segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Agradecer e compartilhar

Gostaria de começar hoje com um agradecimento especial a todos que acessam este espaço e leem as postagens, ou já as leram alguma vez. Ou seja, a todos que se cadastraram e aparecem na condição de seguidores do blogue. Entendo que isso significa que, de vez em quando, depois do cadastramento, eles e elas acessam, ou acessaram em algum momento, as postagens e praticam as lições. Ou não. Isso, no entanto, não pode e nem deve ser objeto de especulação. Eles e elas estão lá e basta.

Em particular gostaria de enviar meu muito obrigado, de coração, às pessoas que se dão, ou já se deram, ao trabalho de comentar ou compartilhar suas dúvidas e descobertas. Enfim, aos que resolvem se manifestar de alguma forma, nalgum momento. Isso é muito bom e faz muito bem. Principalmente porque ajuda a dissipar a sensação de que falo sozinho, uma sensação própria do ego, que se manifesta às vezes, mesmo quando sei que isso não é bem verdade. Acho que todos sabemos do que se trata, não é mesmo? Ora, todos nós sabemos também que quem sai na chuva tem de estar preparado para se molhar. O que não mata ninguém. Em condições normais.

E digo isto hoje a propósito da postagem de sábado e ao comentário que fiz a seu respeito na de domingo. Apenas para ressaltar a orientação de que ninguém deve se sentir na obrigação de fazer qualquer comentário e/ou agradecer pelo que digo ou por qualquer mensagem que, eventualmente, venha a extrair desta ou daquela postagem. Apenas para reforçar a atenção que devemos ter para aquilo que o ensinamento do UCEM diz em uma de suas lições, por que já passamos: tudo o que dou é dado a mim mesmo. Ou ainda, dito de outra forma no texto, só temos, de verdade, aquilo que damos. É isto que busco praticar com este blogue.

Isto posto, podemos seguir adiante, não? Com a lição 271, damos início, hoje, a uma nova série de exercícios. Uma série que tem como tema central a pergunta: O que é o Cristo? Pergunta a que o texto introdutório à série vai responder e nos ajudar a aprender a resposta em cinco parágrafos, que devem ser visitados diariamente, e dez lições. Comecemos com o primeiro parágrafo aqui e, em seguida, com a lição.

O que é o Cristo?

1. Cristo é o Filho de Deus tal qual Ele O criou. Ele é o Ser que compartilhamos, que nos une uns aos outros e também a Deus. Ele é o Pensamento que ainda mora no interior da Mente que é Sua Fonte. Ele não abandonou Seu lar santo, tampouco perdeu a inocência na qual Ele foi criado. Ele habita na Mente de Deus imutável para sempre.

Amanhã teremos a continuação, com o segundo parágrafo. Hoje, a lição 271, a primeira desta nova série traz para as práticas a seguinte ideia:

A visão de Cristo é a que usarei hoje.

1. Todo dia, toda hora, todo instante escolho o que quero ver, os sons que quero ouvir, as evidências daquilo que quero que seja a verdade para mim. Hoje escolho ver aquilo que Cristo quer que eu veja, escutar a Voz de Deus e buscar as provas para aquilo que é verdadeiro na criação de Deus. Na visão de Cristo, o mundo e a criação de Deus se encontram e, ao se reunirem, toda a percepção desaparece. Sua visão generosa redime o mundo da morte, pois nada do que Ele olha não deve senão viver, lembrando o Pai e o Filho, Criador e criação unificados.

2. Pai, a visão de Cristo é o caminho para Ti. O que Ele vê solicita que Tua lembrança me seja devolvida. E escolho isso para ser o que quero ver hoje.

2 comentários:

  1. Olá,
    Passei por aqui para praticar a lição.
    Usarei a visão de Cristo hoje.
    Bjs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Moisés
    Tenho tentado fazer isto também (agradecer e compartilhar). No meu caso sempre te agradeço pelo blog, pque quando ele não me ajuda a clarear algo que preciso da lição ou do dia, ou ainda da situação do momento, me ajuda a ficar atenta para o caso de ser o ego não querendo deixar que o meu Eu veja alguma coisa,
    (quase sempre...)
    Não há nada de obrigação aqui e mais uma vez obrigada! O texto de hoje, lido e processando...rs...
    Fique com Deus!
    Bjs

    ResponderExcluir