segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Aprendendo a perdoar as ilusões

Antes de falar da ideia da lição 257, deste dia 14 de setembro, vamos aproveitar alguns pensamentos de dois escritores que dizem a mesma coisa em obras diferentes, em momentos diferentes e de modos diferentes. Pensamentos que podem nos levar a pensar de forma mais profunda a respeito da unidade, da verdade, a respeito das ilusões que aparentemente vemos e construímos no mundo e a respeito do que somos, na verdade. Vale salientar que ambos dizem coisas que têm a ver com aquilo que é central no ensinamento do UCEM e que servem para mostrar de forma clara que não há como julgar qualquer coisa neste mundo. Tudo é apenas parte da experiência que escolhemos viver.

Do primeiro, Guimarães Rosa, dois momentos do livro Grande Sertão: Veredas. Num, ele diz, pela voz do jagunço Riobaldo que "perdoar é sempre o justo e o certo..." Em seguida, Riobaldo reflete: "Tem horas em que penso que a gente carecia, de repente, de acordar de uma espécie de encanto. As pessoas, e as coisas, não são de verdade".

O segundo adotou o nome de Wei Wu Wei para escrever e é aparentemente desconhecido no Brasil, apesar de sua obra ser uma reflexão a respeito da verdade do que somos e tratar dos ensinamentos espirituais que herdamos e das formas como eles se apresentam tanto no Oriente quanto no Ocidente. Diz ele, em um de seus livros, que "todas as 'coisas' e todos os sentimentos são apenas interpretações, e interpretações não podem ser reais em nenhum sentido". E ainda: "Se isso for entendido com discernimento, torna-se claro que apenas a mente existe, que ela é uma não-entidade impessoal, e que quem quer que esteja ciente disso é isso e nada mais".

Dito isto, vamos à lição que, hoje, nos convida a lembrar de nosso propósito, da seguinte forma:

Que eu lembre qual é meu propósito.

1. Se eu esquecer minha meta, só posso ficar confuso, incerto do que sou e, deste modo, ser incongruente em minhas ações. Ninguém pode servir bem a metas contraditórias. Tampouco pode atuar sem uma angústia profunda e uma enorme depressão. Vamos nos decidir, portanto, a lembrar daquilo que queremos hoje, para podermos unificar nossos pensamentos e ações de forma significativa e alcançar somente aquilo que Deus quer que alcancemos hoje.

2. Pai, o perdão é o meio que Tu escolheste para nossa salvação. Não nos esqueçamos hoje de que não podemos ter nenhuma vontade a não ser a Tua. E de que, por isso, nosso propósito também tem de ser o Teu, se quisermos alcançar a paz que Tu desejas para nós.

Um comentário:

  1. UAU! Que lindo!! Tenho uma inveja "saudável" destes seres humanos tão iluminados, tão antes do UCEM e que bom que "te temos" para nos lembrar disso (quem já conhece)ou nos ajudar a conhecê-los.
    A lição de hoje é maravilhosa!
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir