que devo seguir, o papel que devo assumir e todos os passos do caminho designado para mim. Eu não posso me perder. Só posso escolher vagar por algum tempo e depois voltar. Tua Voz amorosa sempre vai me chamar de volta e guiar meus pés corretamente. Todos os meus irmãos podem seguir pelo caminho que lhes indico. No entanto, eu apenas sigo o caminho que leva a Ti, conforme Tu me orientas e queres que eu siga.

2. Sigamos, pois, Aquele Que conhece o caminho. Não precisamos esperar e não podemos nos perder de Sua Mão amorosa exceto por um instante. Caminhamos juntos, pois O seguimos. E é Ele Que torna certo o final e assegura uma volta segura para casa.

3 comentários:

  1. Ah Moisés, esta lição é mto dificil de entender. Como posso só seguir se não sei identificar quando é só ele que guia...
    mtas x estou a ser guida pelos meus pensamentos, e não por Ele.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Welwitschia, desculpe-me a demora a responder. Espero que você volte a esta lição para ver se o que digo faz sentido. E espero que sirva para esclarecer e facilitar o entendimento da lição.

    Na verdade, voltando a citar Ken Wilber, de um outro livro chamado O Espectro da Consciência, sabemos que estamos olhando para o mundo de forma correta quando o que vemos apenas nos informa. Isto é, não julgamos. Quando o que vemos nos afeta, é sinal de que precisamos mudar nosso modo de ver.

    Tudo o que podemos fazer, quando tomamos consciência de que somos espíritos, é seguir, ou seja, entregar ao Espírito Santo todas as nossas decisões. Se ainda buscamos controlar as coisas, guiados por nossos próprios pensamentos, acreditando que temos a resposta para qualquer coisa que seja, ainda estamos a acreditar na separação. Ainda nos imaginamos capazes de conduzir.

    Para identificar se estamos seguindo Aquele Que conhece o caminho, basta nos voltarmos para dentro e examinar o que resulta de nossas ações. É a paz perfeita? É a alegria perfeita? É a certeza de que tudo está absolutamente certo da forma exata como se apresenta? Se nos sentimos assim é porque estamos abertos à Voz por Deus. Se não...

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Moisés!

    Percebi mto melhor agr. E nem de propósito, o teu esclarecimento chegou num dia e numa hora, em que eu estava tristonha e a interrogar algumas coisas que rodeiam. Estava a pensar que havia coisas a não bater certo. Com o teu comentário vou tentar fazer o exercicio de olhar para dentro e ver. Sei que o que me incomoda é a visa~o que eu tenho, e a falsa ilusão de querer manipular.
    Um beijo

    ResponderExcluir