domingo, 6 de setembro de 2009

O perdão que liberta

A ideia da lição 249, para este dia 6 de setembro, nos põe mais uma vez em contato com o tema central dos ensinamentos do Curso, que é também o ponto central do ensinamento de Jesus em sua passagem por este mundo: o perdão.

Se pensarmos bem a respeito de todas as experiências por que passamos e nas dificuldades todas que enfrentamos ao longo de nossa vida, havemos de concluir que tudo sempre se resolveu da melhor maneira possível quando aprendemos e decidimos nos perdoar, e perdoar todos os envolvidos em quaisquer situações que se nos apresentaram problemáticas. É este o poder que tem o perdão: o de limpar e libertar todos os equívocos que cometemos ou que pensamos que outros cometeram.

E é disso que tratam nossas práticas hoje, que tomam a seguinte forma:

O perdão é o fim de todo sofrimento e de toda perda.

1. O perdão retrata um mundo no qual o sofrimento acabou, a perda se torna impossível e a raiva não faz nenhum sentido. O ataque acabou e a loucura tem um fim. Que sofrimento é concebível agora? Que perda pode ser mantida? O mundo passa a ser um lugar de alegria, abundância, caridade e doação infinita. Ele ficou agora tão parecido com o Ceu que se transforma rapidamente na luz que reflete. E, assim, a jornada que o Filho de Deus começou termina na luz da qual ele veio.

2. Pai, queremos devolver nossas mentes a Ti. Nós as traímos, as mantivemos em um laço de amargura e as amedrontamos com pensamentos de violência e de morte. Agora queremos descansar em Ti mais uma vez, tal qual Tu nos criaste.

3 comentários:

  1. O perdão sempre nós torna mais leve e em paz, perdoar é sempre o melhor caminho para a paz, hoje e sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, outra lição que nos faz lembrar da única função que Deus nos deu, que é a de exatamente e simplesmente " perdoar". Perdão a nós mesmo, a todos e ao mundo como o conhecemos.

    Em nossas experiências nesse mundo, quando nos deparamos com qualquer tipo de dor, perda ou sofrimento, de qualquer natureza, em nossas mentes separadas, tentamos buscar uma "solução" em nós mesmos e ou fora de nós no "nosso" mundo, e jogamos nossa mente e nosso coração em busca dela, tentando sozinhos uma solução irreal para um problema igualmente irreal.

    Irreal sim, pois simplesmente não existe nenhuma outra forma ou maneira de nos libertarmos de qualquer tipo de sofrimento, se não for através do perdão.
    Pois não existe nenhum outro meio, nada, em nossa mente separada ou no mundo que possa substituir a solução real, completa e perfeita, de que só o perdão é capaz.

    Pois só ele, além de nos oferecer essa solução perfeita, ainda nos dá por ela, o estado de felicidade que tanto buscamos. Até porque, também é nossa função, sermos felizes.
    Então, que eu perdoe e seja feliz !

    ResponderExcluir
  3. Só complementando o que a Carmen tão sabiamente diz e que o EGO sempre tenta nos confundir é que precisamos lembrar que sempre só podemos e precisamos "perdoar a nós mesmos", apesar de toda a loucura do mundo dos sentidos.
    Thanks e
    Bjs

    ResponderExcluir