terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quem precisa do primeiro lugar?

A lição 328, para este dia 24 de novembro, nos leva de volta a algo a que já me referi antes e que é sempre bom lembrar, para voltar a atenção de modo correto a tudo o que nos cerca sem a intromissão do ego. Para não nos rendermos ao modo de ver dele. Este algo é o que o Curso diz em algum ponto em relação a nossa dependência de Deus. Isto é, o livro afirma que, enquanto não reconhecermos nossa total e completa dependência de Deus, não vamos ser capazes de achar - e de viver - a paz e a alegria completas. Não vamos alcançar a realização da Vontade de Deus para todos e cada um de nós.

Isso é, no mínimo, um ultraje para a vontade do ego, para sua onipotência. Daí a necessidade da prática diária, para reduzir ao mínimo possível e, quem sabe, para se chegar até a anular a influência dos pensamentos de separação que o ego nos oferece. Vejamos, então, como vai se dar nossa prática hoje.

Escolho o segundo lugar para ganhar o primeiro.

1. Aquilo que parece ser o segundo lugar é o primeiro, pois todas as coisas que vemos estão de cabeça para baixo até escutarmos a Voz por Deus. Parece que só ganharemos autonomia por meio de nossa luta para sermos separados e que nossa independência do restante da criação de Deus é o modo pelo qual se alcança a salvação. Porém, tudo o que encontramos é doença, sofrimento, e perda e morte. Não é isso que nosso Pai deseja para nós, nem existe nenhum segundo [lugar] para a Vontade d'Ele. Unir-se à [Vontade] d'Ele é apenas achar nossa própria [vontade]. E, uma vez que nossa vontade é a d'Ele, é a Ele que temos de ir para reconhecer nossa vontade.

2. Não há nenhuma vontade a não ser a Tua. E fico contente de que nada do que imagino contradiga aquilo que Tu queres que eu seja. É Tua Vontade que eu esteja completamente seguro, eternamente em paz. E compartilho alegremente essa Vontade que Tu, meu Pai, me deste como parte de mim.

5 comentários:

  1. Meu queridíssimo Moisés...
    Que maravilha esse texto anterior sobre as perguntas que podemos nos fazer para nos direcionarmos de uma melhor forma...

    Que cointribuição a sua a todos nós, por esse espaço que criou, por sua disposição em extender a nossa salvação e por sua dedicação, o que tem lhe tornado um professor hábil, amoroso e disponível pela sua vontade, a nos ensinar tudo o que aprende.
    Só posso lhe deixar aqui, mais esta vez, por mim e tenho certeza, que por todos, o meu muito obrigada, por existir, em nós.

    Muitas Bençãos, a todos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por suas palavras, Carmen, querida.

    Na verdade, não faço nada além de buscar chamar a atenção de todos - a minha em particular - os que acessam este espaço para as perguntas que precisamos nos fazer a todo instante.Principalmente quando o que vivemos não é a experiência da alegria e da paz perfeitas, a Vontade de Deus para nós. Aquilo a que a Anna Sharp se refere normalmente como "o sonho feliz".

    E é claro que os exercícios, de um modo muito peculiar, são os principais portadores da mensagem que todos precisamos receber, ouvir, entender e aceitar para aprender como criar a experiência da paz e da alegria neste mundo, enquanto durar nossa passagem por este mundo de sonhos.

    Super obrigado por seu carinho e atenção ao compartilhar conosco suas experiências e seu entendimento.

    ResponderExcluir
  3. Caros,
    Realmente o texto de hoje é pra entrar em orbita.
    Tentando refletir sobre a licao de hoje porem, o que parece complicado é no entanto muito simples.

    Nossa briga é em decorrencia do ego estar sempre de plantao, querendo fazer crer que a separacao é que nos leva a felicidade e a plena realizacao.

    A busca do primeiro lugar é uma constante e nosso ego se encanta com os que estao em primeiro lugar e nos afronta mostrando que tambem podemos ser os primeiros e que so isso interessa. ( temos verdadeiro desprezo pelo Segundo lugar )

    Como bem diz Moises em suas observacoes, tudo que vemos o fazemos de forma distorcida e so vamos encontrar sentido em nossa otica, na medida que observando atentamente, conseguirmos identificar a voz de Deus.

    Mas, como identificamos a vontade de Deus, como podemos saber se estamos em plenitude? Simplesmente estando em comunhao que é o oposto da separacao.

    A vontade de Deus é unica e portanto nao existe o generico nesta acao, existe so a vontade de Deus, que se traduz em nossa propria vontade e estando na uniao, nossa vontade é Deus, e portanto nele reconhecemos nosso amor, o verdadeiro amor que é Deus.

    O que ocorre é que resistimos em entender esta verdade, de que ao constatar que somos filhos de Deus, nao associamos a isso nossa divindade.

    Como provamos que somos filhos de Deus?....nao tem como duvidar, mas duvidamos e por isso fica tao dificil a entrega.

    A separacao fica mais simpatico ao ego, pois da uma sensacao de que " sou mas quem nao é" rsrsrs.... é ai que nos perdemos.....sou mas só sou na medida que estou em uniao com a vontade de Deus, ai sou na plenitude, e se sou na plenitude sou a propria vontade de Deus.

    Portanto, bom lembrar que a todo instante, em todas as situacoes só vou acertar se estiver em amor, no amor como eu faria?

    Se nos fizermos esta pergunta em todos os momentos que tivermos duvida, com certeza temos toda probabilidade de acerto.

    Tudo conspira para o bem e tudo conspira em favor do bem.

    Com estas reflexoes tenho conviccao que mais facil fica compreendermos porque o primeiro lugar nao passa do ego iludindo o iludido.

    Um grande abraco.

    Cassio dos Reis

    ResponderExcluir
  4. Ola a Todos,
    Quem nos trouxe aqui? Quem fez o chamado? Quem responde a esse chamado?
    A nossa mente divina!!
    A nossa Aceitacao de que somos um so com Deus e em Deus. Aqui estamos retirando mais uma das camada das ilusoes terriveis que " criamos" ( Que Deus eata LA e que eu estou aqui, e que precisamos provar para esse deus que esta " la" que somos merecedores de sua atencao previlegiada aqui, para podermos ser recompensados um dia ).
    "...pois todas as coisas que vemos estavao de cabeca para baixo ATE escutarmos a VOZ POR DEUS..."
    A minha Aceitacao me liberta. Antes eu estava dormindo...
    " Escolho o segundo lugar para ganhar o primeiro"
    Bjs. Luz
    Sania

    ResponderExcluir
  5. UAU !!!!!!!!!!!!!!
    Estes nossos colegas estão Di + + + !!!!!!!!!
    Sem comentários, hoje !!!
    Vou comentar amanhã, ou seja, como já passou da meia noite, então é hoje mais tarde !!
    Quero reler tudo denovo antes de comentar.
    E ao professor...MUITO OBRIGADA MAIS UMA VEZ E DUAS E TRÊS...
    Bjs

    ResponderExcluir