sábado, 12 de setembro de 2009

Aprender a perceber e a escolher

Logo no início de seu livro Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa diz algo que pode dar muito o que pensar. E que, acho, pode nos levar a manter a decisão que a ideia da lição 255, deste dia 12 de setembro, nos convida a tomar. A escolha que o Curso nos oferece, e convida a fazer: a de passar um dia em perfeita paz. O que diz Guimarães Rosa?

Diz o seguinte [e lembrem-se de que o que ele diz se refere a este mundo, ao mundo da percepção e das formas, o mundo que construímos e criamos com nossos pensamentos, e que, sabemos, não passa de uma grande ilusão]: "E é e não é... Tudo é e não é... Quase todo mais grave criminoso feroz, sempre é muito bom marido, bom filho, bom pai, e é bom amigo-de-seus-amigos! Sei desses. Só que tem os depois - e Deus junto."

"E Deus junto"! Outro escritor diz que "não é função de Deus criar, ou não criar, as situações ou funções de nossas vidas. Ele nos criou a Sua imagem e semelhança. Nós - cada um de nós a seu jeito - criamos o resto, com o poder que Ele nos dá. Deus criou o processo da vida e a própria vida como os conhecemos. Mas nos deu o livre arbítrio para fazer da vida o que queremos". Ou, nas palavras de Ramana Maharshi, "uma vez que os seres colhem os frutos de suas ações [ou preces] segundo as leis de Deus, a responsabilidade é deles, não de Deus".

Lembram-se da lição de dois dias atrás, sobre o poder e a responsabilidade que temos como senhores do universo? Este poder e esta responsabilidade nos permitem, pois, escolher viver o que a lição de hoje nos convida a praticar. Da seguinte forma:

Escolho passar este dia em perfeita paz.

1. Não me parece que eu posso escolher ter apenas paz hoje. E, não obstante, meu Deus me garante que Seu Filho é como Ele Mesmo. Que neste dia eu tenha fé n'Aquele Que diz que eu sou Filho de Deus. E permita que a paz que escolho para ser minha hoje testemunhe a verdade daquilo que Ele diz. O Filho de Deus não poder ter nenhuma preocupação e tem de permanecer na paz do Céu para sempre. Em Nome d'Ele, eu dedico este dia de hoje a encontrar aquilo que meu Pai quer para mim, aceitando-o como meu e o oferecendo a todos os Filhos de meu Pai junto comigo.

2. E, assim, meu Pai, quero passar este dia Contigo. Teu Filho não Te esqueceu. A paz que Tu deste a Ele ainda está em sua mente e e lá que eu escolho passar o dia de hoje.

Um comentário:

  1. Essa paz tão desejada...as vezes se instala aquí dentro....as vezes...se esconde de mim...Tenho que aprender a buscar sem esforço....ou deixa-la entrar naturalmente.....sem resistências...
    Como é bom prestar atenção nestes detalhes....Obrigada....

    ResponderExcluir