quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Isso não precisa ser assim

Muito proveitoso e esclarecedor nosso encontro de ontem. Ou só eu penso assim? É preciso, antes de mais nada, agradecer à Carmen, nossa colega, que, com sua contribuição e comentários ao exercício de ontem no blogue e com sua reflexão acerca dos últimos encontros, trouxe à luz alguns pontos a respeito dos quais precisamos aprofundar nossa própria reflexão. Individualmente, dia a dia, para, quem sabe, nalgum momento repartir com todos as conclusões a que chegamos. Ou não. O que nos parecer melhor.

É claro que ainda estamos todos, ou quase todos, eu diria, praticamente o tempo todo cercados, quando não inteiramente imersos, ou até mesmo esmagados, por situações advindas do mundo criado pelo sistema de pensamento do ego. Mas, como o ensinamento nos diz, isso não precisa ser assim. Os encontros semanais e o blogue, ou os exercícios diários, têm de - e podem, se decidirmos assim - ser para nós uma oportunidade para o recolhimento, para o afastamento temporário daquele sistema e daquelas situações. Uma oportunidade para nos voltarmos para nós mesmos, deixando de lado o julgamento que o ego faz deste mundo em que pensamos viver, e que ainda não nos pôs em contato com a alegria perfeita, com a Vontade de Deus para nós.

Creio estar bastante claro que esta oportunidade vai depender de abandonarmos as resistências que o ego oferece ao se perceber ameaçado. Precisamos também ficar muito atentos ao fato de que, apesar de os símbolos de que nos valemos para falar de um mundo diferente daquele que o sistema de pensamento do ego cria estarem sempre sujeitos à controvérsia, a interpretações, parece-me claro também que só podemos falar desse mundo diferente, do mundo que queremos, utilizando símbolos. Pois como o Curso diz, na lição 184:

Seria, de fato, estranho se te fosse pedido para ires além de todos os símbolos do mundo, esquecendo-os para sempre; e que, ao mesmo tempo, te fosse pedido para assumires uma função de professor. Tu tens necessidade de utilizar os símbolos do mundo por algum tempo. Mas não te deixes enganar por eles também. Eles não representam absolutamente nada e, na tua prática, é esta ideia que vai te libertar deles. Eles virão a ser apenas meios pelos quais podes te comunicar de forma que mundo possa compreender, mas que tu reconheces que não são a unidade na qual se pode encontrar a comunicação verdadeira.

Parafraseando Kenneth Wapnick, o Curso define o ego como o falso eu que construímos como substituto do Ser que Deus criou. Se, de fato, quisermos adquirir consciência - e eu acredito que todos queremos - de nossa Identidade verdadeira e de nossa vida em Deus, precisamos nos desfazer das intromissões do ego. O objetivo do Curso é oferecer uma forma de fazê-lo.

Continuemos, pois, a "jornada sem distância", de que nos fala o UCEM, com o terceiro parágrafodo texto que oferece resposta à questão: O que é o Cristo? Questão que dá unidade à série de lições que ora praticamos. Ele diz o seguinte:

3. Lar do Espírito Santo e à vontade em Deus apenas, Cristo continua em paz no interior do Céu de tua mente santa. Na verdade, esta é a única parte de ti que tem realidade. O resto são sonhos. Esses sonhos também serão entregues ao Cristo, para se desvanecerem diante de Sua glória e para, enfim, revelarem a ti teu Ser santo, o Cristo.

Dito isto, vamos à lição 273 que, neste dia 30 de setembro, convida a receber e aceitar hoje como nossa a serenidade da paz de Deus. Do seguinte modo:

A serenidade da paz de Deus é minha.

1. Agora talvez estejamos prontos para um dia de tranquilidade imperturbada. Se isso ainda não for possível, ficamos contentes e até mesmo mais do que satisfeitos em aprender de que modo se pode alcançar tal dia. Se dermos espaço para um incômodo, vamos aprender como desfazê-lo para voltar à paz. Precisamos apenas dizer a nossas mentes com convicção: "A serenidade da paz de Deus é minha", e nada pode se intrometer na paz que o Próprio Deus dá a Seu Filho.

2. Pai, Tua paz é minha. Que necessidade tenho de temer que qualquer coisa possa roubar de mim aquilo que Tu queres que eu conserve? Eu não posso perder Tuas dádivas para mim. E, assim, a paz que Tu deste a Teu Filho ainda está comigo, na quietude e no meu amor eterno por ti.

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu já li várias vezes essa parte do livro "Isso não precisa ser assim", é uma das partes que eu mais gosto.
    Hoje estamos prontos para um dia de tranquilidade impertubada, como disse a Carmem, nos é pedido tão pouco, vale a pena tentar!!
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Moisés
    Por incrível que pareça eu só consegui ler a lição de hoje, bem no final da tarde e tive um dia que tinha tudo para ser o mais estressante possível, mas ainda no efeito do encontro de ontem e sem saber que a lição nos faria lembrar que a "serenidade da paz de Deus é minha", lidei com todos os assuntos assim, na maior serenidade. Não é o máximo?
    Quero e preciso falar agora sobre o comentário de ontem, da Carmen. Tenho brincado muito com ela dizendo que ela está "proibida" de demorar a comentar no blog, mas a repercussão do comentário dela só faz o meu ego e/ou ( vai saber )o meu Ser estar certo.
    Por isso, me dirijo a ela dizendo: Você é BÁRBARA! Obrigada por existir e compartilhar estes insights conosco.
    Mouss,obrigada por tudo, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir