sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A ideia fundamental para a salvação

Antes de nos dedicarmos às práticas da ideia que o Curso nos oferece com a lição de hoje, convido-os a todos a darmos as boas vindas ao Roberto Gaensly, a quem citei aqui outro dia. Um estudante aplicado do UCEM, que se junta a nós. É um prazer tê-lo aqui entre nós. Torcemos para que seus comentários enriqueçam nossas práticas, encorajem todos a emitirem seus comentários também e iluminem ainda mais o caminho que percorremos para encontrar a luz, que é o que somos, em última instância. Para podermos oferecê-la sempre mais ao mundo todo.

A lição 247, deste dia 4 de setembro, nos põe em contato com a ideia fundamental para a salvação. A ideia cuja prática é vital para nosso encontro com aquilo que somos todos, a ideia que nos aponta o caminho de nossa própria luz e nos conduz mais rapidamente por ele, para a libertação de todos os auto-enganos e de todas as ilusões deste mundo. Mundo este que é o tema central desta série de exercícios e objeto de nossas reflexões.

Ela se apresenta assim:

Sem perdão, ainda serei cego.

1. O pecado é o símbolo do ataque. Vê-o em qualquer lugar e eu sofrerei. Pois o perdão é o único meio pelo qual a visão de Cristo vem a mim. Que eu aceite o que a visão d'Ele me apresenta como a pura verdade, para eu ficar completamente curado. Irmão, vem e me deixa olhar para ti. Tua graça reflete a minha. Tua inocência é minha. Tu estás perdoado e eu estou contigo.

2. É assim que quero olhar para todos hoje. Meus irmãos são Teus Filhos. Tua Paternidade os criou e os deu todos a mim como parte de Ti e também de meu próprio Ser. Eu Te louvo hoje por meio deles e, desse modo, espero reconhecer meu Ser neste dia.

3 comentários:

  1. Espelho, espelho meu, existe algum reflexo mais perfeito que o meu ???
    Não.. nenhum, nem mais perfeito, nem mais imperfeito, dado ao fato de que somos todos da mesma Fonte de Perfeição, o mesmo ser, no Cristo todo Perfeito, O Filho do Pai mais que Perfeito.

    E assim devemos aprender a " nos vêr" e a vêr igualmente a todos os nossos irmãos. Como ainda nos "percebemos" cheios de defeitos, carências, falhas, incapacidades e ou feiruras, porque continuamos a nos vêr com os olhos do corpo, continuamos tranferindo o que "crêmos vêr" em nós e no nosso " mundo particular" recheado de crenças infundadas pela sua irralidade e a sofrer com elas.
    E passamos dessa forma a refletir essa falsa visão em tudo e em todos, até para nos aliviarmos da nossa própria responsabilidade sobre a idéia dessas nossas "ilusões" que criamos em relação a nós mesmos.

    Mas para isso, nos foi dada a grande dádiva,a da Visão do Cristo, através do nosso querido Espírito Santo,a quem podemos entregar nossos equívocos para a devida correção de todas essas nossas ilusões, sobre nós mesmos ou sobre o mundo que pensamos como "nosso".

    E na simples escolha da entrega de toda correcão ao E.S., e se quisermos acrescentar à isso, e apenas se quisermos, porque isso não nos é exigido, ir também exercitando diariamente nosso olhar interno, cheios de boa vontade, poderemos cada vez mais, ir mudando o "foco" de nosso falso vêr, para um vêr mais "iluminado", até a verdadeira visão.

    E repetindo... esse caminho só se dará pelo perdão, por si mesmo, à tudo e à todos, trocando quaquer idéia de ataque/defesa pela única verdade, a de que somos apenas um só ser, e que qualquer cura que queiramos em " nosso falso mundo" só será possível, nos "curando" em nós mesmos por esse perdão.

    Para isso, podemos como mais um simples exercício, passar a agradecer por todos os irmãos que cruzam nosso caminho, se paresentando da forma que fôr, "bonzinhos ou malzinhos", pela oportunidade que eles nos dão de nos mostrarem ou "espelharem" o que temos em nós mesmos para ser corrigido.

    Nada pode nos auxiliar mais em nossa aparente limitacão, do que nosso irmão em nosso processo de cura. Pois cada um deles, não são mais do que o "eu mesmo", extendido em nossa mente separada, escolhendo "o junto comigo", na mesma mente e na mesma visão equivocada.

    Então...
    Hoje, quero ver apenas a Ti, Pai, em mim, em tudo e em todos, na Tua Paz, Beleza, Amor e Perfeição.
    Hoje, Me peço perdão, por ter me apartado de Ti,
    E me entrego em plena fé ao Teu Amor, que sempre foi meu, para que nele, eu também possa "vencer" este mundo, para a minha salvação.

    ResponderExcluir
  2. E ao nosso querido Roberto... um ressoante Bem vindo, a mais este ponto de encontro e aprendizado, ao qual agradeço imensamente ao nosso igualmente querido Moisés, por mais essa valiosa oportunidade que criou para nós.

    Meu sempre obrigada, Moisés...ou Mouss
    (adorei o Mouss...rsss)

    Carmen.

    ResponderExcluir
  3. AMADÍSSIMOS!
    Mouss,Carmen,Roberto!
    Tenho tanto a dizer sobre esta lição e os comentários, que se for começar vai virar um livro, rs...
    Por isso só vou dizer:
    O B R I G A D A!!!!!!!!
    Bom feriadão a todos e muitos beijos...

    ResponderExcluir