quinta-feira, 3 de setembro de 2009

É preciso ensinar o que se quer aprender

Neste dia 3 de setembro, na lição 246, a ideia para as práticas é aquela que permite vislumbrar a possibilidade de um mundo de paz, um mundo fundado no amor. Um mundo, é claro, que tem de ser construído primeiro dentro de cada um de nós.

Aproveitando o comentário à lição de ontem feito pela Cristiane, pedindo paz para nós e para o mundo inteiro, uma vez que o exercício se referia à paz de Deus, que carregamos conosco aonde quer que formos, eu sugeriria que voltássemos nossa atenção para o capítulo 6 do livro, AS LIÇÕES DO AMOR, que nos diz com todas as letras: "para ter paz, ensina a paz para aprendê-la".

Isto é, só podemos viver e aprender aquilo que ensinamos. Assim, enquanto não descobrirmos, cultivarmos e alimentarmos apenas sentimentos de paz em nós mesmos, viveremos conflitos e experimentaremos aquilo a que o Curso chama de "a confusão entre dor e alegria". E continuaremos a construir ilusão sobre a ilusão, afastando-nos da verdade, e de nós mesmos, mantendo a crença na separação.

E a lição de hoje nos ajuda a dar um passo na direção de ensinar e aprender a paz, porque nos convida a aprender a amar Pai e Filho. Da seguinte forma:

Amar meu Pai é amar Seu Filho.

1. Que eu não pense que posso achar o caminho para Deus, se tiver ódio em meu coração. Que eu não tente ferir o Filho de Deus e pensar que posso conhecer seu Pai ou meu Ser. Que eu não deixe de me reconhecer e ainda acredite que minha consciência pode conter meu Pai, ou minha mente conceber todo o amor que meu Pai sente por mim, e todo o amor que retribuo a Ele.

2. Aceitarei o caminho que Tu escolheres para chegar a Ti, meu Pai. Pois ao fazê-lo serei bem sucedido, porque esta é Tua Vontade. E quero reconhecer que aquilo que Tu queres é também o que eu quero, e só isso. E, por isso, escolho amar Teu Filho. Amém.

3 comentários:

  1. Sou o Amor de Deus manisfestado. Fui criado pela Sua Vontade de expandi-lo. Sou Seu Amor em plena expansão. E esse Amor espera para ser reconhecido e expandido, através de mim pela minha consciência D'Ele no meu ser, e pela minha vontade, de também expandi-lo através de meus irmãos, feitos no mesmo Amor, na sua intríseca Unicidade, da qual esquecemos nesse sonho insano.
    E só existe um caminho para o reconhecimento e o retorno à essa unididade do amor dentro desse sonho de separação, que é através do perdão. O único capaz desse milagre. Por isso escolho o perdão, pois só nele, posso reconhecer o amor. Então, peço perdão e ofereço milagres.

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Por isso que o UCEM diz que somos todos alunos e professores ao mesmo tempo e que o professor aprende ao ensinar.
    Estou gostando de aprender e na medida do possível, "com atos e amor", ensinar...
    Um passinho de cada vez...
    Já te falei que disse à Carmen que ela está "proibida" de demorar tanto para escrever no blog, não? Pois é...O comentário dela só reforça o que eu disse.
    À Cris (estrada) e aos queridos colegas que na maioria da vezes acompanham o blog, mas nem sempre comentam, um grande beijo e vamos sim, "trabalhar" interiormente, que é só onde podemos, pela PAZ!
    Obrigada! Mouss...por tudo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma verdade mesmo, somos professores e alunos o tempo todo.
    Apenas sabemos que realmente aprendemos quando conseguimos ensinar, você sabe que realmente aprendeu quando você refletir sobre o erro e conseguir ensinar o que aprendeu, a partir daí você não erra mais, não pelo menos no que aprendeu.
    Bjs
    Bjs

    ResponderExcluir