sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Aprender o silêncio

Uma música que aprendi na Igreja [Católica], à época em que frequentava regularmente as missas, dizia o seguinte: "Faça silêncio em seu coração, pois o Senhor lhe quer falar". Acho que era cantada antes das leituras da Bíblia, que se fazem em algum momento da celebração. E é disto, do silêncio, que trata a lição 254, deste dia 11 de setembro. Uma das maiores dificuldades que temos. Aparentemente gostamos do barulho, da algazarra, da confusão. Sentimo-nos seguros nela. Ela nos continuar a fingir que nos sentimos felizes e que estamos, de fato, fazendo tudo aquilo que gostaríamos de fazer. Estamos?

O fato é que adoramos ouvir nossa própria voz. O ego não quer parar de falar. Não quer ouvir. E nos leva a confundir o silêncio com a interrompução da fala por alguns momentos, com parar de fazer algum barulho. Isto é até relativamente fácil para quase todos nós. Para quase todos os egos. Mas o silêncio necessário para se ouvir a Voz por Deus é de outro tipo. É de um tipo que exige atenção total, que abre espaço e cria um vazio para que Deus Se torne presente. É o silêncio que nos devolve à Unidade e nos preenche da alegria perfeita, da felicidade plena e da paz que dura para sempre.

É deste tipo de silêncio que nossas práticas tratam hoje. Da seguinte forma:

Que todas as vozes, exceto A de Deus, se calem em mim.

1. Pai, hoje quero ouvir só Tua Voz. Quero vir a Ti no silêncio mais profundo, para ouvir Tua Voz e receber Teu Verbo. Não tenho nenhuma prece senão esta: venho a Ti para Te pedir a verdade. E a verdade é apenas Tua Vontade, que quero compartilhar Contigo hoje.

2. Hoje não permitiremos que nenhum pensamento do ego guie nossas palavras ou ações. Quando tais pensamentos ocorrerem, daremos um passo atrás suavemente e olharemos para eles e, em seguida, os abandonaremos. Não queremos o que eles trazem consigo. E, por isso, não escolhemos mantê-los. Agora eles estão em silêncio. E, na quietude abençoada por Seu Amor, Deus fala conosco e nos fala a respeito de nossa vontade, uma vez que escolhemos nos lembrar d'Ele.

Post Scriptum: Apenas para completar a ideia que a lição de ontem trouxe, ocorreu-me ainda, bem mais tarde, após a postagem, que poderíamos traduzir a ideia central para as práticas com a frase: Meu Ser é o senhor do universo.

2 comentários:

  1. Que engraçado, eu preciso do silêncio, eu sinto falta do silêncio, inlcusive ontem eu estava em um dia assim em que precisava de silêncio, acho que antecipei a lição de hoje.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hoje deu tudo certo. Logo cedo consegui fazer a lição e a meditação, ou seja, silenciar todos os ruídos exceto a Voz por Deus! Foi ótimo! Um dia muito bom!
    Thanks
    Bjs

    ResponderExcluir